Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Cursos,Especialização,Extensão,MBA,Idiomas,Educação,Vestibular,Pós-Graduação,Educação

Cursos

Graduação

Pós-Graduação

MBA

Vestibular

Curso de Farmácia

1. Dados do Curso
Curso: Farmácia Currículo Vigente: 9601
CARGA HORÁRIA 4020
CRÉDITOS 216
DURAÇÃO 10 semestres
TURNO tarde / noite
VAGAS Vagas 1° semestre 60
Vagas 2° semestre --
DISCIPLINAS ELETIVAS: total de créditos no curso 360
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: total de horas no curso 120
ESTÁGIO: Carga horária total do Estágio 810
ATOS LEGAIS DO CURSO
Ato de aprovação do currículo em vigor (PUCRS) Resolução nº 51 Data 12/09/2019
Ato do último reconhecimento do curso (MEC) Portaria nº 136 D.O.U 02/03/2018
Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes Resolução CNE/CES nº 6 D.O.U 19/10/2017
2. Perfil do Egresso

   O perfil esperado do futuro Farmacêutico egresso do curso de graduação Farmácia da Escola de Ciências da Saúde e da Vida da PUCRS pressupõe a capacidade de atuar em todo o âmbito profissional, focando nos fármacos, nos medicamentos e no cuidado farmacêutico, atuando na farmácia clínica e hospitalar, assistência farmacêutica, produção e controle de qualidade de medicamentos, integrando conhecimentos das análises clínicas e toxicológicas, dos alimentos e cosméticos. O egresso do curso de farmácia da PUCRS atua na pesquisa, principalmente em desenvolvimento de novos fármacos, biotecnologia farmacêutica e pesquisa clínica. Conhece novas tecnologias relacionadas a produtos e serviços e colabora com o acesso e seu uso adequado.

   O egresso do curso deve atuar de forma multiprofissional e transdisciplinar na promoção da saúde, baseado na convicção científica, de cidadania e de ética, possuir capacidade de gestão, visão sistêmico da realidade sensibilizado com os problemas ambientais e da comunidade. Para o profissional egresso deste curso é destacada a importância da capacidade de inovação e análise crítica e da atualização dos conhecimentos a fim de responder às exigências do mercado do trabalho no âmbito do cuidado farmacêutico. O farmacêutico egresso atua em todos os níveis de complexidade do sistema de saúde por meio de ações de prevenção de doenças, promoção, proteção e recuperação da saúde. O egresso cumpre as exigências profissionais formativas articulando conhecimentos, competências, habilidades e atitudes, estruturadas nos eixos de cuidado, tecnologia e inovação e gestão em saúde.

   O profissional graduado no curso de farmácia da PUCRS tem formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, com base no rigor científico e intelectual. As atividades do egresso estão pautadas em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, e sustentabilidade ambiental, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade, sempre focado na formação de uma sociedade justa, fraterna e solidaria em consonância com a destinação Católica e Marista da Instituição. Espera-se, assim, que o egresso da PUCRS seja capaz de criar, prever e ser proativo, compartilhar, empreender e inovar, destacando-se como um sujeito reflexivo, com autonomia e criticidade, cooperativo e comprometido com a educação ao longo de toda vida, em diálogo com a contemporaneidade.

   O conjunto das disciplinas que compõem a matriz curricular fornece o suporte necessário para que o egresso tenha conhecimentos para a atuação profissional e formação contínua. Os primeiros níveis do curso são compostos por disciplinas básicas relevantes para oferecer ao estudante condições de construir um conhecimento consistente para os conteúdos aplicados à farmácia. O “aprender fazendo” como método eficiente de aprendizagem é contemplado tanto na forma de aulas práticas quanto de estágios durante todo o curso. Dentre as metodologias de ensinos destacam-se o aprender pela pesquisa. Os estágios são mecanismos essenciais para vivenciar situações profissionais, onde o estudante poderá associar o aprendizado à realidade. Isto requer do estudante de Farmácia habilidade na busca da informação atualizada. O farmacêutico é essencialmente um profissional da saúde e apresenta relações interdisciplinares. Para tanto são necessárias as seguintes competências:

   Em relação a sua formação estão presentes Estruturas Formativas Básicas com competências em grandes áreas do conhecimento com disciplinas nas áreas de Ciências Biológicas, Ciências Exatas, Ciências da saúde e Ciências Humanas e Sociais aplicadas.

   Contemplando eixo do cuidado ao paciente o egresso do curso de farmácia desenvolve as competências de: acolhimento ao indivíduo, realização de anamnese farmacêutica, avaliação e manejo da farmacoterapia, dispensação de medicamentos, prescrição de terapias farmacológicas e não farmacológicas, solicitação, realização e interpretação de exames clínico-laboratoriais e toxicológicos, avaliação de parâmetros farmacocinéticos, investigação de riscos a segurança do paciente e promoção e educação em saúde.

   Essas competências serão alcançadas cursando as seguintes disciplinas: Introdução a profissão farmacêutica, Práticas em Farmácia, Trabalho integrado em saúde, Ciências farmacológicas I, II e III, Hematologia Clinica, Bioquímica Clinica, Imunologia Clinica, Microbiologia Clinica, Deontologia, Toxicologia, Cuidados Farmacêuticos na Saúde I, II e III, Farmácia Hospitalar, Farmacognosia e Fitofármacos, Educação em saúde e Assistência farmacêutica. Além disso, terá a oportunidade de desenvolver estas competências durante estágios em Farmácia Comunitária e Gestão, em Farmácia Hospitalar, em Analises Clinicas, Toxicológicas e Genética.

   Dentre as competências do egresso do Curso de Farmácia que envolvem a prática de execução do eixo Tecnologia e Inovação em Saúde estão: pesquisar, desenvolver, inovar e controlar e garantir a qualidade de medicamentos e insumos, de processos e serviços aplicados a área da saúde.

   Essas competências serão alcançadas cursando as seguintes disciplinas: Práticas em Farmácia, Desenvolvimento de Fármacos, Cosmetologia, Práticas em Cosmetologia, Biotecnologia em saúde, Radiofármacia, Homeopatia, Controle de Qualidade Físico-químico e Biológico, Cosmetologia, Práticas em Cosmetologia, Produção de Formas Farmacêuticas I, II e III, Analise Biofarmacêutica, Química Farmacêutica I e II, Pesquisa em Saúde, Inovação e Empreendedorismo e durante Estágio de Produção de Fármacos e Medicamentos bem como, Hematologia Clinica, Bioquímica Clinica, Imunologia Clinica, Microbiologia Clinica e Estágio em Analises Clinica.

   Já as competências do egresso do curso relacionadas com a execução do eixo gestão são: identificar e registrar os problemas e as necessidades de saúde visando as politicas publicas de saúde, elaborar, implementar acompanhar e avaliar o plano de intervenção, processos e projetos de diferentes modelos de gestão em saúde e de empresas farmacêuticas, promovendo o desenvolvimento de pessoas e equipes.

   Essas competências serão alcançadas cursando as seguintes disciplinas: Gestão em saúde, Inovação e Empreendedorismo em Saúde, Formação pessoal, Práticas em Farmácia, Trabalho Integrado em Saúde, Farmácia Hospitalar, Cuidados Farmacêuticos na Saúde I, II e III, Deontologia e Legislação Farmacêutica, Controle de Qualidade I e II e durante todos estágios obrigatórios.

   Os Percursos Formativos do egresso na instituição possibilitam a formação complementar livre em competências organizadas a partir de componentes específicos orientados tematicamente em Análises Clínicas, Alimentos, Radiofarmácia, Gestão de Empresas da Área da Saúde, Estética em Saúde e a dupla diplomação nos Bacharelados de Nutrição e Biomedicina.

   Estão presentes estruturas Formativas Transversais com disciplinas como Formação Pessoal, Inovação e empreendedorismo em saúde, Trabalho Integrado em Saúde, Pesquisa em Saúde, Gestão em saúde, Humanismo e Cultura Religiosa e Filosofia e Bioética.

   O egresso do curso de farmácia fará uso das tecnológicas de informação e comunicação (TICs), deste modo permitindo a formação de comunidades virtuais geograficamente dispersas que atuam de forma colaborativa e que interagem juntas.

   O egresso conta com acompanhamento no programa PUCRS Alumni, deste modo mantendo-se conectado e atualizado sobre o mundo acadêmicos e as mais diferentes áreas de formação.

3. Forma de Acesso ao Curso

   Os candidatos aos cursos da PUCRS podem valer-se das seguintes modalidades de acesso: Concurso Vestibular, Vestibular Complementar, Transferência, Ingresso mediante diploma de curso superior ou PROUNI. Existe, também, a possibilidade de ingresso como estudante-convênio, dentro do limite de vagas estabelecido no respectivo convênio. A mudança de curso por reopção poderá ser solicitada pelo aluno mediante oferta prevista em edital, e poderá ser concedida, na existência de vaga, pelo Coordenador do curso a que está vinculado o curso pretendido.

VEJA AQUI MAIS INFORMAÇÕES SOBRE AS FORMAS DE ACESSO AO CURSO

4. Sistema de avaliação do processo de ensino e aprendizagem

   O sistema de avaliação é estabelecido conforme o Regimento Geral da PUCRS.

