Curso: Engenharia Elétrica: Sistemas de Energia Elétrica | Currículo Vigente: 4465 | ||
CARGA HORÁRIA | 3970 | ||
CRÉDITOS | 246 | ||
DURAÇÃO | |||
TURNO | Tarde/Noite | ||
VAGAS | Vagas 1° semestre | 60 | |
Vagas 2° semestre | 60 | ||
DISCIPLINAS ELETIVAS: total de carga horária no curso | 120 | ||
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: total de horas no curso | 120 | ||
ESTÁGIO: Carga horária total do Estágio | 190 | ||
ATOS LEGAIS DO CURSO | |||
Ato de aprovação do currículo em vigor (PUCRS) | Resolução CGPG nº 71 | Data | 09/11/2017 |
Ato do último reconhecimento do curso (MEC) | Portaria nº 794 | D.O.U | 15/12/2016 |
Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes | Resolução CNE/CES nº 11 | D.O.U | 11/03/2002 |
Como base para elaboração do currículo, o grupo responsável pela revisão curricular entendeu que o primeiro passo da atividade seria a proposta do perfil do Engenheiro Eletricista desejado pela PUCRS. O grupo também pesquisou currículos de outras IES (Instituições de Ensino Superior) nacionais e internacionais. A consulta aos professores foi realizada tendo em vista que o profissional de Engenharia Elétrica deve possuir formação técnica que possibilite atuar nas seguintes fases do ciclo de vida de um processo/produto: pesquisa básica e aplicada, desenvolvimento experimental, projeto básico e detalhado, implantação, produção e acompanhamento do processo/produto, marketing e desenvolvimento de produto. Considerou-se que, em cada fase, além dos aspectos técnicos, são necessárias habilidades gerenciais e comportamentais. A partir das opiniões e ideias levantadas, o grupo, com uma concepção interativa, interdisciplinar e contextualizada, definiu o perfil básico do Engenheiro Eletricista a ser formado pela PUCRS nas duas linhas de formação que será:
A formação almejada pelo curso de Engenharia Elétrica busca:
O perfil do egresso para a linha de formação Sistemas de Energia Elétrica tem como áreas de competência e o consequente perfil: O egresso desta linha de formação atua no planejamento e operação de sistemas de geração, transmissão, distribuição e consumo de eletricidade com foco no conceito de Smart Grids. Idealiza e implementa projetos orientados pela qualidade de energia elétrica e compatibilidade eletromagnética. O Engenheiro Eletricista da PUCRS, desenvolve, concebe, implanta, mantém e opera instalações, equipamentos e dispositivos eletroeletrônicos. Planeja, idealiza, gerencia e implementa arranjos de medição e de instrumentação eletroeletrônica, sistemas de proteção contra descargas atmosféricas, aterramento elétrico, sistemas de iluminação e força motriz e de instalações elétricas nos setores industriais, de serviço e residenciais. Especifica, projeta e mantém máquinas, equipamentos, materiais, componentes e dispositivos eletroeletrônicos. Elabora programas e projetos aplicados à gestão da energia, eficiência energética e a produção de eletricidade por meio de fontes convencionais e renováveis, bem como o uso sustentável de energia elétrica, visando a preservação do ambiente e dos recursos naturais. |
O acesso aos cursos de graduação da Universidade dá-se mediante processo seletivo, com fundamento no Regimento Geral da PUCRS, cabendo à Câmara de Graduação e Pós-Graduação fixar as normas do referido processo. Os candidatos aos cursos da PUCRS podem valer-se das seguintes modalidades de acesso: Concurso Vestibular, Vestibular Complementar, transferência, ingresso mediante diploma de curso superior ou PROUNI. Existe, também, a possibilidade de ingresso como estudante-convênio, dentro do limite de vagas estabelecido no respectivo convênio. A