Curso: Direito | Currículo Vigente: 9201 | ||
CARGA HORÁRIA | 3700 | ||
CRÉDITOS | 202 | ||
DURAÇÃO | |||
TURNO | Manhã / Noite | ||
VAGAS | Vagas 1° semestre | ||
Vagas 2° semestre | |||
DISCIPLINAS ELETIVAS: total de carga horária no curso | 360 | ||
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: total de horas no curso | 340 | ||
ESTÁGIO: Carga horária total do Estágio | 0 | ||
ATOS LEGAIS DO CURSO | |||
Ato de aprovação do currículo em vigor (PUCRS) | Resolução Nº 088/2020 | Data | 10/11/2020 |
Ato do último reconhecimento do curso (MEC) | Portaria Nº 209 | D.O.U | 07/07/2020 |
Diretrizes Curriculares Nacionais vigentes | Resolução CNE/CES Nº 5 | D.O.U | 18/12/2018 |
O curso de Bacharelado em Direito, na identificação do perfil do egresso, está comprometido com as distinções, habilidades e competências contempladas pela legislação (Estatuto da OAB, Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação, Portaria MEC nº 1886/94, Portaria MEC nº 292/02, Resolução CNE/CES nº 5/2018, e demais atos normativos posteriores e sucessivos), o que implica assumir a responsabilidade pela formação de bacharéis dentro de um contexto social e histórico, preocupando-se com a consolidação de um modelo de ensino que atenda aos ditames do Estado Socioambiental e Democrático de Direito, de acordo com a Constituição de 1988, artigos 1º a 4º, combinados com o artigo 225. O PPC, fundado nos ideais maristas e em conformidade com os documentos institucionais (Estatuto e Regimento Geral da PUCRS, Plano de Desenvolvimento Institucional 2016-2022, Plano Estratégico da Universidade 2016-2022, Documento de Referência para os Percursos Formativos 2017, Documento de Referência para a Internacionalização e Interculturalidade nos Currículos de Graduação 2017, Documento de Referência para a Educação Empreendedora 2017, Documento de Referência para a Inovação Pedagógica 2017), pretende assegurar sólida formação geral, humanística e axiológica, capacidade de análise, domínio de conceitos e da terminologia jurídica, adequada argumentação, interpretação e valorização dos fenômenos jurídicos e sociais, aliada a uma postura reflexiva e de visão crítica que fomente a capacidade de trabalho em equipe e a aptidão para a aprendizagem autônoma e dinâmica, indispensável ao exercício da Ciência do Direito, da prestação da Justiça e do desenvolvimento da Cidadania. Assim, o curso visa formar profissionais capacitados para: a) Interagir criticamente com o conjunto normativo-jurídico brasileiro e sua inter-relação com os demais conhecimentos e saberes de modo a contribuir para a mais aperfeiçoada realização da Justiça. b) Atuar nas diversas áreas, instituições e carreiras jurídicas de forma responsável e condizente com o dinamismo da legislação, da doutrina e da jurisprudência. c) Desenvolver estudos, pesquisas, projetos na área do Direito, ademais de realizar estudos que favoreçam a área acadêmica, o magistério e a intervenção social. d) Organizar, interpretar, produzir conhecimentos e informações jurídicas hábeis na promoção e permanência de um Estado Democrático de Direito e de uma sociedade igualitária, pacífica, solidária e ética, mediando e instrumentalizando os processos de paz, solidariedade e cidadania. e) Refletir, analisar, compreender e produzir textos e documentos técnico-jurídicos, com emprego correto da linguagem, com clareza, precisão, propriedade, fluência verbal e riqueza de vocabulário. f) Interpretar o Direito, pesquisando e utilizando legislação, doutrina, jurisprudência e outras fontes para aplicá-lo individual e socialmente, de modo responsável e comprometido. g) Utilizar o raciocínio lógico, de argumentação, de persuasão e de reflexão crítica. h) Compreender a transversalidade da Ciência do Direito entre as demais ciências normativas, e os instrumentos e técnicas para sua aplicação à realidade individual e social. i) Equacionar problemas em consonância com as exigências sociais e éticas, inclusive mediante o emprego de meios extrajudiciais de prevenção e resolução de conflitos individuais e coletivos. j) Perceber o fenômeno jurídico em suas mais diversas formas de expressão cultural, acolhendo o pluralismo e a diversidade. Em síntese, o curso de Bacharelado em Direito visa desenvolver em seus alunos um perfil que seja resultado do processo de desenvolvimento das habilidades, capacidades e competências previstas na legislação brasileira, assim como nos princípios norteadores da formação marista. |
Os candidatos aos cursos da PUCRS podem valer-se das seguintes modalidades de acesso: Concurso Vestibular, Vestibular Complementar, Transferência, Ingresso mediante diploma de curso superior ou PROUNI. Existe, também, a possibilidade de ingresso como estudante-convênio, dentro do limite de vagas estabelecido no respectivo convênio. A mudança de curso por reopção poderá ser solicitada pelo aluno mediante oferta prevista em edital, e poderá ser concedida, na existência de vaga, pelo Coordenador do curso a que está vinculado o curso pretendido.
