Curso de Geografia Bacharelado

1. Dados do Curso
Curso: Geografia Bacharelado Currículo Vigente: 9108
CARGA HORÁRIA
CRÉDITOS
DURAÇÃO
TURNO Noite
VAGAS Vagas 1° semestre 60 (Licenciatura/ Bacharelado)
Vagas 2° semestre --
DISCIPLINAS ELETIVAS: total de carga horária no curso
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: total de horas no curso
ESTÁGIO: Carga horária total do Estágio
ATOS LEGAIS DO CURSO
Ato de aprovação do currículo em vigor (PUCRS) Resolução nº 57 Data 12/09/2019
Ato do último reconhecimento do curso (MEC) Portaria nº 919 D.O.U 28/12/2018
Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes Resolução CNE/CES nº 14 D.O.U 13/03/2002
2. Perfil do Egresso

   O perfil do aluno formado pela Escola de Humanidades deve contemplar contribuições para o desenvolvimento pessoal e profissional, pautado em referenciais humanísticos que fomentem a formação ética, cidadã, crítica e integral dos estudantes da PUCRS, com base em:

  • Reflexão ética sobre a condição humana;
  • Humanitas como ser integral;
  • Conceito de diálogo/afeto como possibilidade de mediação;
  • Concepção de pessoa e profissional que atuará com a diversidade de segmentos sociais;
  • Racionalidade entre prática e teoria, enquanto ser humano que se pensa a partir do outro;
  • Fundamentos do cuidado do ser humano;

   Nesse sentido, a Escola de Humanidades busca formar profissionais críticos, que tenham incorporado os valores Maristas, da profissão a que estão vinculados e o compromisso com a sociedade. A formação dos profissionais é direcionada para a construção da centralidade de valores e princípios que defendam a condição humana pressupondo os mais variados conhecimentos, habilidades, atitudes e postura ética, na defesa da liberdade, da inclusão, dos direitos e do respeito à vida em todos os sentidos.

   Os pressupostos de base para a construção deste perfil estão pautados em referenciais dos fundamentos da Escola de Humanidades:

  • concepção do que é a identidade do ser humano;
  • reflexão ética sobre a condição humana;
  • opção em ter o humanitas como objeto de estudo;
  • conceito do diálogo como possibilidade de mediação;
  • racionalidade entre a teoria e a prática.

   Estes pressupostos, por sua vez, fomentam a caminhada do estudante em busca da sua formação, onde os percursos formativos constituem-se como o grande horizonte a ser buscado: “um percurso formativo pode ser genericamente denominado de ‘curso’. Mas, ao contrário da visão tradicional de curso – como entidade unívoca de vinculação do estudante organizada de forma vertical e especializada -, pressupõe uma lógica de organização baseada na combinação de estruturas formativas, garantindo ao estudante maior autonomia e flexibilidade para a construção do seu projeto formativo” (Projeto Estratégico da PUCRS 2016-2022).

   Deste modo, pensar o perfil a partir da modalidade dos percursos formativos, traduz-se no entendimento de que o estudante diplomado por qualquer um dos cursos que compõe a estrutura organizacional da Escola de Humanidades tem a sua base numa formação dialogada com toda as áreas da Escola. A inter-relação dos cursos se dá de forma articulada, buscando a complementaridade do conhecimento.

   A Escola de Humanidades constitui-se como referência epistemológica, possibilitando que cada curso construa o perfil profissional a partir do seu projeto ético político, de sua identidade e de sua proposta de formação, alinhada aos pressupostos e centralidade na formação humanística, ética, crítica e integral.

   Tendo os pressupostos de formação da Escola de Humanidades, como referência, o Curso de Bacharelado em Geografia considera que o seu BACHAREL em Geografia está apto, a exercer a profissão após o seu registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) em órgãos públicos ou em iniciativas de natureza privada, de acordo com a Lei 6.664 de 26 de junho de 1979, complementada pela Resolução 1010 de 22 de agosto de 2005, que disciplina a profissão e dá outras providências. Sendo o espaço o objeto de estudo do conhecimento geográfico, o Bacharel em Geografia deve ter presente que todos os espaços merecem atenção e são passíveis de práticas conservacionistas, de planejamento e de reorganização espacial.

   O geógrafo deve ter a capacidade de compreender o espaço em seu todo, quer no nível local, como mundial, interpretando suas ligações internas e suas relações sociais, políticas e econômicas. Este profissional deve ter competência para realizar estudos e pesquisas de caráter físico-cultural, geoeconômico e antropogeográfico: elaborar políticas de povoamento, migrações internas e ocupação de novas áreas; fazer levantamentos e mapeamentos; interpretar imagens de satélites; analisar o espaço geográfico, suas origens, agrupamentos e transformações. Trabalhando em equipe multidisciplinar, o Geógrafo deve ter referencial teórico sobre a configuração espacial; diversidade cultural e ambiental, da (re)organização dos espaços geográficos; população, sua estrutura e dinâmica; sistemas naturais (relevo, hidrografia, clima, vegetação); sistemas socioeconômicos; geografia política; planificação e ordenação espacial; sensoriamento remoto e aerofotogrametria; e das novas tecnologias que estão a serviço da teoria e da práxis geográfica.

   Sem ser um generalista, o geógrafo necessita conhecer diferentes conteúdos, reunindo-os num todo, pois os mesmos, como partes integrantes de um complexo inter-relacionado, permitem interpretar e conhecer a realidade dos espaços. Deve preocupar-se com as questões ambientais e com a construção de uma sociedade justa. Nesse sentido, o curso de Geografia da Escola de Humanidades da PUCRS, tem contribuído com a formação profissional em Geografia com responsabilidade no sentido de atuar na complexidade da sociedade em que estamos inseridos.

3. Forma de Acesso ao Curso

   Os candidatos aos cursos da PUCRS podem valer-se das seguintes modalidades de acesso: Concurso Vestibular, Vestibular Complementar, Transferência, Ingresso mediante diploma de curso superior ou PROUNI. Existe, também, a possibilidade de ingresso como estudante-convênio, dentro do limite de vagas estabelecido no respectivo convênio. A mudança de curso por reopção poderá ser solicitada pelo aluno mediante oferta prevista em edital, e poderá ser concedida, na existência de vaga, pelo Coordenador do curso a que está vinculado o curso pretendido.

VEJA AQUI MAIS INFORMAÇÕES SOBRE AS FORMAS DE ACESSO AO CURSO

4. Sistema de avaliação do processo de ensino e aprendizagem

   O sistema de avaliação é estabelecido conforme o Regimento Geral da PUCRS.

ESTATUTO E REGIMENTO GERAL

5. Estágio Curricular
6. Curriculo Completo
Nome da Disciplina
Carga Horária
Nível
Não existe conteúdo cadastrado
..Dados atualizados até 03/10/2023