PPGCOM da Famecos lança livro sobre redes de pesquisa em Comunicação

21/12/2022 - 18h17

Obra aborda como a pesquisa atua na área sob perspectivas comunicacionais

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos publicou na última semana letiva de 2022 o livro Redes de Pesquisa: Comunicação em Perspectiva, sob organização dos professores Juremir Machado, Roberto Tietzmann, Antonio Hohfeldt e Cristiane Gutfreind.

A coletânea de textos busca entregar o resultado concreto sobre pesquisas de rede, realizadas pelo Programa em parceria com acadêmicos e docentes da UFRGS, Unisinos, USP, Universidade Paul-Valéry de Montpellier e a Universidade de Cabo Verde. Os autores contemplam a pesquisa como o ato de compartilhar, concluindo que atuar em rede é indispensável e de extrema complexidade.

O livro reúne parcerias nacionais e internacionais de pesquisadores de diferentes horizontes focados na compreensão de fenômenos comunicacionais, com textos de Juremir Machado, Vincenzo Susca, Cristiane Gutfreind, Fabio La Rocca, Antonio Hohfeldt, Eduardo Comerlato, Silvino Lopes Évora, Thalita Albano Moura, Ana Regina Rêgo, Marialva Barbosa, Jacques Wainberg, Álvaro Nunes Larangeira, Cleusa Scroferneker, Rebeca Illiana Arévalo Martínez, Rogelio Del Prado Flores, André Pase, Eduardo Pellanda, Tarcízio Macedo, Suely Fragoso, Deivison Campos, Gabriela de Almeida, Christina Ferraz Musse, Cristiane Finger, Fernanda Lília de Almeida, Cárlida Emerim, Roberto Tietzmann, Vanessa Valiati, Cristiane Mafacioli Carvalho e Juliana Petermann.

Segundo Juremir Machado, coordenador do PPGCOM da Escola, o livro é uma entrega de resultados concretos sobre pesquisas de rede.

“Pesquisar é explorar o mundo com uma curiosidade organizada, seguida pelo desejo de comunicar a outros o que se encontrou”, abordam os autores da coletânea.  Conectar os pontos de interesse e os pontos de vista de cada pesquisador é o objetivo da obra, sendo a expressão de redes de pesquisa que ultrapassam barreiras institucionais. No volume, ainda é possível encontrar quatro grandes temas Imagens e imaginários, Poderes e contrapoderes, Métodos e desconstruções e Telas, dispositivos e seres humanos.

Card de Inscrição para Curso de Especialização em Comunicação Política