mudança de curso por reopção do aluno pode ser concedida, na existência de vaga, pelo Diretor da Faculdade a que está vinculado o curso pretendido. O detalhamento das normas para o Concurso Vestibular é publicado por meio de edital, do qual se destacam os seguintes tópicos: As inscrições ao Concurso Vestibular são oferecidas a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente, ou a portadores de diploma de conclusão de curso superior oficial ou reconhecido. O critério que orienta a seleção dos candidatos é a verificação de capacidades e habilidades intelectuais, nos níveis de conhecimento, compreensão, aplicação e análise. A prova de Língua Portuguesa consta de questões objetivas e de uma questão de redação. As demais provas são objetivas, com questões de múltipla escolha sobre conteúdos específicos. Todas as provas visam verificar as capacidades e habilidades intelectuais do candidato, sendo que, a cada candidato, numa dada disciplina, corresponde um escore bruto e um escore padronizado. Devido à determinação expressa na Portaria MEC nº 391, de 7 de fevereiro de 2002, candidatos que obtiverem grau zero na redação estarão automaticamente eliminados do Concurso Vestibular. Assim sendo, o mínimo que o candidato deve obter para concorrer a uma vaga na Universidade é a nota 1. Para cada candidato é calculada a média aritmética ponderada dos seus escores padronizados, considerando-se, para isso, os pesos indicados em tabela constante no Manual do Candidato, que variam de acordo com o curso escolhido. A classificação, visando ao preenchimento das vagas de um curso, é baseada na ordem decrescente das médias obtidas pelos candidatos. Se ocorrer algum empate e não houver possibilidade de aproveitar todos os envolvidos, o desempate será efetuado mediante o emprego da média harmônica dos escores padronizados. Encerrado o prazo estabelecido para as matrículas de 1ª chamada do Concurso Vestibular e constatado o não comparecimento de candidatos classificados, serão chamados outros candidatos relacionados em lista de espera condicionada às vagas existentes, levando-se em conta os mesmos critérios de classificação já expressos. No caso de existência de vagas remanescentes após concluído todo o processo de matrículas relativo ao Concurso Vestibular, será realizado Vestibular Complementar, independente, constituído de prova única de redação. O preenchimento das vagas referente ao Programa Universidade para Todos (PROUNI), instituído pela Lei nº 11.096/2005, é feito com base na classificação do ENEM, fornecida pelo Ministério da Educação. |
De acordo com o Regimento Geral da PUCRS, o sistema de avaliação define-se conforme extrato do artigo descrito abaixo: Art. 68. O aproveitamento escolar do aluno em uma disciplina, no semestre, é expresso por um grau de 0 (zero) a 10,0 (dez), com uma casa decimal, denominado G1. |
Em conformidade com as diretrizes curriculares para o curso de graduação em Engenharia do MEC, a formação do Engenheiro incluirá como etapa integrante da graduação, estágio curricular de no mínimo 160 horas. A supervisão e validação desta atividade, por parte de um docente habilitado, dar-se-á na disciplina de Estágio Supervisionado (EE) que totaliza 190 horas: 30 horas-aula mais 160 horas do estágio curricular. As atividades da disciplina de Estágio Supervisionado (EE) deverão ser desenvolvidas com base em estágios realizados, preferencialmente fora da Universidade, ou em laboratório de pesquisa, e tipicamente relacionados com a atividade profissional. Assim, o estágio curricular permite o contato do estudante com o setor produtivo, empresas de grande, médio ou pequeno porte, conveniadas