Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

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Curso de Ciências Biológicas Licenciatura

1. Dados do Curso
Curso: Ciências Biológicas Licenciatura Currículo Vigente: 9606
CARGA HORÁRIA 3200
CRÉDITOS 164
DURAÇÃO 8 semestres
TURNO
VAGAS Vagas 1° semestre
Vagas 2° semestre
DISCIPLINAS ELETIVAS: total de carga horária no curso 180
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: total de horas no curso 200
ESTÁGIO: Carga horária total do Estágio 300
ATOS LEGAIS DO CURSO
Ato de aprovação do currículo em vigor (PUCRS) Resolução nº 47 Data 12/09/2019
Ato do último reconhecimento do curso (MEC) Portaria nº 919 D.O.U 27/12/2018
Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes Resolução CNE/CES nº 7 D.O.U 11/03/2002
2. Perfil do Egresso

   Pretendemos formar um licenciado com capacidade de resolver problemas, a partir de análise crítica e reflexiva, que trabalhe de forma interdisciplinar, domine novas tecnologias, sensível às mudanças sociais para entender a sala de aula e seus alunos e motivado à sua constante atualização profissional. Com base nisso, o perfil do egresso do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas deve ser compatível com seu campo de atuação profissional previsto na legislação e deverá permitir sua atuação de modo a atender às necessidades dos estudantes e da sociedade em geral. De forma mais específica, o perfil dos egressos será o de um profissional:

  • consciente da ética e da realidade sociocultural e global, capaz de identificar problemas e necessidades da comunidade e formular alternativas de soluções dos problemas;
  • competente no domínio de saberes disciplinares de Ciências e de Biologia, detentor de uma excelente qualificação, com habilidade de articulá-los e contextualizá-los, na teoria e na prática, enquanto educador;
  • responsável pelo incentivo à conservação e preservação da qualidade socioambiental, da biodiversidade e da saúde, por meio da sua atuação na educação básica;
  • capaz de promover a aprendizagem como processo de construção de conhecimentos, valores e habilidades, de forma crítica, ética e interativa, atuando multi e interdisciplinarmente;
  • comprometido com seu trabalho, sendo capaz de avaliar e de realizar auto avaliação, implementando práticas investigativas relacionadas ao educar pela pesquisa e investigando sua própria prática dentro de um contexto profissional reflexivo;
  • capaz de atuar de forma criativa, empreendedora e adaptável às mudanças no contexto da educação, tanto pelo aporte de novas tecnologias como pelas necessidades sociais;
  • capaz de interagir com colegas de outras áreas com vistas à compreensão de fenômenos complexos das Ciências, que exigem abordagens interdisciplinares;
  • hábil na percepção e aceitação da diversidade no espaço escolar, mostrando-se sensível aos problemas e dificuldades dos estudantes, buscando a solução por meio de diálogo;
  • consciente da necessidade de educação continuada como maneira de atualização e aprimoramento da sua formação, frente a um mundo em constante mudança, no qual as Ciências Biológicas têm apresentado uma rápida expansão.

   Considerando as características do Biólogo Licenciado apontadas anteriormente, também pretende-se desenvolver nos alunos as seguintes competências e habilidades constantes no Parecer do CNE/CES 1301/2001, formando um egresso que seja reconhecido por:

  • Pautar-se por princípios da ética democrática: responsabilidade social e ambiental, dignidade humana, direito à vida, justiça, respeito mútuo, participação, responsabilidade, diálogo e solidariedade;
  • Reconhecer formas de discriminação racial, social, de gênero, entre outras que se fundem inclusive em alegados pressupostos biológicos, posicionando-se diante delas de forma crítica, com respaldo em pressupostos epistemológicos coerentes e na bibliografia de referência;
  • Portar-se como educador consciente em seu papel na formação de cidadãos, inclusive na perspectiva socioambiental;
  • Utilizar o conhecimento sobre organização, gestão e financiamento da pesquisa e sobre a legislação e políticas públicas referentes à área;
  • Estabelecer relações entre ciência, tecnologia e sociedade;
  • Utilizar os conhecimentos das ciências biológicas para compreender e transformar o contexto sociopolítico e as relações nas quais está inserida a prática profissional, conhecendo a legislação pertinente;
  • Orientar escolhas e decisões em valores e pressupostos metodológicos alinhados com a democracia, com o respeito à diversidade étnica e cultural, às culturas autóctones e à biodiversidade;
  • Atuar multi e interdisciplinarmente, interagindo com diferentes especialidades e diversos profissionais, de modo a estar preparado para a contínua mudança do mundo produtivo;
  • Avaliar o impacto potencial ou real de novos conhecimentos/tecnologia/serviços e produtos resultantes da atividade profissional, considerando os aspectos éticos, sociais e epistemológicos.
3. Forma de Acesso ao Curso

   Os candidatos aos cursos da PUCRS podem valer-se das seguintes modalidades de acesso: Concurso Vestibular, Vestibular Complementar, Transferência, Ingresso mediante diploma de curso superior ou PROUNI. Existe, também, a possibilidade de ingresso como estudante-convênio, dentro do limite de vagas estabelecido no respectivo convênio. A mudança de curso por reopção poderá ser solicitada pelo aluno mediante oferta prevista em edital, e poderá ser concedida, na existência de vaga, pelo Coordenador do curso a que está vinculado o curso pretendido.

 

VEJA AQUI MAIS INFORMAÇÕES SOBRE AS FORMAS DE ACESSO AO CURSO

4. Sistema de avaliação do processo de ensino e aprendizagem

   O sistema de avaliação é estabelecido conforme o Regimento Geral da PUCRS.

Estatuto e Regimento Geral

5. Estágio Curricular
6. Curriculo Completo
Nome da Disciplina
Carga Horária
Nível
Análise Gráfica e Proporcionalidade
30
1

Disciplina em implantação

Biologia Celular
30
1

Disciplina em implantação

Ecologia e Sustentabilidade
30
1

Disciplina em implantação

Formação Pessoal
30
1

Disciplina em implantação

Fundamentos de Ecologia
30
1

Disciplina em implantação

Iniciação À Docência I: Reconhecimento do Ambiente Escolar (90)
90
1

Disciplina em implantação

Psic. da Educação: Desenvolvimento
30
1

Disciplina em implantação

Quimica Geral
60
1

Disciplina em implantação

Tópicos de Física Clássica
30
1

Disciplina em implantação

Biologia Vegetal
45
2

Disciplina em implantação

Bioquímica
60
2

Disciplina em implantação

Educação em Ambientes Não - Formais
30
2

Disciplina em implantação

Eucariotos Unicelulares
30
2

Disciplina em implantação

Iniciação À Docência II: Espaços Não - Formais de Aprendizagem (90)
90
2

Disciplina em implantação

Métodos Filogenéticos para Estudos Evolutivos
30
2

Disciplina em implantação

Psicologia da Educação: Aprendizagem
60
2

Disciplina em implantação

Tópicos de Física Contemporânea
30
2

Disciplina em implantação

Biologia Molecular
30
3

Disciplina em implantação

Educação Especial e Processos Inclusivos
60
3

Disciplina em implantação

Fundamentos de Morfologia e Diversidade Vegetal
60
3

Disciplina em implantação

Histologia
30
3

Disciplina em implantação

Inic. À Doc. Iii: Ed. em Ciências e Mat. no Ens. Fund. (90h)
90
3

Disciplina em implantação

Microbiologia
60
3

Disciplina em implantação

Métodos de Ensino em Ciências e Matemática
60
3

Disciplina em implantação

Relações Étnico Raciais e Políticas Afirmativas
30
3

Disciplina em implantação

Didática
60
4

Disciplina em implantação

Disciplinas Eletivas
180
4

Disciplina em implantação

Fundamentos de Morfologia e Diversidade Animal
60
4

Disciplina em implantação

Genética
30
4

Disciplina em implantação

Inic. À Doc. Iv: Ed. em Ciências e Mat. no Ens. Médio (90h)
90
4

Disciplina em implantação

Iniciação À Docência V: Projeto Desafios na Educação (80h)
80
4

Disciplina em implantação

Políticas Sociais para Crianças, Adolescentes e Jovens
30
4

Disciplina em implantação

Anatomia Humana Geral
30
5

Disciplina em implantação

Ciência da Conservação
60
5

Disciplina em implantação

Estágio Docente em Ciências e Matemática I (100h)
100
5

Disciplina em implantação

Geologia e Paleontologia
75
5

Disciplina em implantação

Língua Brasileira de Sinais
60
5

Disciplina em implantação

Tecnologias Digitais na Formação de Professores
30
5

Disciplina em implantação

Biotecnologia
30
6

Disciplina em implantação

Estágio Docente em Ciências e Matemática II (100h)
100
6

Disciplina em implantação

Evolução
60
6

Disciplina em implantação

Fisiologia Vegetal
60
6

Disciplina em implantação

Imunologia
30
6

Disciplina em implantação

Métodos de Ensino em Biologia
60
6

Disciplina em implantação

Neurociências e Aprendizagem
30
6

Disciplina em implantação

Estágio Docente em Biologia I (100h)
100
7

Disciplina em implantação

Fisiologia Animal
60
7

Disciplina em implantação

Organização e Politicas da Educ. Básica
60
7

Disciplina em implantação

Parasitologia
30
7

Disciplina em implantação

Atividades Complementares
200
8

Disciplina em implantação

Estágio Docente em Biologia II (100h)
100
8

Disciplina em implantação

Filosofia e Bioética
60
8

Disciplina em implantação

Fisiologia Humana
60
8

Disciplina em implantação

Gestão do Espaço Educativo
60
8

Disciplina em implantação

Humanismo e Cultura Religiosa
60
8

Disciplina em implantação

Dados atualizados até 26/11/2020