Confira o regulamento Inscreva-se

sobre o hangar

Conectar pesquisas acadêmicas e o ecossistema de inovação da PUCRS buscando explorar oportunidades de negócios a partir da pesquisa.Esse é o objetivo do Programa Hangar, realizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e pelo Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc).

A iniciativa visa despertar o olhar empreendedor de mestrandos (as) e doutorandos (as), oportunizando o contato com palestras e workshops com profissionais de mercado, networking com empreendedores, atividades práticas e mentorias com acompanhamento individual para cada projeto.

quem pode participar

O Hangar é um programa voltado para mestrandos(as) e doutorandos(as) que estão matriculados nos Programas de Pós-Graduação da PUCRS e outras universidades.

trilhas

O programa está dividido em trilhas para auxiliar o(a) pesquisador(a) na trajetória de exploração da oportunidade de negócio da sua pesquisa. As trilhas de desenvolvimento empreendedor são oferecidas como etapas necessárias do programa, consistindo em diferentes métodos utilizados para a compreensão e integração do projeto de pesquisa no contexto da inovação mercadológica.

O programa terá atividades presenciais e online. Terá direito a certificado quem participar de 75% das atividades e apresentar o pitch final.

Entre os conteúdos que serão trabalhados no programa, estão: Ecossistema de Inovação, Propriedade Intelectual, Acesso à Capital e Modelo de Negócios.

Conhecimento

Conteúdos de temas sobre empreendedorismo e inovação relacionados à pesquisa, com cases inspiracionais.

Hands On

Aplicação prática de ferramentas de apoio a modelagem de negócios e exploração de conteúdos da trilha conhecimento.

Mentorias

Encontros one-on-one agendados com mentores para discussão sobre o projeto.

Comunidade

Encontros buscando integrar pesquisadores a temas do mercado e ampliar suas conexões.

programação

20/08, quarta-feira
Abertura do Hangar + Panorama da Inovação de Base Científica no Brasil
27/08, quarta-feira
Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia e Patentes
03/09, terça-feira
O que define uma deeptech? + Cases
10/09, terça-feira
Da pesquisa para um negócio – Visita técnica
17/09, terça-feira
Modelagem de negócios para pesquisa
24/09, terça-feira
TRL – Nível de Maturidade Tecnológica
01/10, quarta-feira
Investimento em startups
08/10, terça-feira
Como estruturar um pitch
22/10, terça-feira
Mentorias coletivas | Pitch
29/10, quinta-feira
Pitch Day | Conexão Pós
30/10, quarta-feira
Tecnopuc Experience

premiação

O/A mestrando/a e o/a doutorando/a que obtiverem a maior pontuação na apresentação final de seus projetos ganharão inscrição e passagens para participação em evento de empreendedorismo e inovação, participação em programa de desenvolvimento de startups do Tecnopuc e um espaço coworking do Tecnopuc.

depoimentos

A experiência de quem já passou pelo Programa Hangar

Pude conhecer outras áreas e novas informações sobre modelos de negócio e a oportunidade de transformar minha tese em um produto que pode ser comercializado foi muito positiva. Os aprendizados adquiridos ao longo do programa contribuirão ainda mais com a minha formação acadêmica

Cristiane Boff

doutoranda do o Programa de Pós-Graduação em Psicologia

O Hangar me ajudou a acelerar algumas percepções e hipóteses sobre a tese que estou desenvolvendo, bem como fez eu prototipar modelos de apresentação bem antes de ter conclusões. Foi importante perceber as potencialidades de alcance de um estudo acadêmico e seus cruzamentos com o mercado.

Lara Ely

doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Durante esse processo, foi muito potente a construção da minha proposta amparada pelas possibilidades de networking e mentoria que o projeto possui. O ritmo do programa Hangar é acelerado e com uma ampla disponibilidade de materiais e contatos. Entendo que essa possibilidade de desacomodar nós acadêmicos, nos estimulando a pensar a aplicação, inovação e empreendedorismo a partir de nossas pesquisas é o mais enriquecedor neste programa.

Jenifer Ramos

doutora pelo Programa de Pós-Graduação Ecologia e Evolução da Biodiversidade