Prazo do Relatório de Qualificação do TCC deste semestre se encerra nesta sexta-feira

19/10/2023 - 13h53

Estudantes que estão produzindo Trabalhos de Conclusão de Curso devem estar atentos ao prazo, que não será ampliado

A etapa de entrega de qualificação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na Escola de Comunicação, Artes e Design — Famecos se encerra na próxima sexta-feira, 20 de outubro. A novidade no processo deste semestre é que o trabalho, ainda em produção, será avaliado por um docente alheio à orientação da monografia. Segundo a coordenadora das disciplinas de monografia, Cristiane Mafacioli Carvalho, este novo modelo é significativo, uma vez que, por meio da avaliação da qualificação por um docente, busca-se não apenas contribuir para a qualidade do TCC, mas também evitar que trabalhos inconsistentes cheguem à banca. É fundamental compreender que, durante a qualificação, não é atribuída uma nota, mas a validação do status do processo dentro do esperado. “A importância desta etapa de qualificação é contribuir para o que o estudante planeje sua produção dentro do período de um semestre letivo”, completou Cristiane.

O professor designado para avaliar a entrega intermediária desempenha um papel fundamental na orientação do estudante, oferecendo feedback e diretrizes que auxiliam na progressão do trabalho. Essa avaliação por um docente é essencial para garantir que o TCC esteja alinhado com as diretrizes, que podem ser consultadas como um recurso adicional para uma compreensão mais abrangente do processo de TCC.

Por fim, essa fase não só ajuda os alunos a seguir um cronograma sólido, mas também assegura que o TCC atenda aos padrões exigidos, contribuindo para um processo de defesa seguro e bem fundamentado perante a banca de avaliação, que este ano ocorrerá entre os dias 27 de novembro e 8 de dezembro.

Prazos Estabelecidos

É fundamental que os alunos estejam atentos aos prazos estabelecidos para cada etapa do TCC. Alguns dos prazos importantes a serem considerados incluem:

• 20 de outubro: prazo final para entrega do Relatório Parcial para Qualificação.
  • 30 de outubro: data-limite para receber o retorno da avaliação do relatório parcial.
  • 20 de novembro: data final de entrega do TCC.
  • 27 de novembro a 08 de dezembro: período em que as bancas de avaliação ocorrerão.

Não há a possibilidade de extensão de prazos, tornando essencial que os alunos cumpram as datas para garantir a viabilidade das avaliações e a publicação das notas dentro do prazo institucional.