Tributo ao professor Marques Leonam

Mesa-redonda e lançamento de livro destacam trajetória do Professor Emérito da PUCRS

04/06/2018 - 17h24

O evento Tributo ao Professor Marques Leonam ocorre no dia 6 de junho, às 19h30min, na Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos, durante a Semana da Imprensa da Associação Riograndense de Imprensa (ARI). Destaca a trajetória de um ícone do jornalismo do Estado, ex-professor de Redação Jornalística da Famecos/PUCRS e ex-repórter especial da extinta Folha da Tarde. Haverá uma mesa-redonda com Marques Leonam e seus ex-alunos Carlos Etchichury (editor-chefe de Zero Hora) e Juremir Machado da Silva (editor do Correio do Povo, apresentador da Rádio Guaíba e professor da PUCRS), com mediação de Cristiane Finger (PUCRS). Falarão sobre O jornalismo e a reportagem nos tempos de fake news.

Às 20h30min, ocorrerá sessão de autógrafos do livro O Encantador de Pessoas: lições de jornalismo do mestre Marques Leonam, uma iniciativa das jornalistas Ana Paula Acauan e Magda Achutti, suas ex-alunas.

Marques Leonam dedicou a maior parte dos 12 anos que atuou na Folha da Tarde, veículo da Companhia Jornalística Caldas Jr. que circulou de 1936 a 1984, a grandes reportagens que lhe renderam destaques e prêmios. Em 1982, ingressou na universidade como professor de Redação Jornalística, disciplina que ministrou por 33 anos. Criou o Estágio em Aprofundamento de Texto, trabalhando a grande reportagem em sala de aula. Aposentou-se em 2015, deixando uma legião de discípulos na faculdade e pelas redações Brasil afora. Em 2016, recebeu da PUCRS o título de Professor Emérito, antes concedido apenas aos representantes da Famecos Alberto André e Antoninho Gonzalez.

Interessados na obra podem entrar em contato pelo www.facebook.br/mestremarquesleonam e [email protected].