Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Cursos,Especialização,Extensão,MBA,Idiomas,Educação,Vestibular,Pós-Graduação,Educação

Cursos

Graduação

Pós-Graduação

MBA

Vestibular

Curso de Filosofia Bacharelado

1. Dados do Curso
Curso: Filosofia Bacharelado Currículo Vigente: 9106
CARGA HORÁRIA 2400
CRÉDITOS 150
DURAÇÃO 6 semestres
TURNO manha
VAGAS Vagas 1° semestre 60 (Licenciatura/ Bacharelado)
Vagas 2° semestre --
DISCIPLINAS ELETIVAS: total de créditos no curso 360
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: total de horas no curso 120
ESTÁGIO: Carga horária total do Estágio 60
ATOS LEGAIS DO CURSO
Ato de aprovação do currículo em vigor (PUCRS) Resolução nº 52 Data 12/09/2019
Ato do último reconhecimento do curso (MEC) Portaria nº 919 D.O.U 27/12/2018
Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes Resolução CNE/CES nº 12 D.O.U 13/03/2002
2. Perfil do Egresso

   O perfil do aluno formado pela Escola de Humanidades deve contemplar contribuições para o desenvolvimento pessoal e profissional, pautado em referenciais humanísticos que fomentam a formação ética, cidadã, crítica e integral dos estudantes da PUCRS, com base em:

  • Reflexão ética sobre a condição humana;
  • Humanitas como ser integral;
  • Conceito de diálogo/afeto como possibilidade de mediação;
  • Concepção de pessoa e profissional que atuará com a diversidade de segmentos sociais;
  • Racionalidade entre prática e teoria, enquanto ser humano que se pensa a partir do outro;
  • Fundamentos do cuidado do ser humano;

Nesse sentido, a Escola de Humanidades busca formar profissionais críticos, que tenham incorporado os valores Maristas, da profissão a que estão vinculados e o compromisso com a sociedade. A formação dos profissionais é direcionada para a construção da centralidade dos valores e princípios que defendem a condição humana, pressupondo os mais variados conhecimentos, habilidades, atitudes, postura, ética, na defesa da liberdade, da inclusão, dos direitos, do respeito à vida em todos os sentidos.

   Os pressupostos de base para construção deste perfil estão pautados em referenciais dos fundamentos da Escola de Humanidades:

  • Concepção do que é a identidade do ser humano;
  • Reflexão ética sobre a condição humana;
  • Opção em ter o humanitas como objeto de estudo;
  • Conceito do diálogo como possibilidade de mediação;
  • Racionalidade entre a teoria e a prática.

   Estes pressupostos, por sua vez, fomentam a caminhada do estudante em busca da sua formação, onde os percursos formativos constituem-se como o grande horizonte a ser buscado: “um percurso formativo pode ser genericamente denominado de ‘curso’. Mas, ao contrário da visão tradicional de curso – como entidade unívoca de vinculação do estudante organizada de forma vertical e especializada -, pressupõe uma lógica de organização baseada na combinação de estruturas formativas, garantindo ao estudante maior autonomia e flexibilidade para construção do seu projeto formativo” (Documentação Prograd 2018).

   Neste sentido, pensar o perfil a partir da modalidade dos percursos formativos, traduz-se no entendimento de que o estudante diplomado por qualquer um dos cursos que compõem a estrutura organizacional da Escola de Humanidades tem a sua base numa formação dialogada com todas as áreas da Escola. A inter-relação dos cursos se dá de forma articulada, buscando a complementaridade do conhecimento.

   A Escola de Humanidades constitui-se como referência epistemológica, possibilitando que cada curso construa o perfil profissional a partir do seu projeto ético-político, de sua identidade e de sua proposta de formação, alinhada aos pressupostos e centralidade na formação humanística, ética, crítica e integral.

   Tendo os pressupostos de formação da Escola de Humanidades como referência, o Curso de Filosofia visa formar bacharéis com sólida formação em história da filosofia e filosofia sistemática, que capacite para a compreensão e tematização dos principais problemas, questões e sistemas filosóficos, bem como para a análise e reflexão crítica da realidade. O bacharel deverá estar capacitado para a pesquisa acadêmica e para a reflexão interdisciplinar, para atuar junto a empresas e instituições, prestando assessoria no desenvolvimento de programas e projetos de caráter educativo, social e comunitário.

3. Forma de Acesso ao Curso

   Os candidatos aos cursos da PUCRS podem valer-se das seguintes modalidades de acesso: Concurso Vestibular, Vestibular Complementar, Transferência, Ingresso mediante diploma de curso superior ou PROUNI. Existe, também, a possibilidade de ingresso como estudante-convênio, dentro do limite de vagas estabelecido no respectivo convênio. A mudança de curso por reopção poderá ser solicitada pelo aluno mediante oferta prevista em edital, e poderá ser concedida, na existência de vaga, pelo Coordenador do curso a que está vinculado o curso pretendido.

VEJA AQUI MAIS INFORMAÇÕES SOBRE AS FORMAS DE ACESSO AO CURSO

4. Sistema de avaliação do processo de ensino e aprendizagem

   O sistema de avaliação é estabelecido conforme o Regimento Geral da PUCRS.

ESTATUTO E REGIMENTO GERAL

5. Estágio Curricular
6. Curriculo Completo
Nome da Disciplina
Carga Horária
Nível
Antropologia Filosófica I
60
1

Disciplina em implantação

História da Filosofia Antiga
60
1

Disciplina em implantação

Introdução À Lógica
30
1

Disciplina em implantação

Introdução À Mitologia
30
1

Disciplina em implantação

Introdução à Filosofia
60
1

Disciplina em implantação

Metodologia Filosófica
60
1

Disciplina em implantação

Antropologia Filosófica II
60
2

Disciplina em implantação

Cosmologia
60
2

Disciplina em implantação

História da Filosofia Medieval
60
2

Disciplina em implantação

Lógica I
60
2

Disciplina em implantação

Metafísica I
60
2

Disciplina em implantação

Filosofia da História
60
3

Disciplina em implantação

História da Filosofia Moderna I
60
3

Disciplina em implantação

Lógica II
60
3

Disciplina em implantação

Metafísica II
60
3

Disciplina em implantação

Teoria do Conhecimento I
60
3

Disciplina em implantação

Estética
60
4

Disciplina em implantação

Filosofia da Mente
60
4

Disciplina em implantação

História da Filosofia Moderna II
60
4

Disciplina em implantação

Teoria do Conhecimento II
60
4

Disciplina em implantação

Ética Geral
60
4

Disciplina em implantação

Filosofia da Linguagem
60
5

Disciplina em implantação

Hermenêutica
60
5

Disciplina em implantação

História da Filosofia Contemporânea I
60
5

Disciplina em implantação

Prática de Produção Textual em Filosofia (60h)
60
5

Disciplina em implantação

Ética Aplicada
60
5

Disciplina em implantação

Atividades Complementares (120h)
120
6

Disciplina em implantação

Filosofia Social e Política
60
6

Disciplina em implantação

Filosofia da Ciência
60
6

Disciplina em implantação

Filosofia da Religião
60
6

Disciplina em implantação

História da Filosofia Contempor. II
60
6

Disciplina em implantação

Ética Ambiental
60
6

Disciplina em implantação

Disciplina Eletiva
360
7

Disciplina eletiva: o horário da disciplina e o docente que a lecionará, dependera da escolha feita pelo aluno no momento de sua matrícula.

Humanismo e Cultura Religiosa
60
7

Disciplina em implantação

Trabalho de Conclusão de Curso I
30
7

Disciplina em implantação

Trabalho de Conclusão de Curso II
30
8

Disciplina em implantação

Dados atualizados até 23/09/2020