Centro de Pesquisa de Toxicologia e Farmacologia (Intox)

O Centro de Pesquisa de Toxicologia e Farmacologia (Intox) é uma Unidade de caráter multidisciplinar, dedicada a atividades de pesquisa, ensino, extensão e prestação de serviços, com ênfase na formação de recursos humanos, aliada a uma produção científica e inovadora de qualidade. No âmbito do ensino, promove e estimula atividades nas áreas de Farmacologia e Toxicologia, abrangendo diferentes níveis de formação, passando pela graduação e pós-graduação.

O Intox proporciona apoio a atividades de ensino na graduação e pós-graduação da Escola, oferecendo espaço físico e apoio técnico para alunos e professores. Ademais, oferece oportunidades de estágios obrigatórios para alunos de diversos cursos, como Biomedicina, Ciências Biológicas e Farmácia. Também auxilia no desenho experimental e no desenvolvimento de análises toxicológicas e farmacológicas, apoiando projetos de pesquisa desenvolvidos por docentes e discentes da Escola. Mantém atividades de extensão, com clubes de revista semanais dentro da Liga de Estudos em Farmacologia e Toxicologia, além de promover atividades educativas junto ao Clube de Ciências e Colégios Maristas.

Atualmente, o Intox é um dos poucos centros no Brasil que realiza análises polarográficas para o controle de qualidade de insumos utilizados na fabricação de radiofármacos, prestando serviços a empresas da área.

O Intox apoia o Instituto do Meio-ambiente da PUCRS na condução de análises de monitoramento ambiental, em especial, do Arroio Dilúvio.