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O sistema de avaliação é estabelecido conforme o Regimento Geral da PUCRS.
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O estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, além das outras instâncias de ensino no Brasil. O estágio visa ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho.
O curso de Bacharelado em Direito não prevê em seu currículo a realização de estágios como requisito para a conclusão do curso. Porém, a Escola de Direito suporta e estimula que seus estudantes se engajem, voluntariamente, em atividades de estágio extracurriculares. São consideradas entre outras, as seguintes definições das pessoas envolvidas no estágio extracurricular:
No sentido de estimular a realização de estágios extracurriculares, os quais representam oportunidade de aprendizagem para os alunos do Direito, a Escola analisa atividades previstas em convênios realizados com instituições públicas, empresas privadas, escritórios de advocacia e pessoas jurídicas congêneres em que o estagiário realiza atividades de cunho jurídico, sendo tais atividades analisadas pela supervisão de estágios da Escola de Direito e demais obrigações decorrentes do contrato de estágio verificadas em parceria com o PUCRS Carreiras. |
Nome da Disciplina
Carga Horária
Nível
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Antropologia, Sociologia e Direito
30
1
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Disciplinas Eletivas
360
2
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|||||||
Teoria do Crime
60
3
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|||||||
Direito Internacional Público
30
4
|
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Processo Constitucional (60H)
60
4
|
|||||||
Teoria do Direito Administrativo
30
5
|
|||||||
Teoria dos Contratos
30
5
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Procedimentos Especiais
30
6
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Psicologia Aplicada Ao Direito
30
6
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|||||||
Direito Processual Penal II
60
7
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|||||||
Direito Societário (90H)
90
7
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Filosofia do Direito
30
7
|
|||||||
Formas Consensuais de Solução de Conflitos
30
7
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Metodologia da Pesquisa Jurídica
60
7
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|||||||
Responsabilidade Civil
30
7
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|||||||
Teoria do Direito do Trabalho
60
7
|
|||||||
Direito Ambiental
30
8
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|||||||
Direito Digital e Proteção de Dados
30
8
|
|||||||
Direito, Inovação e Empreendedorismo
30
8
|
|||||||
Falência e Recuperação de Empresas
60
8
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|||||||
Legislação e Ética Profissional
30
8
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Prática Jurídica I (90h)
90
8
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Relações de Trabalho e de Emprego
60
8
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Trabalho de Curso
60
8
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|||||||
Direito de Família
60
9
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Direito do Consumidor (60H)
60
9
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|||||||
Prática Jurídica II (90h)
90
9
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|||||||
Relações Processuais de Trabalho
30
9
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|||||||
Teoria do Direito Tributário
60
9
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Atividades Complementares (340h)
340
10
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Direito Internacional Privado
30
10
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Direito da Seguridade Social
30
10
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Direito das Sucessões
30
10
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Hermenêutica e Argumentação Jurídica
30
10
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|||||||
Prática Jurídica III (90h)
90
10
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Relações Coletivas de Trabalho
30
10
|
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Tributos em Espécie
30
10
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