Pesquisa sobre Moda e Comunicação estreia as Bancas do PPGCOM em 2023

16/01/2023 - 14h20

Primeira defesa de 2023 é a dissertação de Airton Luiz Moraes Junior

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos inicia a Defesa de Bancas de Dissertações e Teses no dia 18 de janeiro de 2023, próxima quarta-feira.

A largada é dada por Airton Luiz Moraes Junior, orientando da professora do Programa, Cristiane Finger. O tema da pesquisa abarca os paradigmas entre os figurinos de telenovelas e a construção do estilo fora das telas.

Segundo Airton, a mídia e os programas televisivos também são responsáveis por novas tendências. A pesquisa compreende a personagem Helô, da novela Salve Jorge, na qual a atriz Giovanna Antonelli interpretava uma delegada.

Aluno Airton Junior, do PPGCOM da Famecos, trabalhando sobre uma mesa com régua e lapiseira.

Foto: Airton é formado em moda e seguiu carreira na Comunicação no PPGCOM da Famecos/ Arquivo pessoal

“A telenovela modificou o paradigma dos figurinos de moda e construiu uma nova perspectiva sobre as delegadas. Isso gerou uma mudança no estilo dessas profissionais. Mesmo em um ambiente majoritariamente masculino, a trama mostrava a personagem usando salto alto, trazendo um aspecto de feminilidade. Começaram a parecer reportagens sobre isso, aliás. O uso de roupas mais femininas não impedia elas de fazerem o seu trabalho”, afirma Airton.

A Banca de Defesa será realizada pela plataforma Zoom e o link de acesso poderá ser solicitado diretamente na Secretaria do PPGCOM, via e-mail: [email protected]