Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Cursos,Especialização,Extensão,MBA,Idiomas,Educação,Vestibular,Pós-Graduação,Educação

Cursos

Graduação

Pós-Graduação

MBA

Vestibular

Curso de Ciências Biológicas Bacharelado

1. Dados do Curso
Curso: Ciências Biológicas Bacharelado Currículo Vigente: 9605
CARGA HORÁRIA 3270
CRÉDITOS 190
DURAÇÃO 8 semestres
TURNO
VAGAS Vagas 1° semestre
Vagas 2° semestre
DISCIPLINAS ELETIVAS: total de créditos no curso 360
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: total de horas no curso 120
ESTÁGIO: Carga horária total do Estágio 330
ATOS LEGAIS DO CURSO
Ato de aprovação do currículo em vigor (PUCRS) Resolução nº 48 Data 12/09/2019
Ato do último reconhecimento do curso (MEC) Portaria nº 919 D.O.U 27/12/2018
Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes Resolução CNE/CES nº 7 D.O.U 11/03/2002
2. Perfil do Egresso

   Pretende-se formar um bacharel com capacidade de resolver problemas, a partir de análise crítica e reflexiva, que trabalhe de forma interdisciplinar, domine novas tecnologias, sensível às mudanças sociais e motivado à sua constante atualização profissional. Com base nisso, o perfil do egresso do Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas deve ser compatível com seu campo de atuação profissional previsto na legislação e deverá permitir sua atuação de modo a atender às necessidades da sociedade em geral. De forma mais específica, pretende-se formar um profissional que seja reconhecido por:

  • Ser consciente da ética e da realidade sociocultural e global, capaz de identificar problemas e necessidades da comunidade e formular alternativas de soluções;
  • Ser responsável pelo incentivo à conservação e preservação da qualidade socioambiental, da biodiversidade e da saúde, por meio da sua atuação profissional;
  • Participativo frente às políticas sociais, culturais, econômicas e ambientais e às inovações tecnológicas;
  • Pautar-se por princípios da ética democrática: responsabilidade social e ambiental, dignidade humana, direito à vida, justiça, respeito mútuo, participação, responsabilidade, diálogo e solidariedade;
  • Reconhecer formas de discriminação racial, social, de gênero, entre outras que se fundem inclusive em alegados pressupostos biológicos, posicionando-se diante delas de forma crítica, com respaldo em pressupostos epistemológicos coerentes e na bibliografia de referência;
  • Portar-se como educador consciente em seu papel na formação de cidadãos, inclusive na perspectiva socioambiental;
  • Ser capaz de atuar de forma criativa, empreendedora e adaptável às mudanças no contexto local e global, tanto pelo aporte de novas tecnologias como pelas necessidades sociais.
  • Utilizar o conhecimento sobre organização, gestão e financiamento da pesquisa e sobre a legislação e políticas públicas referentes à área;
  • Estabelecer relações entre ciência, tecnologia e sociedade;
  • Utilizar os conhecimentos das ciências biológicas para compreender e transformar o contexto sociopolítico e as relações nas quais está inserida a prática profissional, conhecendo a legislação pertinente;
  • Orientar escolhas e decisões em valores e pressupostos metodológicos alinhados com a democracia, com o respeito à diversidade étnica e cultural, às culturas autóctones e à biodiversidade;
  • Atuar multi e interdisciplinarmente, interagindo com diferentes especialidades e diversos profissionais, de modo a estar preparado para a contínua mudança do mundo produtivo;
  • Avaliar o impacto potencial ou real de novos conhecimentos/tecnologia/serviços e produtos resultantes da atividade profissional, considerando os aspectos éticos, sociais e epistemológicos.
3. Forma de Acesso ao Curso

Os candidatos aos cursos da PUCRS podem valer-se das seguintes modalidades de acesso: Concurso Vestibular, Vestibular Complementar, Transferência, Ingresso mediante diploma de curso superior ou PROUNI. Existe, também, a possibilidade de ingresso como estudante-convênio, dentro do limite de vagas estabelecido no respectivo convênio. A mudança de curso por reopção poderá ser solicitada pelo aluno mediante oferta prevista em edital, e poderá ser concedida, na existência de vaga, pelo Coordenador do curso a que está vinculado o curso pretendido.

 

VEJA AQUI MAIS INFORMAÇÕES SOBRE AS FORMAS DE ACESSO AO CURSO

4. Sistema de avaliação do processo de ensino e aprendizagem

O sistema de avaliação é estabelecido conforme o Regimento Geral da PUCRS.

