Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

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Curso de Design de comunicação

1. Dados do Curso
Curso: Design de comunicação Currículo Vigente: 2337
CARGA HORÁRIA 3195
CRÉDITOS 200
DURAÇÃO 8 semestres
TURNO
VAGAS Vagas 1° semestre 60
Vagas 2° semestre 60
DISCIPLINAS ELETIVAS: total de créditos no curso 180
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: total de horas no curso 105
ESTÁGIO: Carga horária total do Estágio 150
ATOS LEGAIS DO CURSO
Ato de aprovação do currículo em vigor (PUCRS) Resolução nº 79/2016 (CGPG) Data
Ato do último reconhecimento do curso (MEC) D.O.U
Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes Resolução CNE/CES nº 5/2004 D.O.U 15/03/2004
2. Perfil do Egresso

O perfil esperado do egresso a partir de ambas as frentes do curso proposto estará alinhado com as indicações do artigo 4º da Resolução CNE/CES nº 5/2004 que regulamenta a formação na área de design. Este artigo afirma que:

O curso de graduação em Design deve possibilitar a formação profissional que revele competências e habilidades para:
I – capacidade criativa para propor soluções inovadoras, utilizando domínio de técnicas e de processo de criação;
II – capacidade para o domínio de linguagem própria expressando conceitos e soluções, em seus projetos, de acordo com as diversas técnicas de expressão e reprodução visual;
III – capacidade de interagir com especialistas de outras áreas de modo a utilizar conhecimentos diversos e atuar em equipes interdisciplinares na elaboração e execução de pesquisas e projetos;
IV – visão sistêmica de projeto, manifestando capacidade de conceituá-lo a partir da combinação adequada de diversos componentes materiais e imateriais, processos de fabricação, aspectos econômicos, psicológicos e sociológicos do produto;
V – domínio das diferentes etapas do desenvolvimento de um projeto, a saber: definição de objetivos, técnicas de coleta e de tratamento de dados, geração e avaliação de alternativas, configuração de solução e comunicação de resultados;
VI – conhecimento do setor produtivo de sua especialização, revelando sólida visão setorial, relacionado ao mercado, materiais, processos produtivos e tecnologias abrangendo mobiliário, confecção, calçados, joias, cerâmicas, embalagens, artefatos de qualquer natureza, traços culturais da sociedade, softwares e outras manifestações regionais;
VII – domínio de gerência de produção, incluindo qualidade, produtividade, arranjo físico de fábrica, estoques, custos e investimentos, além da administração de recursos humanos para a produção;
VIII – visão histórica e prospectiva, centrada nos aspectos socioeconômicos e culturais, revelando consciência das implicações econômicas, sociais, antropológicas, ambientais, estéticas e éticas de sua atividade.

A resolução indica conceitos abertos para a abordagem da formação dos alunos. Entende-se como essencial destacar a capacidade de pensar e fazer design de maneira responsável socialmente e sustentável além de empreender e divulgar suas atividades. Enfatiza-se a capacidade de agir de maneira flexível em equipes multidisciplinares, operando na solução criativa de problemas e fluxos de informação de maneira autônoma e integrada.

3. Forma de Acesso ao Curso

O acesso aos cursos de graduação da Universidade dá-se mediante processo seletivo, com fundamento no Regimento Geral da PUCRS, cabendo à Câmara de Graduação e Pós-Graduação fixar as normas do referido processo.

Os candidatos aos cursos da PUCRS podem valer-se das seguintes modalidades de acesso: Concurso Vestibular, Vestibular Complementar, transferência, ingresso mediante diploma de curso superior ou PROUNI. Existe, também, a possibilidade de ingresso como estudante-convênio, dentro do limite de vagas estabelecido no respectivo convênio. A mudança de curso por reopção do aluno pode ser concedida, na existência de vaga, pelo Diretor da Faculdade a que está vinculado o curso pretendido.

O detalhamento das normas para o Concurso Vestibular é publicado por meio de edital, do qual se destacam os seguintes tópicos:

As inscrições ao Concurso Vestibular são oferecidas a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente, ou a portadores de diploma de conclusão de curso superior oficial ou reconhecido.

O critério que orienta a seleção dos candidatos é a verificação de capacidades e habilidades intelectuais, nos níveis de conhecimento, compreensão, aplicação e análise. A prova de Língua Portuguesa consta de questões objetivas e de uma questão de redação. As demais provas são objetivas, com questões de múltipla escolha sobre conteúdos específicos. Todas as provas visam verificar as capacidades e habilidades intelectuais do candidato, sendo que, a cada candidato, numa dada disciplina, corresponde um escore bruto e um escore padronizado.

Devido à determinação expressa na Portaria MEC nº 391, de 7 de fevereiro de 2002, candidatos que obtiverem grau zero na redação estarão automaticamente eliminados do Concurso Vestibular. Assim sendo, o mínimo que o candidato deve obter para concorrer a uma vaga na Universidade é a nota 1.

Para cada candidato é calculada a média aritmética ponderada dos seus escores padronizados, considerando-se, para isso, os pesos indicados em tabela constante no Manual do Candidato, que variam de acordo com o curso escolhido. A classificação, visando ao preenchimento das vagas de um curso, é baseada na ordem decrescente das médias obtidas pelos candidatos. Se ocorrer algum empate e não houver possibilidade de aproveitar todos os envolvidos, o desempate será efetuado mediante o emprego da média harmônica dos escores padronizados.

Encerrado o prazo estabelecido para as matrículas de 1ª chamada do Concurso Vestibular e constatado o não comparecimento de candidatos classificados, serão chamados outros candidatos relacionados em lista de espera condicionada às vagas existentes, levando-se em conta os mesmos critérios de classificação já expressos.

No caso de existência de vagas remanescentes após concluído todo o processo de matrículas relativo ao Concurso Vestibular, será realizado Vestibular Complementar, independente, constituído de prova única de redação.

O preenchimento das vagas referente ao Programa Universidade para Todos (PROUNI), instituído pela Lei nº 11.096/2005, é feito com base na classificação do ENEM, fornecida pelo Ministério da Educação.

4. Sistema de avaliação do processo de ensino e aprendizagem

De acordo com o Regimento Geral da PUCRS, o sistema de avaliação define-se conforme extrato do artigo descrito abaixo:

Art. 68. O aproveitamento escolar do aluno em uma disciplina, no semestre, é expresso por um grau de 0 (zero) a 10,0 (dez), com uma casa decimal, denominado G1.
§ 1o A forma de obtenção do grau G1 é definida no projeto pedagógico do curso e no plano de ensino de cada disciplina.
§ 2o O grau G1 é expressão da aprendizagem obtida por meio de instrumentos e procedimentos como um conjunto de verificações, exercícios, trabalhos teórico-práticos, projetos e/ou atividades, relatórios, de acordo com as peculiaridades da disciplina.
§ 3o O docente responsável pela disciplina deve apresentar aos alunos, no primeiro dia de atividades letivas de cada semestre, os critérios e as modalidades de instrumentos de avaliação e a forma de cálculo para obtenção do grau G1, juntamente com o cronograma da disciplina.
§ 4o Os critérios de avaliação e a forma de cálculo de obtenção do grau G1 não podem ser alterados durante o semestre.

5. Estágio Curricular

O curso de Design da PUCRS introduz como diferencial didático 07 disciplinas práticas de projetos integrados que utilizam um tema único simultaneamente para ambas as linhas de formação. O compartilhamento do tema e espaço físico proporciona um aprendizado experimental interdisciplinar para as duas linhas de formação, Produto e Comunicação. Todas as disciplinas são comuns para Produto e Comunicação, com exceção de 09 disciplinas específicas para Produto e 06 disciplinas específicas para Comunicação a partir do terceiro semestre. Nas disciplinas de Laboratório Interdisciplinar de Design haverá um professor de cada linha de formação na proporção 1 professor / 15 alunos. Nas disciplinas teórico-práticas comuns, a proporção será de 1 professor / 30 alunos. Nas 02 disciplinas teóricas comuns a todos os cursos (Humanismo e Cultura Religiosa, Ética e Cidadania) a proporção será de 1 professor / 60 alunos.

