Imagens do operário brasileiro é tema de tese

27/06/2023 - 13h42

Mauricio Vassali estudou a figura do trabalhador nos recortes de tempo dos anos 80 e da atualidade

O aluno do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM), da PUCRS, Mauricio Vassali, desenvolveu estudo sobre a imagem do operário brasileiro em recortes temporais distintos. A pesquisa, intitulada Imagens recorrentes do operário brasileiro: montagens em dois tempos de cinema, foi realizada a partir da história na perspectiva audiovisual.

“Eu queria que minha pesquisa tivesse um recorte social. Foi quando comecei a me interessar pela imagem de operário. Não queria estudar só o cinema como linguagem, queria estudar imagens de cinema e como exploram a ideia da imagem do operário”, conta Mauricio.

Segundo o aluno, que também foi bolsista do Programa, a tese aborda a representação audiovisual nesses dois tempos do cinema brasileiro e representa a realidade do trabalhador brasileiro, gerando então transformação na arte. Com isso, a análise produzida equipara a sociedade brasileira dos anos 80 com a dos dias atuais.

“Antes se tinha uma classe trabalhadora mais consistente, existia um pensamento e uma ação coletiva. Hoje em dia, o trabalhador é sozinho, desamparado. Essa transformação acontece também na arte, no cinema”, afirma.

Mauricio pretende seguir carreira na academia e visa prosseguir com a pesquisa no pós-doutorado também. De acordo com o aluno, ele pretende construir carreira como professor porque gosta do espaço de aprendizagem.

Os trabalhos estão publicados no Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações – TEDE/PUCRS. Saiba mais sobre as pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUCRS.