Segunda edição do Programa Hangar termina com premiação de propostas que conectam ciência e mercado

Ao longo de dois meses, 11 doutorandos dos Programas de Pós-Graduação da PUCRS integraram a iniciativa

08/11/2023 - 13h51

A segunda edição do programa contou com a participação de 11 doutorandos. / Foto: Cristiane Dos Santos Parnaiba

Chegou ao fim a segunda edição do Programa Hangar, iniciativa coordenada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propesq) e Parque Científico e Tecnológico (Tecnopuc). Com o objetivo de conectar pesquisas acadêmicas ao ecossistema de inovação da PUCRS, o Hangar teve a participação de 11 doutorandos dos Programas de Pós-Graduação da PUCRS nesta edição. Ao longo de três meses, os participantes tiveram contato com temas sobre empreendedorismo e inovação, aplicação prática de ferramentas de apoio a modelagem de negócios e ainda contaram com mentorias individuais para seus projetos.  

A apresentação dos pitches finais das propostas de negócios desenvolvidas ao longo do programa aconteceu no dia 25 de outubro, durante o Conexão Pós. Na ocasião, quatro propostas foram premiadas. Houve um empate no segundo lugar, sendo assim três projetos premiados (que ficaram em 1º e 2º lugar), receberão passagens aéreas e ingresso para o Web Summit Rio que acontecerá entre os dias 15 e 18 de abril de 2024. 

Saiba mais: Conexão Pós: evento conecta pesquisas com Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU 

Conheça os projetos premiados 

Quem conquistou o 1º lugar foi a estudante do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cristiane Boff. O projeto CogniVoice – Aplicativo para rastreio de déficit cognitivo em idosos usa de inteligência artificial para análise destes resultados. De acordo com a pesquisadora, a participação no Hangar foi um grande desafio, que oportunizou muitos aprendizados.  

“Pude conhecer outras áreas e novas informações sobre modelos de negócio e a oportunidade de transformar minha tese em um produto que pode ser comercializado foi muito positiva. Os aprendizados adquiridos ao longo do programa contribuirão ainda mais com a minha formação acadêmica”.  

A aluna Jeanne Louise Fernandes Jesus (meio) do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia de Materiais apresentou o projeto Polimihealth. / Foto: Cristiane Dos Santos Parnaiba

No 2º lugar houve empate, com duas propostas premiadas. O discente do PPG em Ciência da Computação, Maicon Diogo Much, defendeu o projeto CLEARIMAGE.AI: Ultrassom portátil guiado por inteligência artificial assistiva. Já a estudante do PPG em Ciências Criminais, Taísa Gabriela Soares, foi a responsável pelo projeto GENDRIFY ID – Uma plataforma multisserviços em âmbito nacional que fornece produtos, orientações e suportes legal, emocional e em saúde de forma humanizada a pessoas LGBTQIA+. 

O 3º lugar foi conquistado pela estudante Jeanne Louise Fernandes Jesus, do PPG em Engenharia e Tecnologia de Materiais. O projeto Polimihealth, apresenta uma solução que utiliza polímeros adaptando-os para próteses, dispositivos médicos, polímeros 3D e outras aplicações na área da saúde. 

A terceira edição do Programa Hangar já está prevista para 2024. Estudantes que tenham interesse em participar das próximas edições podem registrar interesse por meio do formulário no site neste link. 

Leia mais 

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas