Curso: Geografia Bacharelado | Currículo Vigente: 9108 | ||
CARGA HORÁRIA | |||
CRÉDITOS | |||
DURAÇÃO | |||
TURNO | Noite | ||
VAGAS | Vagas 1° semestre | 60 (Licenciatura/ Bacharelado) | |
Vagas 2° semestre | -- | ||
DISCIPLINAS ELETIVAS: total de carga horária no curso | |||
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: total de horas no curso | |||
ESTÁGIO: Carga horária total do Estágio | |||
ATOS LEGAIS DO CURSO | |||
Ato de aprovação do currículo em vigor (PUCRS) | Resolução nº 57 | Data | 12/09/2019 |
Ato do último reconhecimento do curso (MEC) | Portaria nº 919 | D.O.U | 28/12/2018 |
Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes | Resolução CNE/CES nº 14 | D.O.U | 13/03/2002 |
O perfil do aluno formado pela Escola de Humanidades deve contemplar contribuições para o desenvolvimento pessoal e profissional, pautado em referenciais humanísticos que fomentem a formação ética, cidadã, crítica e integral dos estudantes da PUCRS, com base em:
Nesse sentido, a Escola de Humanidades busca formar profissionais críticos, que tenham incorporado os valores Maristas, da profissão a que estão vinculados e o compromisso com a sociedade. A formação dos profissionais é direcionada para a construção da centralidade de valores e princípios que defendam a condição humana pressupondo os mais variados conhecimentos, habilidades, atitudes e postura ética, na defesa da liberdade, da inclusão, dos direitos e do respeito à vida em todos os sentidos. Os pressupostos de base para a construção deste perfil estão pautados em referenciais dos fundamentos da Escola de Humanidades:
Estes pressupostos, por sua vez, fomentam a caminhada do estudante em busca da sua formação, onde os percursos formativos constituem-se como o grande horizonte a ser buscado: “um percurso formativo pode ser genericamente denominado de ‘curso’. Mas, ao contrário da visão tradicional de curso – como entidade unívoca de vinculação do estudante organizada de forma vertical e especializada -, pressupõe uma lógica de organização baseada na combinação de estruturas formativas, garantindo ao estudante maior autonomia e flexibilidade para a construção do seu projeto formativo” (Projeto Estratégico da PUCRS 2016-2022). Deste modo, pensar o perfil a partir da modalidade dos percursos formativos, traduz-se no entendimento de que o estudante diplomado por qualquer um dos cursos que compõe a estrutura organizacional da Escola de Humanidades tem a sua base numa formação dialogada com toda as áreas da Escola. A inter-relação dos cursos se dá de forma articulada, buscando a complementaridade do conhecimento. A Escola de Humanidades constitui-se como referência epistemológica, possibilitando que cada curso construa o perfil profissional a partir do seu projeto ético político, de sua identidade e de sua proposta de formação, alinhada aos pressupostos e centralidade na formação humanística, ética, crítica e integral. Tendo os pressupostos de formação da Escola de Humanidades, como referência, o Curso de Bacharelado em Geografia considera que o seu BACHAREL em Geografia está apto, a exercer a profissão após o seu registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) em órgãos públicos ou em iniciativas de natureza privada, de acordo com a Lei 6.664 de 26 de junho de 1979, complementada pela Resolução 1010 de 22 de agosto de 2005, que disciplina a profissão e dá outras providências. Sendo o espaço o objeto de estudo do conhecimento geográfico, o Bacharel em Geografia deve ter presente que todos os espaços merecem atenção e são passíveis de práticas conservacionistas, de planejamento e de reorganização espacial. O geógrafo deve ter a capacidade de compreender o espaço em seu todo, quer no nível local, como mundial, interpretando suas ligações internas e suas relações sociais, políticas e econômicas. Este profissional deve ter competência para realizar estudos e pesquisas de caráter físico-cultural, geoeconômico e antropogeográfico: elaborar políticas de povoamento, migrações internas e ocupação de novas áreas; fazer levantamentos e mapeamentos; interpretar imagens de satélites; analisar o espaço geográfico, suas origens, agrupamentos e transformações. Trabalhando em equipe multidisciplinar, o Geógrafo deve ter referencial teórico sobre a configuração espacial; diversidade cultural e ambiental, da (re)organização dos espaços geográficos; população, sua estrutura e dinâmica; sistemas naturais (relevo, hidrografia, clima, vegetação); sistemas socioeconômicos; geografia política; planificação e ordenação espacial; sensoriamento remoto e aerofotogrametria; e das novas tecnologias que estão a serviço da teoria e da práxis geográfica. Sem ser um generalista, o geógrafo necessita conhecer diferentes conteúdos, reunindo-os num todo, pois os mesmos, como partes integrantes de um complexo inter-relacionado, permitem interpretar e conhecer a realidade dos espaços. Deve preocupar-se com as questões ambientais e com a construção de uma sociedade justa. Nesse sentido, o curso de Geografia da Escola de Humanidades da PUCRS, tem contribuído com a formação profissional em Geografia com responsabilidade no sentido de atuar na complexidade da sociedade em que estamos inseridos. |
Os candidatos aos cursos da PUCRS podem valer-se das seguintes modalidades de acesso: Concurso Vestibular, Vestibular Complementar, Transferência, Ingresso mediante diploma de curso superior ou PROUNI. Existe, também, a possibilidade de ingresso como estudante-convênio, dentro do limite de vagas estabelecido no respectivo convênio. A mudança de curso por reopção poderá ser solicitada pelo aluno mediante oferta prevista em edital, e poderá ser concedida, na existência de vaga, pelo Coordenador do curso a que está vinculado o curso pretendido. VEJA AQUI MAIS INFORMAÇÕES SOBRE AS FORMAS DE ACESSO AO CURSO |
O sistema de avaliação é estabelecido conforme o Regimento Geral da PUCRS. |
Nome da Disciplina
Carga Horária
Nível
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