Ensino e pesquisa

Estruturas de pesquisa vinculadas

Grupos de pesquisa

  • Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento Distribuído de Software (MuNDDoS)
  • Grupo de Pesquisa em Qualidade e Teste de Software (Quates)

 

Laboratórios de pesquisa

  • Laboratório de Engenharia de Software Ágil
  • Laboratório IT Academy
  • Laboratório de Inovação de Software (LIS)
  • Laboratório de Alto Desempenho (LAD)
Projetos ativos

 

Projetos de pesquisa

 

PKS – Based Database Services

O PKS é uma plataforma projetada sobre uma série de abstrações que permitem o gerenciamento automático e transparente de recursos computacionais de ambientes de nuvens privadas, públicas e híbridas para facilitar o processo de desenvolvimento de aplicações com alta demanda computacional, como bancos de dados. Dando continuidade a um projeto anterior que visou identificar as capacidades de elasticidade de recursos computacionais, este projeto tem como objetivo identificar como integrar esta plataforma a esta capacidade computacional.

 

WO Troubleshooting Automation

Este projeto visa o desenvolvimento de um modelo de predição para o atendimento de incidentes em uma organização que possa sugerir soluções para pedidos de atendimento destes incidentes de forma a impactar positivamente a satisfação do cliente (quem relata este incidente), o tempo gasto pelos usuários, colaboradores e especialistas da empresa e buscar a redução de custo do tratamento deste incidente em si. O projeto usa de técnicas de Machine Learning para buscar as melhores soluções para a problemática.

 

Iniciativas de Melhoria de Processos de Software: Um Estudo Multivocal sob a Ótica da Maturidade, Agilidade e Inovação

A melhoria contínua é importante para que empresas de software e suas equipes de desenvolvimento evitem a obsolescência, uma preocupação inerente à acelerada mudança de tecnologias na área de computação. Neste contexto, este projeto visa à identificação e análise dos desafios, benefícios e armadilhas das iniciativas de melhoria de processos de software em empresas desenvolvedoras de software. A questão de pesquisa que norteia o estudo é: quais são os desafios, benefícios e armadilhas enfrentados pelas organizações desenvolvedoras de software ao empreender iniciativas de melhoria de processos de software, considerando aspectos de maturidade, agilidade e inovação? Sob a coordenação da PUCPR, a PUCRS atua neste projeto como colaboradora junto à Ufam.

 


Projetos de capacitação e desenvolvimento

 

IT Academy: Capacitação em Tecnologia da Informação

O IT Academy é um projeto que visa fomentar a formação complementar de estudantes de graduação da área de Tecnologia da Informação através do aprofundamento do conhecimento teórico e da aplicação deste conhecimento na prática através de cursos especializados, projetos práticos em contato com cliente e intercâmbios de experiências entre os envolvidos. Durante o ciclo de atividades práticas, os estudantes desenvolvem o entendimento de uma situação problemática trazida por uma empresa, modelam e definem a arquitetura do software e do banco de dados, testam e garantem a qualidade desta solução em uma abordagem contínua de interação com o cliente e os usuários da aplicação usando processos, métodos e práticas que permitam também o desenvolvimento de soft skills e da formação de equipe.

 

LIS: Laboratório de Inovação em Software

A capacitação e qualificação dos alunos participantes do projeto LIS é baseada nos princípios definidos na abordagem PBL (Problem-Based Learning – aprendizagem baseada em problemas). Nesta abordagem, o foco é no estudante que deve realizar pesquisas, integrar a teoria e prática e aplicar os conhecimentos no desenvolvimento de uma solução para um problema definido. Além da aprendizagem baseada em problemas, o LIS também aplica conceitos de Project-Based Learning (cuja sigla também é PBL) – aprendizagem baseada em projetos, na qual o desenvolvimento de soluções aplicáveis a problemas reais baseia-se no trabalho em equipe, envolvimento com stakeholders, uso de ferramentas e cuidado com o escopo proposto. Desta maneira, os estudantes do LIS participam de um ambiente que estimula a pesquisa para soluções inovadoras para problemas reais e direciona-os para o desenvolvimento de soluções aplicáveis por meio de projetos. Neste contexto, os estudantes realizam as suas atividades em vários ciclos durante a sua atuação no LIS.

 

Capacitação em Tópicos Avançados em Tecnologia da Informação

A área de Tecnologia da Informação tem evoluído diariamente, e nos últimos anos estas tecnologias estão mais presentes no nosso dia a dia. Neste contexto moderno, é importante e crucial que um profissional de TI se capacite constantemente para poder acompanhar e atuar no desenvolvimento de novas tecnologias e resguardar sua permanência no mercado. Para contribuir com o desenvolvimento de novas habilidades e capacitação em tópicos avançados e modernos da área de Tecnologia da Informação, tem-se este projeto, que visa oferecer a estudantes de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) um estudo aprofundado e avançado em uma área de TI de interesse.

 

Programa de Formação Avançada em Ciência da Computação (Profacc)

De maneira similar ao projeto de capacitação, o Profacc visa contribuir para a formação de profissionais em nível de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) no País. Ele gera um ganho de conhecimento científico na área da Ciência da Computação, bem como na publicação de trabalhos em tópicos diversos e inovadores.