Professores da Famecos participam do 32º Encontro da COMPÓS

03/08/2023 - 20h12

Deivison Campos e Juremir Machado apresentaram trabalhos em São Paulo 

De 4 a7 de julho de 2023, ocorreu o 32º Encontro da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós). O evento foi realizado na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP) e contou com a presença do professor Juremir Machado, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM), e do docente Deivison Campos, sendo coordenador do curso de Jornalismo e também pesquisador no PPGCOM, da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). 

Juremir apresentou o trabalho em parceria com Álvaro Laranjeira, professor visitante da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). A participação do coordenador do PPGCOM aconteceu no GT Comunicação e Cultura, que na oportunidade, os pesquisadores apresentaram o artigo Utopia ancestral como expressão cultural na obra de Ailton Krenak. 

“A Compós é o principal evento de pós-graduação da área da Comunicação. É muito concorrido. Ter texto selecionado é sempre honra e alegria. Os debates no GT foram muito densos e respeitosos. Há toda uma dinâmica: cada trabalho tem um relator. Cada apresentador relata outro trabalho. Desse modo, há um real aprofundamento do texto. Saímos muito satisfeitos do evento”, aponta Juremir. 

Já o coordenador do curso de jornalismo estreou o GT de Comunicação, Raça e Interseccionalidade. Deivison comenta que participou anteriormente de encontros reuniões e que fica feliz com a estreia do GT. 

“É importante esse reconhecimento, porque mostra que o tema mobiliza pesquisadores e tem um grupo discutindo o assunto na área da comunicação brasileira. Com a criação do GT fica institucionalizado a discussão”, comenta o coordenador. 

Deivison apresentou o artigo Revisionismo, separatismo e xenofobia: pensando a branquitude a partir do Rio Grande do Sul, tendo como cerne de pesquisa o caso dos trabalhadores resgatados em situação análoga à escravidão no começo de 2023. 

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas