Fantaspoa 2022 é palco de produções audiovisuais de professor e ex-aluno da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos PUCRS

Por: Marinah Nogueira

06/05/2022 - 17h51

Compra de ingressos do Último dia do Fantaspoa 2022. 01/05/22/ Marinah Nogueira/Famecos/PUCRS.

Há quem diga que o cinema fantástico nada mais é que a realidade sendo interrompida pelo imaginário, ou vice-versa. E é esse poder cinematográfico, de tornar um sonho real, que inspira o Fantaspoa, maior festival de cinema fantástico da América Latina. O gênero que abarca a tríade de terror, fantasia e ficção científica é protagonista das tardes e das noites porto-alegrenses no mês de maio desde 2005. Entretanto, em 2022, o evento ocorreu um pouco antes, estrelando entre os dias 14 de abril e 1º de maio.

O universo mágico, terrível e fictício teve a participação da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos, da PUCRS, com o filme Os Dragões (2021), do diretor Gustavo Spolidoro, também professor da Escola, e pelo curta Inseto (2021), sob direção de Nícolas Lobato, ex-aluno Famecos.

O filme dirigido por Spolidoro conta a história de cinco adolescentes que têm seus corpos transformados de forma assustadora. A trama acontece numa cidadezinha conservadora, onde surge o dilema de aceitar seus próprios dragões ou se render aos costumes locais.

O professor fala sobre a importância do papel da universidade na inserção no mercado de trabalho. “Isso é clássico. Tu estás vendo os alunos que estão animados e eles começam a entrar no mercado e tu continuas acompanhando a carreira deles (…). Então tu acabas conhecendo a pessoa para além do profissional e sabendo como ela se relaciona tanto no trabalho, como no pessoal”, relata Spolidoro.

Como o curso de Produção Audiovisual da PUCRS conta com criação de projetos de filmes e curtas todos os semestres, o aluno consegue sentir essa proximidade laboral mais cedo. Durante os dois anos e meio de percurso acadêmico é possível ter muitas experiências cinematográficas, usadas como degraus para o mercado.

É o caso de Inseto, de Nícolas, um curta produzido como trabalho de conclusão de curso, exposto no Fantaspoa. Segundo o ex-aluno, a faculdade foi um momento de experimentações e descobertas. “Um conselho que eu daria seria dar a cara tapa e fazer as coisas. Tudo é exercício. Às vezes, ficamos presos na perfeição. Mas é muito bom ter várias experiências práticas”, expõe.

O curta de Lobato é inspirado na ideia do que acontece anteriormente com Gregor Samsa, famoso personagem do livro a Metamorfose de Franz Kafka. “Quando eu entrei em Audiovisual na PUCRS, fiz a releitura do livro e pensei ‘o que será que rolou na noite anterior?’”, disserta o diretor. Amante de insetos e de filmes de terror, Nícolas contou com o apoio do Tecna, Centro de Produção Audiovisual da PUCRS.

Os filmes do Fantaspoa foram exibidos em diversos lugares: Cinemateca Capitólio, Sala Eduardo Hirtz – CCMQ, Cine Grand Café, Cine Farol Santander e Instituto Ling. O festival deste ano recebeu mais de 180 filmes, entre curtas e longas-metragens, tendo como convidados 70 cineastas brasileiros e estrangeiros.