Festival de curtas-metragens é resultado de parceria entre Colégio Marista Assunção e PUCRS

31/10/2023 - 21h15

Alunos foram premiados pelas produções audiovisuais em cerimônia na Famecos

Ontem, 30 de outubro, ocorreu o Festival de Curtas – fruto da parceria da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos, PUCRS, e o Colégio Marista Assunção. O evento gerou oportunidade aos alunos do ensino médio de explorarem o mundo da Produção Audiovisual.

Ao longo deste ano, os professores do curso de Produção Audiovisual da Famecos ministraram oficinas no Colégio, ensinado técnicas e informações para que os estudantes pudessem criar seus próprios curtas-metragens. O resultado dessa parceria educacional foi mais de dez produções autorais dos alunos.

A iniciativa ajudou que os estudantes desenvolvessem suas habilidades cinematográficas, também servindo como um canal para fortalecer a relação entre a Universidade e a comunidade local.

Ao final das oficinas, os alunos produziram dez curtas-metragens, cada um com seu próprio estilo, narrativa e mensagem. Esses curtas foram submetidos à avaliação dos professores Luciana Lima, Gustavo Spolidoro e Roberto Tietzmann.

Eles aplicaram um processo de seleção, julgando os curtas nas categorias: Melhor Filme, Melhor Filme (Votação Popular), Melhor Diretor, Melhor Protagonista, Melhor Ator/Atriz Coadjuvante, Melhor Roteiro, Melhor Direção de Arte (Produção, Fotografia, Cenografia e Figurino) e Melhor Edição (Trilha Sonora, Efeitos e Montagem).

A cerimônia de premiação, que ocorreu no auditório da Famecos. A representante da PUCRS, Natália Giovanaz, destacou a importância de parcerias interinstitucionais como essa, que promovem a educação e a colaboração entre diferentes níveis de ensino.

“Agradecemos ao Colégio Marista Assunção por ter nos envolvido em um projeto de tamanha importância que incentiva a criatividade, o pensamento crítico e tantos conhecimentos através do cinema, a arte que amamos tanto. Agradeço também a abertura e colaboração que a Famecos teve com esse projeto. Ao todos foram mais de seis oficinas, ministradas por nossos professores do curso de Produção Audiovisual, que contribuíram para cada pedacinho das produções dos nossos estudantes que hoje aplaudimos aqui”, declarou Natália na noite de premiação.

A professora Helena Stigger, coordenadora de Produção Audiovisual, também enfatizou a relevância dessa parceria e a qualidade do trabalho dos alunos do Colégio Marista Assunção, destacando como eles conseguiram traduzir suas ideias e criatividade em curtas-metragens.

Conheça os premiados:

• Melhor roteiro: Por outros olhos