Pesquisador da Famecos estuda e apresenta trajetória da história do jornalismo no Brasil

21/06/2023 - 14h36

Otávio Daros, aluno do PPGCOM, da PUCRS, produz tese que busca refazer todo o percurso da comunicação pela perspectiva acadêmica

Pesquisa sobre trajetória do jornalismo no Brasil, realizada pelo aluno Otávio Daros, é tema de tese do Programa em Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM), da PUCRS, com o título de História da historiografia da imprensa e do jornalismo no Brasil: do século XIX ao XXI. A pesquisa propõe o entendimento da produção das áreas de conhecimento no Brasil.

“A minha tese é história da histografia. não se trata de uma história da imprensa, senão a história desse fenômeno no Brasil. Eu busquei compreender como tinha se dado a história do Brasil. Meu objeto é as obras dos autores brasileiro, a produção intelectual e acadêmica, o que cada pesquisador contribuiu”, afirma Otávio.

Segundo o aluno, o aspecto mais importante da pesquisa é a produção de conhecimento e como ele iria relacionar diretamente com a sociedade. “O impacto principal é de repensar como a gente entende a história do jornalismo. É pensar como a universidade brasileira olha para”, pontua.

Otávio ainda levanta que parte da produção acadêmica propõe compreender e mostrar o desenvolvimento do estudo de jornalismo no Brasil e como ao longo do tempo isso se transformou, uma vez que a análise está ligada a um contexto sociocultural maior.

A entrega da tese com correções, fazer a pesquisa circular, qualificá-la são os próximos passos do estudante. “Eu consegui receber financiamento e vou conseguir trabalhar na qualificação da minha tese. Quero aproveitar o semestre para fazer circular o resultado e fico feliz de ter uma oportunidade de conseguir trabalhar nisso”, conclui.

As defesas de bancas do PPGCOM, da Famecos, foram finalizadas e apresentados no primeiro semestre de 2023.