Nova disciplina eletiva estimula o poder de inovação dos alunos

Matrículas ocorrem até 12 de janeiro

06/01/2016 - 15h06

Durante o período de matrículas para o primeiro semestre de 2016, que ocorre de 6 a 12 de janeiro, a PUCRS oferece uma nova disciplina eletiva para estudantes que cursam a partir do 2º semestre de qualquer curso de graduação: Projeto Desafios: Inovação e Impacto Social. O principal objetivo das aulas é sensibilizar os participantes para o pensamento da atitude empreendedora através de desafios temáticos e da interação com outras áreas do conhecimento.

A proposta é desenvolver uma visão ampla, crítica e integrada da inovação e de seu impacto social, fazendo com que os alunos entendam o seu papel e estejam capacitados para atuar como agentes de transformação no mundo. “Ser este agente não significa criar uma empresa. Estamos falando de atitude empreendedora, o que pode ocorrer tanto atuando em parceria com uma empresa quanto como colaborador de uma instituição, visando ou não o lucro”, constata a professora da Faculdade de Comunicação Social da Universidade Ana Cecília Nunes, uma das ministrantes. Para o diretor de Graduação da Universidade, Éder Henriqson, trata-se de um projeto que tem como origem as experiências pedagógicas dos professores e as expectativas dos estudantes. “A motivação é aproximar o ensino de graduação e o ecossistema de empreendedorismo, inovação e desenvolvimento da Universidade”, afirma.

Durante os encontros, os alunos buscarão soluções práticas para problemas locais contextualizados em âmbito global. Escolherão uma comunidade (de algum bairro ou grupo de pessoas com interesses comuns), entenderão suas demandas e proporão alguma ação. Segundo a professora da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia Naira Libermann, o destaque está no desafio de encontrar soluções para problemas sociais reais, integrando a Universidade e a sociedade. Ana Cecília lembra que a sociedade precisa cada vez mais de soluções criativas e de pessoas capazes de estarem vinculadas com o contexto social e real. “Inovar não é somente criar algo novo, é desenvolver algo útil, vinculado à necessidade centrada no ser humano de forma sustentável”, comenta a professora.

A ideia surgiu de acordo com o contexto global de valorização da atitude empreendedora, inspirada em projetos existentes em todo o mundo, principalmente nos Estados Unidos. Iniciativas como a dad.school, da Universidade de Stanford, a proposta ambiciosa da Singularity University ou dos laboratórios da Universidade de Berkeley, serviram como base para a criação. “Pensamos no que já existe, mas inserimos a essência da PUCRS e da realidade de inovação do Brasil, propondo uma sala de aula diferenciada para pensar inovação”, garante Ana Cecília. Entre os diferenciais oferecidos estão a perspectiva multidisciplinar, a integração com diversas áreas do conhecimento e a atitude pedagógica diversificada com propostas de interações práticas.

Técnicas como o Design Thinking, por exemplo, que estimulam a criatividade e as expectativas, serão utilizadas durante os encontros. Estarão presentes também recursos pedagógicos, como a littleBits (plataforma de blocos eletrônicos que permite a construção de protótipos sem qualquer habilidade técnica); o The Extraordinaires Design Studio (para estímulo à criatividade) e Lego (para desenvolvimento de competências de trabalho em grupo e entendimento do processo de feedback do empreendedorismo). Os alunos terão à disposição ainda cards de motivações intrínsecas e o jogo de tabuleiro Startup Fever (relacionado às competências de tomada de decisão e estratégia).

A disciplina foi concebida com o auxílio de um grupo de professores representantes de áreas da saúde e de humanas, entre outras. Ao todo serão 60 horas-aula e em cada semestre um desafio temático será proposto. Neste primeiro semestre, o trabalho será voltado para a questão da qualidade de vida, por ser um tema atual e amplo para diferentes e inovadoras abordagens, ministrado pelas professoras Ana Cecília e Naira Libermann. Os encontros ocorrerão nas quintas-feiras, durante o período da manhã, na modalidade semipresencial com quatro créditos no total, três realizados presencialmente e um à distância (oferecido via Moodle).
Como se inscrever
Durante o período de matrículas, que segue até 12 de janeiro, basta procurar pela disciplina eletiva Projeto Desafios: Inovação e Impacto Social. Outras informações podem ser obtidas no Núcleo Empreendedor, pelo site www.pucrs.br/projetodesafios, pelo telefone (51) 3353-7754 ou pelo e-mail [email protected].

As vagas para a turma de quinta-feira pela manhã já estão esgotadas. No entanto, devido a procura, está sendo estudada a possibilidade de abertura de turma extra, na quinta-feira à noite. Interessados podem deixar nome e e-mail por meio do link goo.gl/forms/v9jrouy1pD. Caso seja formada a nova turma será enviado um e-mail de aviso. A disciplina é exclusiva para alunos de graduação da PUCRS.