Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Cursos,Especialização,Extensão,MBA,Idiomas,Educação,Vestibular,Pós-Graduação,Educação

Cursos

Graduação

Pós-Graduação

MBA

Vestibular

Curso de Filosofia Licenciatura

1. Dados do Curso
Curso: Filosofia Licenciatura Currículo Vigente: 9107
CARGA HORÁRIA 3200
CRÉDITOS 164
DURAÇÃO 8 semestres
TURNO
VAGAS Vagas 1° semestre
Vagas 2° semestre
DISCIPLINAS ELETIVAS: total de carga horária no curso 180
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: total de horas no curso 200
ESTÁGIO: Carga horária total do Estágio 400
ATOS LEGAIS DO CURSO
Ato de aprovação do currículo em vigor (PUCRS) Resolução nº 53 Data 12/09/2019
Ato do último reconhecimento do curso (MEC) Portaria nº 919 D.O.U 27/12/2018
Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes Resolução CNE/CES nº 12 D.O.U 13/03/2002
2. Perfil do Egresso

   O perfil do aluno formado pela Escola de Humanidades deve contemplar contribuições para o desenvolvimento pessoal e profissional, pautado em referenciais humanísticos que fomentam a formação ética, cidadã, crítica e integral dos estudantes da PUCRS, com base em:

  • Reflexão ética sobre a condição humana;
  • Humanitas como ser integral;
  • Conceito de diálogo/afeto como possibilidade de mediação;
  • Concepção de pessoa e profissional que atuará com a diversidade de segmentos sociais;
  • Racionalidade entre prática e teoria, enquanto ser humano que se pensa a partir do outro;
  • Fundamentos do cuidado do ser humano;

   Nesse sentido, a Escola de Humanidades busca formar profissionais críticos, que tenham incorporado os valores Maristas, da profissão a que estão vinculados e o compromisso com a sociedade. A formação dos profissionais é direcionada para a construção da centralidade dos valores e princípios que defendem a condição humana, pressupondo os mais variados conhecimentos, habilidades, atitudes, postura, ética, na defesa da liberdade, da inclusão, dos direitos, do respeito à vida em todos os sentidos.

   Os pressupostos de base para construção deste perfil estão pautados em referenciais dos fundamentos da Escola de Humanidades:

  • Concepção do que é a identidade do ser humano;
  • Reflexão ética sobre a condição humana;
  • Opção em ter o humanitas como objeto de estudo;
  • Conceito do diálogo como possibilidade de mediação;
  • Racionalidade entre a teoria e a prática.

   Estes pressupostos, por sua vez, fomentam a caminhada do estudante em busca da sua formação, onde os percursos formativos constituem-se como o grande horizonte a ser buscado.

   Neste sentido, pensar o perfil a partir da modalidade dos percursos formativos, traduz-se no entendimento de que o estudante diplomado por qualquer um dos cursos que compõem a estrutura organizacional da Escola de Humanidades tem a sua base numa  formação dialogada com todas  as   áreas  da  Escola. A inter-relação dos cursos se dá de forma articulada, buscando a complementaridade do conhecimento.

   A Escola de Humanidades constitui-se como referência epistemológica, possibilitando que cada curso construa o perfil profissional a partir do seu projeto ético político, de sua identidade e de sua proposta de formação, alinhada aos pressupostos e centralidade na formação humanística, ética, crítica e integral.

   Tendo os pressupostos de formação da Escola de Humanidades como referência, o Curso de Filosofia visa formar profissionais capazes de atuar no Ensino Fundamental e Médio e, ao mesmo tempo, atender à crescente demanda do mercado por docentes de Filosofia, capazes de trabalhar em projetos interdisciplinares. O professor de Filosofia participa contribuindo com o olhar específico da área, com sólida formação em História da Filosofia e nas principais disciplinas filosóficas.

3. Forma de Acesso ao Curso

   Os candidatos aos cursos da PUCRS podem valer-se das seguintes modalidades de acesso: Concurso Vestibular, Vestibular Complementar, Transferência, Ingresso mediante diploma de curso superior ou PROUNI. Existe, também, a possibilidade de ingresso como estudante-convênio, dentro do limite de vagas estabelecido no respectivo convênio. A mudança de curso por reopção poderá ser solicitada pelo aluno mediante oferta prevista em edital, e poderá ser concedida, na existência de vaga, pelo Coordenador do curso a que está vinculado o curso pretendido.

VEJA AQUI MAIS INFORMAÇÕES SOBRE AS FORMAS DE ACESSO AO CURSO

4. Sistema de avaliação do processo de ensino e aprendizagem

   O sistema de avaliação é estabelecido conforme o Regimento Geral da PUCRS.

ESTATUTO E REGIMENTO GERAL

5. Estágio Curricular
6. Curriculo Completo
Nome da Disciplina
Carga Horária
Nível
Demografia e Sustentabilidade
60
1

Disciplina em implantação

História, Tempo e Memória
60
1

Disciplina em implantação

Iniciação À Docência I: Reconhecimento do Ambiente Escolar (90)
90
1

Disciplina em implantação

Introdução à Filosofia
60
1

Disciplina em implantação

Leitura e Produção Textual
60
1

Disciplina em implantação

Leituras de Brasil
60
1

Disciplina em implantação

Psic. da Educação: Desenvolvimento
30
1

Disciplina em implantação

Educação em Ambientes Não - Formais
30
2

Disciplina em implantação

Humanismo e Cultura Religiosa
60
2

Disciplina em implantação

Iniciação À Docência II: Espaços Não - Formais de Aprendizagem (90)
90
2

Disciplina em implantação

Lógica I
60
2

Disciplina em implantação

Metafísica I
60
2

Disciplina em implantação

Psicologia da Educação: Aprendizagem
60
2

Disciplina em implantação

Antropologia Filosófica I
60
3

Disciplina em implantação

Educação Especial e Processos Inclusivos
60
3

Disciplina em implantação

História da Filosofia Antiga
60
3

Disciplina em implantação

Iniciação À Docência III: Ensino Fundamental I, II e Eja (90)
90
3

Disciplina em implantação

Relações Étnico Raciais e Políticas Afirmativas
30
3

Disciplina em implantação

Ética Geral
60
3

Disciplina em implantação

Didática
60
4

Disciplina em implantação

Estética
60
4

Disciplina em implantação

História da Filosofia Medieval
60
4

Disciplina em implantação

Iniciação À Docência Iv: Ensino Médio Ou Eja (90h)
90
4

Disciplina em implantação

Iniciação À Docência V: Projeto Desafios na Educação (80h)
80
4

Disciplina em implantação

Políticas Sociais para Crianças, Adolescentes e Jovens
30
4

Disciplina em implantação

Estágio Docente Interdisciplinar I (100h) (EF+EJA)
100
5

Disciplina em implantação

História da Filosofia Moderna I
60
5

Disciplina em implantação

Língua Brasileira de Sinais
60
5

Disciplina em implantação

Metodologias de Ensino em Humanidades
60
5

Disciplina em implantação

Tecnologias Digitais na Formação de Professores
30
5

Disciplina em implantação

Teoria do Conhecimento I
60
5

Disciplina em implantação

Disciplina Eletiva
180
6

Disciplina eletiva: o horário da disciplina e o docente que a lecionará, dependera da escolha feita pelo aluno no momento de sua matrícula.

Estágio Docente Interdisciplinar II (100h) (EM)
100
6

Disciplina em implantação

Gestão do Espaço Educativo
60
6

Disciplina em implantação

História da Filosofia Moderna II
60
6

Disciplina em implantação

Metodologias de Ensino em Filosofia
60
6

Disciplina em implantação

Neurociências e Aprendizagem
30
6

Disciplina em implantação

Estágio em Filosofia no Ensino Fundamental (100h)
100
7

Disciplina em implantação

História da Filosofia Contemporânea I
60
7

Disciplina em implantação

Organização e Políticas da Educ. Básica
60
7

Disciplina em implantação

Seminário Integrador I: Filosofia, Direitos Humanos e Sociedade
90
7

Disciplina em implantação

Seminário Integrador I: Produção de Textos Acadêmicos
90
7

Disciplina em implantação

Seminário Integrador I: Temas do Brasil Contemporâneo
90
7

Disciplina em implantação

Atividades Complementares (200h)
200
8

Disciplina em implantação

Estágio em Filosofia no Ensino Médio (100h)
100
8

Disciplina em implantação

Filosofia da Ciência
60
8

Disciplina em implantação

História da Filosofia Contempor. II
60
8

Disciplina em implantação

Seminário Integrador Ii: Clássicos da Literatura Universal
90
8

Disciplina em implantação

Seminário Integrador Ii: Leituras Críticas Interseccionais
90
8

Disciplina em implantação

Seminário Integrador Ii: Temas de Mundo Contemporâneo
90
8

Disciplina em implantação

Dados atualizados até 26/11/2020