Concursos de produção audiovisual incentivam a cadeia do cinema, afirma lecine

Cinema nacional traz identificação para o público.

19/05/2022 - 11h22

O filme “Medida Provisória”, dirigido por Lázaro Ramos, conta com nove indicações a premiações e reconquista olhares para o cinema nacional. A produção teve a segunda melhor estreia nacional no ano de 2022, ficando apenas atrás de “Tô Ryca 2”. “Medida Provisória” reabriu as portas do audiovisual brasileiro, literalmente. O CineBancários, sala de cinema da Casa dos Bancários em Porto Alegre, retomou as suas atividades com a exibição do longa-metragem. O espaço estava suspenso há dois anos por conta da pandemia.

Medida Provisória | Imagem: divulgação

O projeto da sala tem como objetivo exibir filmes contemporâneos nacionais e latinos. “Medida Provisória” está ligado às lutas e posições ideológicas do Sindicato dos Bancários, de acordo com a curadora do CineBancários, Bia Barcellos.

Já para quem está se inserindo no mercado audiovisual, o incentivo à produção a partir de linhas de fomento é muito significante. Segundo o diretor do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), Zeca Brito.

As pequenas criações de filmes garantem um ambiente favorável para essa indústria, pois por meio delas ocorre uma descentralização de recursos, facilitando a inserção de novos profissionais no mercado de trabalho.

Em relação a concursos de produção audiovisual, ele acrescenta:

“Os concursos de curtas-metragens têm papel importante no incentivo à cadeia audiovisual, são espaços de experimentação, em que os iniciantes costumam exercitar a linguagem do cinema. A produção em longa-metragem costuma estar mais associada à produção profissional, exercida pelos realizadores já estabelecidos no mercado. Curtas e longas podem ser produzidos por produtoras independentes, e os editais e concursos têm garantido essas oportunidades.”

A volta dos cinemas tem provocado incentivos à essa indústria, como concursos de curta metragem. Os alunos do curso de produção audiovisual da PUCRS venceram o Encuentro Cultural Marista (ENCUMAR), concurso internacional de cultura para estudantes.

Equipe PUCRS: Diana Mesquita, Pedro de Maia, Miguel do Canto, Nathaly Castilho, Mauro Pelisoli, Giovanna Falcão e Cecília Bernal. Foto: PUCRS

“Eu acho que foi uma experiência que incentivou algumas pessoas do nosso curso a ver como a gente consegue produzir sob pressão. Acho que conseguimos criar um projeto vendo como seria no mercado, percebemos o nervosismo que dá quando temos pouco tempo”, disse Cecília Bernal, participante da equipe vencedora (PUCRS).

Sobre como o ENCUMAR agregou na sua trajetória acadêmica, ela destaca a interação com outros participantes.

Giovanna Falcão, também integrante da equipe, comentou que acha importante a universidade se colocar como competidora, por fornecer novos talentos para a sociedade.

Nos dias em que os estudantes produziram o curta-metragem, aproveitaram a situação para se integrar não só entre si, mas também com a equipe pedagógica que acompanhou o desenvolvimento do projeto, de acordo com Fabiano Grendene de Souza, professor da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos da PUCRS e coordenador do curso de produção audiovisual.

Professor Fabiano Grendene de Souza. Foto: Divulgação

“O cinema tem a capacidade de se comunicar, unir as pessoas e romper fronteiras, e acho que nesse momento isso seja muito bacana. Trabalhar com o tema da forma que eles fizeram, de uma maneira muito sensível, sobre questões relacionadas à celebridades e relação com a mídia, temas que a gente discute aqui na Famecos, foi uma experiência muito marcante. Eu, como professor, me envolvi bastante com a turma. Tivemos uma integração muito forte em um curto período de tempo. Foi uma atividade em que eles cresceram muito. Agora é aproveitar isso e continuar produzindo”, conta