com a instituição, visando à aplicação dos conteúdos e formação adquirida ao longo do curso. Entende-se que é no estágio que o estudante irá acompanhar e experimentar as atividades de projeto, supervisão, manutenção, planejamento e operação de sistemas ligados à sua área de atuação e consequentemente inerentes às competências do profissional, tendo oportunidade para identificar, formular e resolver problemas de Engenharia bem como avaliar criticamente os trabalhos que estão sendo realizados e que benefícios trarão para a sociedade. Um ponto importante a ser salientado é a nova lei dos estágios (Lei nº 11.788 de 25 de setembro de 2008), à qual a Universidade está adaptada através do seu setor de estágios. Sendo assim, o estágio mesmo dito não obrigatório, deverá atender às orientações descritas pela legislação. A tipologia a ser adotada deverá abrigar doze alunos sob orientação de um docente para cada hora semanal de atendimento (modulação 1/12). Para o desenvolvimento a contento deste processo, há que considerar o caráter supervisionado da atividade prevista nas Diretrizes Curriculares dos cursos de Engenharia (MEC – 03/2002) e o pressuposto do aporte financeiro, para cobertura de despesas decorrentes. Ao final do Estágio deve ser efetuado um relatório, que será avaliado pelo professor orientador do Estágio. Estágio Supervisionado (190 horas) – Engenharia Elétrica CAPÍTULO I Art. 1o Entende-se por estágio, as atividades de aprendizagem social, profissional e cultural proporcionando ao estudante pela participação em situações reais da vida e trabalho em seu meio, sendo realizado junto a empresas públicas ou privadas que desenvolvem atividades na Área de Engenharia Elétrica. CAPÍTULO II Art. 4o Serão considerados campos de estágio as empresas públicas ou privadas, que apresentam características de atuação relacionadas ao campo profissional da Engenharia Elétrica. CAPÍTULO III Art. 7o A coordenação geral das atividades de estágio profissional será exercida por um professor designado pela Direção da Faculdade de Engenharia. CAPÍTULO IV Art. 9o O estagiário elaborará seu plano de estágio, em modelo apropriado, que será encaminhado ao coordenador das atividades de estágio de Engenharia Elétrica para análise e aprovação. CAPÍTULO V Art. 12 O relatório de estágio profissional constará da descrição de todas as atividades desenvolvidas no campo de Estágio. |
Nome da Disciplina
Carga Horária
Nível
|
|||||||||||||||||||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Cálculo 1
60
1
|
|||||||||||||||||||||||||||||||
Desenho Técnico
60
1
|
|||||||||||||||||||||||||||||||
Física Geral e Experimental I
90
1
|
|||||||||||||||||||||||||||||||
Introdução a Engenharia Elétrica/ Controle
30
1
|
|||||||||||||||||||||||||||||||
Química Geral
60
1
|
|||||||||||||||||||||||||||||||
Circuitos Lógicos I
60
2
|
|||||||||||||||||||||||||||||||
Cálculo 2
60
2
|
|||||||||||||||||||||||||||||||
Física Geral e Experimental II
90
2
|
|||||||||||||||||||||||||||||||
Integração Hardware/ Software I
60
2
|
|||||||||||||||||||||||||||||||
Laboratório de Circuitos Lógicos I
30
2
|
|||||||||||||||||||||||||||||||
Circuitos Logicos II
60
3
|
|||||||||||||||||||||||||||||||
Cálculo III
60
3
|
|||||||||||||||||||||||||||||||
Física Geral e Experimental III
90
3
|
|||||||||||||||||||||||||||||||
Integração Hardware/ Software II
60
3
|
|||||||||||||||||||||||||||||||
Laboratório de Circuitos Lógicos II
30
3
|
|||||||||||||||||||||||||||||||
Análise de Circuitos I
60
4
|
|||||||||||||||||||||||||||||||
Cálculo IV
60
4
|
|||||||||||||||||||||||||||||||
Integração Hardware/Software III
60
4
|
|||||||||||||||||||||||||||||||
