Ministério da Saúde estreia série sobre tragédia ocorrida na Boate Kiss na Famecos

01/09/2023 - 20h17

A Escola foi um dos lugares escolhidos para a exibição do longa

Na noite de 31 de agosto, das 18h às 21h, ocorreu a exibição do documentário Saúde no Limite da Dor – Os aprendizados do SUS na emergência da Boate Kiss no auditório da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos. Dois, dos três episódios, foram reproduzidos contando a história dos profissionais da saúde e de comunicação naquele trágico 27 de janeiro de 2013.

Estavam presentes Márcio Garcia, diretor do Departamento de Emergências em Saúde Pública do Ministério da Saúde; Gabriel Galli, consultor de Comunicação do Departamento de Emergência e egresso da Escola; e Sandra Fagundes, formada pela PUCRS em psicologia, atuante no caso e entrevistada no longa, junto à professora Rosângela Florczak, que mediou o bate-papo com os convidados.

À esquerda Gabriel Galli e à direita, Rosângela Florczak. Foto: Andrei Simon/Famecos/PUCRS

Na pré-exibição do documentário, Márcio falou sobre as etapas e dificuldades do processo de produção do documentário. Além disso, comentou brevemente sobre a situação das vítimas do incêndio, o drama vivido pelas famílias e o acolhimento psicossocial que foi feito por parte do Sistema Único de Saúde (SUS).

Ainda segundo o diretor do Departamento de Emergências, o documentário relata os bastidores do trabalho árduo de médicos e da equipe técnica de diversas áreas, incluído a comunicação. “Não deixar de forma alguma que esse passado seja esquecido”. Diz Márcio ao mencionar o objetivo da mensagem por trás do documentário.

À esquerda Sandra Fagundes e à direita, Márcio Garcia. Foto: Andrei Simon/Famecos/PUCRS

Sandra aponta a importância dos profissionais da saúde como linha de frente e dos cuidados com os mesmos após o ocorrido. “Depois que passa o episódio, eles começam a ter insônia, perturbação no sono, ansiedade. Então, atenta também um cuidado para com esses trabalhadores”, enfatiza.

Já Gabriel falou sobre os processos da equipe de comunicação na produção da série documental e apresentou o cronograma de exibição do longa, que além de Porto Alegre, também ocorreu em Brasília (21/08) e em Santa Maria (RS) (30/08).

Participação dos alunos da Escola de Ciências da Saúde e da Vida Foto: Andrei Simon/Famecos/PUCRS

Após a exibição do documentário, a conversa transcorreu com um modelo de bate-papo aberto ao público no auditório da Escola. Por fim, foram feitas homenagens In Memoriam à Taya Carneiro, diretora do longa, falecida meses antes da estreia.