Editorial J conquista o seu 20º prêmio de jornalismo em oito anos

02/10/2019 - 11h24
20°_prêmio_Editorial_J, Famecos, 32° SET Universitário

Grupo de alunos com o 20° prêmio do Editorial J / Foto: divulgação

O Editorial J conquistou pelo quinto ano consecutivo o Prêmio SET Universitário de Jornalismo, neste ano com o conjunto de vídeos para o Instagram “Seja a Mudança”. Com a distinção recebida na noite de quarta-feira (18), o Laboratório de Jornalismo Convergente da Famecos/PUCRS totaliza 20 prêmios conquistados em seus oito anos de existência.

A série de vídeo reportagens concorreu na categoria Comunicação com Responsabilidade Socioambiental. O material é resultado do trabalho de seis alunos do Editorial J. Estes foram Camila Pires, Luana Martins, Lucas Picarelli, Lourenço Marchesan, Maria Eduarda da Rocha, Hebert Garcia todos do núcleo de vídeo, e Manuela Neves, do núcleo digital.

Uma das participantes e idealizadora do projeto, Camila Pires, 20 anos e estudante do 6° semestre de jornalismo da PUCRS, destaca um dos propósitos do projeto: dar visibilidade para pequenas ações de pessoas comuns. “Ele foi feito justamente para dar visibilidade aos que trabalham com a comunidade e com o meio ambiente, pois nada é mais importante que esse assunto que trabalha com o que é de todos”. Camila ainda acrescenta sobre a emoção de ter o trabalho premiado, “Foi gratificante, ele foi feito com carinho e muito esforço e é muito bom ter a visibilidade em um prêmio com grande impacto e importância como esse”.

O Prêmio SET foi criado em 1988 pela Famecos/PUCRS com categorias voltadas para comunicação social, design e cinema. Neste ano, a premiação teve 28 categorias e 717 trabalhos inscritos, sendo aberta a universidades do Brasil e países vizinhos.

Já no primeiro semestre de trabalho, em 2011, o Editorial J conquistou o primeiro e o segundo lugares entre os 16 trabalhos inscritos na categoria Acadêmico do XXVIII Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo – 2011. No segundo ano de atividade, o grupo de alunos do Editorial J conquistou outros quatro prêmios pela qualidade das suas produções: Set Universitário – Artigo; Prêmio Telefônica Vivo de Jornalismo Universitário 2012 – Categoria Online; 1º Lugar Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo; e 3º Lugar Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo.

Outros prêmios

Em 2013, os estudantes conquistaram novamente o Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo, ganhando dois dos três prêmios da categoria universitária: 1º e 3º lugares. No ano seguinte, foram mais duas premiações: 1º e 3º lugares no mesmo prêmio. Em 2015, o Editorial J ficou com o 2º lugar do 32º Prêmio Direitos Humanos e com o Prêmio José Lutzenberger de Jornalismo Ambiental, pela primeira vez. Por último, os alunos levaram dois prêmios do Set Universitário – 2016, nas categorias Telejornal e Publicação Impressa. Além disso, levaram o 1º lugar no Prêmio Direitos Humanos de 2016 e uma menção honrosa aos professores Fábio Canatta e Juan Domingues, que coordenam a Agência J de Reportagem. Em 2017, no 30° SET Universitário, o laboratório ganhou mais um prêmio, na categoria Fotografia Jornalística. No 31º SET Universitário, em 2018, os alunos do J ganharam dois prêmios nas categorias  Telejornal e Publicação Impressa – Jornal.

Redação: Hanna Barretto (1º semestre) e Manuela Neves (6º semestre)