Laboratorio de Circuitos I
30
4
|
|||||||||||||||||||||||||||||||
Matemática Aplicada
60
4
|
|||||||||||||||||||||||||||||||
Materiais Elétricos
30
4
|
|||||||||||||||||||||||||||||||
Mecanica dos Solidos
30
4
|
|||||||||||||||||||||||||||||||
Análise de Circuitos II
60
5
|
|||||||||||||||||||||||||||||||
Circuitos Eletromagneticos
60
5
|
|||||||||||||||||||||||||||||||
Engenharia Ambiental I
30
5
|
|||||||||||||||||||||||||||||||
Fenomenos de Transportes
30
5
|
|||||||||||||||||||||||||||||||
Introducao A Dispositivos Eletronicos
60
5
|
|||||||||||||||||||||||||||||||
Laboratorio de Circuitos II
30
5
|
|||||||||||||||||||||||||||||||
Laboratório de Dispositivos Eletrônicos
30
5
|
|||||||||||||||||||||||||||||||
Sinais e Sistemas
60
5
|
|||||||||||||||||||||||||||||||
Análise de Sistemas de Controle
60
6
|
|||||||||||||||||||||||||||||||
Conversão de Energia I
60
6
|
|||||||||||||||||||||||||||||||
Laboratório de Controle
30
6
|
|||||||||||||||||||||||||||||||
Laboratório de Processadores I
30
6
|
|||||||||||||||||||||||||||||||
Processadores I
60
6
|
|||||||||||||||||||||||||||||||
Processamento Digital de Sinais
60
6
|
|||||||||||||||||||||||||||||||
Sistemas de Comunicação
60
6
|
|||||||||||||||||||||||||||||||
Conversão de Energia II
60
7
|
|||||||||||||||||||||||||||||||
Disciplinas Eletivas
120
7
|
|||||||||||||||||||||||||||||||
Eletrônica Analógica
60
7
|
|||||||||||||||||||||||||||||||
Instrumentação e Aquisição de Sinais
60
7
|
|||||||||||||||||||||||||||||||
Laboratorio de Dsp
30
7
|
|||||||||||||||||||||||||||||||
Laboratório de Eletrônica Analógica
30
7
|
|||||||||||||||||||||||||||||||
Projeto de Sistemas de Controle
60
7
|
|||||||||||||||||||||||||||||||
Projetos Elétricos Residenciais e Comerciais
60
7
|
|||||||||||||||||||||||||||||||
Eletrônica de Potência
60
8
|
|||||||||||||||||||||||||||||||
Estágio Supervisionado - EE (190 Hrs)
190
8
|
|||||||||||||||||||||||||||||||
Geração de Energia Elétrica I
30
8
|
|||||||||||||||||||||||||||||||
Gestão de Sistemas de Energia Elétrica
60
8
|
|||||||||||||||||||||||||||||||
Laboratório de Eletrônica de Potência
30
8
|
|||||||||||||||||||||||||||||||
Projetos Elétricos Industriais
60
8
|
|||||||||||||||||||||||||||||||
Sistemas Elétricos de Energia
60
8
|
|||||||||||||||||||||||||||||||
Acionamento e Controle de Máquinas
60
9
|
|||||||||||||||||||||||||||||||
Curto Circuito e Estabilidade de Sistemas Elétricos
60
9
|
|||||||||||||||||||||||||||||||
Distribuição e Transmissão de Energia Elétrica I
60
9
|
|||||||||||||||||||||||||||||||
Eficiência Energética
60
9
|
|||||||||||||||||||||||||||||||
Geração de Energia Elétrica II
60
9
|
|||||||||||||||||||||||||||||||
Projeto de Graduação I - Ee
30
9
|
|||||||||||||||||||||||||||||||
Proteção de Sistemas Elétricos I
30
9
|
|||||||||||||||||||||||||||||||
Redes Elétricas Inteligentes I: Fundamentos
30
9
|
|||||||||||||||||||||||||||||||
Atividades Complementares (120 Horas)
120
10
|
|||||||||||||||||||||||||||||||
Distribuição e Transmissão de Energia Elétrica II
60
10
|
|||||||||||||||||||||||||||||||
Engenharia e Segurança do Trabalho
30
10
|
|||||||||||||||||||||||||||||||
Projeto de Graduação II - Ee
30
10
|
|||||||||||||||||||||||||||||||
Projetos de Sistemas de Geração de Energia Elétrica
30
10
|
|||||||||||||||||||||||||||||||
Proteção de Sistemas Elétricos II
30
10
|
|||||||||||||||||||||||||||||||
Qualidade de Energia Elétrica
30
10
|
|||||||||||||||||||||||||||||||
Redes Elétricas Inteligentes Ii: Aplicações
30
10
|
|||||||||||||||||||||||||||||||
Sistemas de Planejamento e Custos para Engenharia
30
10
|
|||||||||||||||||||||||||||||||
Ética e Cidadania
60
10
|