ESTATUTO E REGIMENTO GERAL

5. Estágio Curricular
6. Curriculo Completo
Nome da Disciplina
Carga Horária
Nível
Anatomia Humana Geral
30
1

Disciplina em implantação

Biofísica
30
1

Disciplina em implantação

Biologia Celular
30
1

Disciplina em implantação

Histologia
30
1

Disciplina em implantação

Introdução À Profissão Farmacêutica
30
1

Disciplina em implantação

Práticas de Anatomia Humana Geral
30
1

Disciplina em implantação

Química Geral I
90
1

Disciplina em implantação

Biologia Molecular
30
2

Disciplina em implantação

Bioquímica
60
2

Disciplina em implantação

Fisiologia Humana
60
2

Disciplina em implantação

Formação Pessoal
30
2

Disciplina em implantação

Genética
30
2

Disciplina em implantação

Parasitologia
30
2

Disciplina em implantação

Práticas em Farmácia
30
2

Disciplina em implantação

Química Orgânica Experimental I
30
2

Disciplina em implantação

Química Orgânica I
60
2

Disciplina em implantação

Assistência Farmacêutica
30
3

Disciplina em implantação

Disciplinas Eletivas
360
3

Disciplina em implantação

Estágio em Farmácia Comunitária e Gestão Farmacêutica (60h)
60
3

Disciplina em implantação

Hematologia
60
3

Disciplina em implantação

Imunologia
30
3

Disciplina em implantação

Microbiologia
60
3

Disciplina em implantação

Patologia
30
3

Disciplina em implantação

Química Orgânica II
60
3

Disciplina em implantação

Ciências Farmacológicas I
60
4

Disciplina em implantação

Cosmetologia
30
4

Disciplina em implantação

Físico - Química Básica
60
4

Disciplina em implantação

Microbiologia Clínica
60
4

Disciplina em implantação

Práticas em Cosmetologia
30
4

Disciplina em implantação

Química Analítica Aplicada
60
4

Disciplina em implantação

Análise Biofarmacêutica
60
5

Disciplina em implantação

Bioquímica Clínica I
60
5

Disciplina em implantação

Ciências Farmacológicas II
60
5

Disciplina em implantação

Desenvolvimento de Fármacos
30
5

Disciplina em implantação

Estágio em Atenção Primária (30h)
30
5

Disciplina em implantação

Imunologia Clínica
60
5

Disciplina em implantação

Produção de Formas Farmacêuticas I
60
5

Disciplina em implantação

Trabalho Integrado em Saúde
30
5

Disciplina em implantação

Ciências Farmacológicas III
60
6

Disciplina em implantação

Estágio em Análises Clínicas, Toxicológicas, Alimentos Ou Genética (240h)
240
6

Disciplina em implantação

Humanismo e Cultura Religiosa
60
6

Disciplina em implantação

Pesquisa em Saúde
30
6

Disciplina em implantação

Produção de Formas Farmacêuticas II
60
6

Disciplina em implantação

Química Farmacêutica I
60
6

Disciplina em implantação

Biotecnologia
30
7

Disciplina em implantação

Estágio em Farmácia Hospitalar (90h)
90
7

Disciplina em implantação

Farmacognosia e Fitofármacos
60
7

Disciplina em implantação

Farmácia Hospitalar
60
7

Disciplina em implantação

Produção de Formas Farmacêuticas III
60
7

Disciplina em implantação

Química Farmacêutica II
60
7

Disciplina em implantação

Análises Toxicológicas
60
8

Disciplina em implantação

Controle de Qualidade Físico-Químico
60
8

Disciplina em implantação

Cuidados Farmacêuticos I
30
8

Disciplina em implantação

Empreendedorismo e Inovação
30
8

Disciplina em implantação

Gestão da Qualidade em Saúde
30
8

Disciplina em implantação

Saídas de Campo
60
8

Disciplina em implantação

Controle da Qualidade Biológico
60
9

Disciplina em implantação

Cuidados Farmacêuticos II
60
9

Disciplina em implantação

Deontologia e Legislação Farmacêutica
30
9

Disciplina em implantação

Estágio em Produção Ou Desenvolvimento de Fármacos e Medicamentos (120h)
120
9

Disciplina em implantação

Atividades Complementares (120h)
120
10

Disciplina em implantação

Cuidados Farmacêuticos III
60
10

Disciplina em implantação

Estágio em Fármacos, Cosméticos, Medicamentos E/ Ou Assistência Farmacêutica (270h)
270
10

Disciplina em implantação

Farmacotécnica Homeopática
60
10

Disciplina em implantação

Filosofia e Bioética
60
10

Disciplina em implantação

Radiofarmácia
30
10

Disciplina em implantação

Dados atualizados até 23/09/2020