As disciplinas obrigatórias compartilhadas para as duas linhas de formação Produto e Comunicação:
Laboratório Interdisciplinar de Design I
Tecnologias e Processos Produtivos I
Representação e Expressão I
Introdução ao Design
Aspectos Visivos e Perceptuais do Design
História da Arte
Laboratório Interdisciplinar de Design II
Tecnologias e Processos Produtivos II
Representação e Expressão II
Marketing e Design I
Fundamentos de Comunicação Audiovisual
Laboratório Interdisciplinar de Design III
Ergonomia I
Representação e Expressão III
Fotografia e Design I
Cor e Design
Disciplina Eletiva I
Laboratório Interdisciplinar de Design IV
Tecnologias e Processos Produtivos III
Representação e Expressão IV
Embalagem e Ponto de Venda
Disciplina Eletiva II
Laboratório Interdisciplinar de Design V
Marketing e Design II
Fotografia e Design II
Viabilidade Econômica aplicada ao Design
Laboratório Interdisciplinar de Design VI
Ergonomia II
Laboratório Interdisciplinar de Design VII
Metodologia de Pesquisa em Design
Humanismo e Cultura Religiosa
Disciplina Eletiva III
Ética e Cidadania
Projeto de Conclusão de Curso
Gestão em Design
Estágio Supervisionado (150 horas)
Atividades Complementares (105 horas)

As 09 disciplinas obrigatórias específicas da linha de formação em Design de Produto:
Física Aplicada ao Design
Mecânica Aplicada ao Design
Projeto de Produto I
Modelos e Protótipos
Inovação Tecnológica
Projeto de Produto II
Morfologia das Estruturas
Projeto de Produto III
Acionamentos e Mecanismos

As 06 disciplinas obrigatórias específicas da linha de formação em Design de Comunicação:
Fundamentos de Tipografia
Ilustração
Projeto de Comunicação I
Projeto de Comunicação II
Criação Tipográfica
Projeto de Comunicação III

6. Curriculo Completo
Nome da Disciplina
Carga Horária
Nível
Aspectos Visivos e Perceptuais do Design
30
1

Disciplina em implantação

Introdução Ao Design
30
1

Disciplina em implantação

Laboratório Interdisciplinar de Design I
90
1

Disciplina em implantação

Representação e Expressão I
120
1

Disciplina em implantação

Tecnologias e Processos Produtivos I
60
1

Disciplina em implantação

Disciplina Eletiva
180
2

Disciplina eletiva: o horário da disciplina e o docente que a lecionará, dependera da escolha feita pelo aluno no momento de sua matrícula.

Fundamentos de Comunicação Audiovisual
30
2

Disciplina em implantação

História da Arte
30
2

Disciplina em implantação

Laboratório Interdisciplinar de Design II
90
2

Disciplina em implantação

Marketing e Design I
30
2

Disciplina em implantação

Representação e Expressão II
120
2

Disciplina em implantação

Tecnologias e Processos Produtivos II
60
2

Disciplina em implantação

Cor e Design
30
3

Disciplina em implantação

Ergonomia I
60
3

Disciplina em implantação

Fotografia e Design I
30
3

Disciplina em implantação

Fundamentos de Tipografia
30
3

Disciplina em implantação

Laboratório Interdisciplinar de Design III
90
3

Disciplina em implantação

Representação e Expressão III
60
3

Disciplina em implantação

Embalagem e Ponto de Venda
60
4

Disciplina em implantação

Ilustração
60
4

Disciplina em implantação

Laboratório Interdisciplinar de Design IV
90
4

Disciplina em implantação

Representação e Expressão IV
120
4

Disciplina em implantação

Tecnologias e Processos Produtivos III
60
4

Disciplina em implantação

Fotografia e Design II
60
5

Disciplina em implantação

Laboratório Interdisciplinar de Design V
90
5

Disciplina em implantação

Marketing e Design II
30
5

Disciplina em implantação

Projeto de Comunicação I
120
5

Disciplina em implantação

Viabilidade Econômica Aplicada Ao Design
60
5

Disciplina em implantação

Criação Tipográfica
60
6

Disciplina em implantação

Ergonomia II
60
6

Disciplina em implantação

Laboratório Interdisciplinar de Design VI
120
6

Disciplina em implantação

Projeto de Comunicação II
120
6

Disciplina em implantação

Humanismo e Cultura Religiosa
60
7

Disciplina em implantação

Laboratório Interdisciplinar de Design VII
120
7

Disciplina em implantação

Metodologia de Pesquisa em Design
60
7

Disciplina em implantação

Projeto de Comunicação III
120
7

Disciplina em implantação

Atividades Complementares (105 Horas)
105
8

Disciplina em implantação

Estágio Supervisionado (150 Horas)
150
8

Disciplina em implantação

Gestão em Design
60
8

Disciplina em implantação

LABORATÓRIO INTERDISCIPLINAR DE DESIGN VIII
180
8

Disciplina em implantação

Ética e Cidadania
60
8

Disciplina em implantação

Dados atualizados até 27/09/2020