Projeto de estudantes propõe otimizar fluxo de doações de sangue

Hospital São Lucas é parceiro da iniciativa

Por: Redação Ascom

28/12/2016 - 09h25
Doação de Sangue no HSL

Foto: Bruno Todeschini – Ascom/PUCRS

A equipe da Aceleradora de Métodos Ágeis, parceria entre a empresa ThoughtWorks, o Centro de Inovação Microsoft-PUCRS e Faculdade de Informática da Universidade, desenvolveu um projeto que propõe organizar e potencializar o fluxo de doações de sangue em diversos locais no Brasil. Batizada de HemoHeroes, a iniciativa foi idealizada por um grupo de estudantes da área de Tecnologia da Informação e desenvolvida em parceria com o Hospital São Lucas da PUCRS.

“Nosso objetivo é dar mais subsídios para a população sobre o processo de doação de sangue e, também, aumentar o número de doadores de acordo com a necessidade dos hospitais”, afirmam Bruna Souza e Matheus Varella, que fazem parte da equipe de desenvolvedores do programa.

Eles explicam que os doadores que quiserem integrar o banco de dados do HemoHeroes devem acessar o site www.hemoheroes.com.br e ir até a seção Quero me Cadastrar. Assim, o usuário passa a receber informações sobre doações de sangue, e é chamado conforme as demandas sobre seu o tipo sanguíneo forem surgindo. Além disso, o doador é lembrado pelo sistema quando está apto a doar sangue novamente.

O Programa Aceleradora Ágil, que está na sua 10º edição, elege um projeto a cada nova turma. Alejandro Olchik, instrutor e mentor do programa desde a sua 1ª edição com a ThoughtWorks, explica que o grupo proponente recebe mentorias e treinamentos com o objetivo de colocar sua ideia em prática. Detalhes do projeto estão disponíveis no site citado.

Entenda mais sobre o HemoHeroes

A aplicação busca captar doadores de sangue de acordo com a necessidade dos hospitais. Isto é, se um hospital está com déficit em um tipo sanguíneo e com excesso em outro, o HemoHeroes faz esse controle, equilibrando os bancos de sangue.

O nascimento da ideia

Os estudantes, criadores do HemoHeroes, são doadores de sangue e sempre vivenciaram as dificuldades dessa prática. Percebendo a falta de informação sobre o assunto, o grupo identificou que a população não é suficientemente educada sobre o tema, o que acarreta em uma perda expressiva de possíveis doadores. A proposta dos estudantes é também educar para, então, incentivar a doação.