 

ESTATUTO E REGIMENTO GERAL

5. Estágio Curricular
6. Curriculo Completo
Nome da Disciplina
Carga Horária
Nível
Análise Gráfica e Proporcionalidade
30
1

Disciplina em implantação

Biofísica
30
1

Disciplina em implantação

Biologia Celular
30
1

Disciplina em implantação

Ecologia e Sustentabilidade
30
1

Disciplina em implantação

Formação Pessoal
30
1

Disciplina em implantação

Fundamentos de Ecologia
30
1

Disciplina em implantação

Introdução À Prática do Biólogo
45
1

Disciplina em implantação

Quimica Geral
60
1

Disciplina em implantação

Tópicos de Física Clássica
30
1

Disciplina em implantação

Biologia Vegetal
45
2

Disciplina em implantação

Bioquímica
60
2

Disciplina em implantação

Ecologia de Indivíduos e Populações
45
2

Disciplina em implantação

Eucariotos Unicelulares
30
2

Disciplina em implantação

Filosofia e Bioética
60
2

Disciplina em implantação

Fundamentos de Estatística
30
2

Disciplina em implantação

Métodos Filogenéticos para Estudos Evolutivos
30
2

Disciplina em implantação

Trabalho Integrado em Saúde
30
2

Disciplina em implantação

Biologia Experimental
30
3

Disciplina em implantação

Biologia Molecular
30
3

Disciplina em implantação

Disciplinas Eletivas
360
3

Disciplina em implantação

Fundamentos de Morfologia e Diversidade Vegetal
60
3

Disciplina em implantação

Histologia
30
3

Disciplina em implantação

Microbiologia
60
3

Disciplina em implantação

Oceanologia e Limnologia
30
3

Disciplina em implantação

Práticas em Biologia Celular e Molecular
30
3

Disciplina em implantação

Biofísica Molecular
30
4

Disciplina em implantação

Diversidade Viral e Procariótica
30
4

Disciplina em implantação

Ecologia de Comunidades e Ecossitemas
45
4

Disciplina em implantação

Embriologia
30
4

Disciplina em implantação

Embriófitas Basais
45
4

Disciplina em implantação

Fundamentos de Morfologia e Diversidade Animal
60
4

Disciplina em implantação

Genética
30
4

Disciplina em implantação

Micologia
30
4

Disciplina em implantação

Métodos Quantitativos em Biologia
30
4

Disciplina em implantação

Análises de Dados Moleculares
30
5

Disciplina em implantação

Biologia do Desenvolvimento Comparada
30
5

Disciplina em implantação

Ciência da Conservação
60
5

Disciplina em implantação

Empreendedorismo e Inovação
30
5

Disciplina em implantação

Genética Avançada
60
5

Disciplina em implantação

Geologia e Paleontologia
75
5

Disciplina em implantação

Morfologia das Espermatófitas
45
5

Disciplina em implantação

Zoologia I
45
5

Disciplina em implantação

Biotecnologia
30
6

Disciplina em implantação

Diversidade das Espermatófitas
45
6

Disciplina em implantação

Evolução
60
6

Disciplina em implantação

Fisiologia Vegetal
60
6

Disciplina em implantação

Imunologia
30
6

Disciplina em implantação

Projeto
30
6

Disciplina em implantação

Prática de Campo em Zoologia - Invertebrados
30
6

Disciplina em implantação

Zoologia II
45
6

Disciplina em implantação

Estágio Profissional I (165h)
165
7

Disciplina em implantação

Fisiologia Animal
60
7

Disciplina em implantação

Parasitologia
30
7

Disciplina em implantação

Prática de Campo em Botânica
30
7

Disciplina em implantação

Prática de Campo em Zoologia - Vertebrados
45
7

Disciplina em implantação

Zoologia III
60
7

Disciplina em implantação

Atividades Complementares
120
8

Disciplina em implantação

Biogeografia
30
8

Disciplina em implantação

Biologia Forense
30
8

Disciplina em implantação

Ecologia das Interações
30
8

Disciplina em implantação

Ecotoxicologia
30
8

Disciplina em implantação

Estágio Profissional II (165H)
165
8

Disciplina em implantação

Fisiologia Humana
60
8

Disciplina em implantação

Humanismo e Cultura Religiosa
60
8

Disciplina em implantação

Licenciamento Ambiental
30
8

Disciplina em implantação

Trabalho de Conclusão de Curso
15
8

Disciplina em implantação

Dados atualizados até 27/09/2020