Amigo Universitário

Apresentação

O Programa Amigo Universitário é organizado pela Mobilidade Acadêmica, setor da Assessoria de Cooperação Internacional, com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex) por meio do Centro de Atenção Psicossocial (CAP), visa aproximar alunos PUCRS e estudantes estrangeiros que chegam à universidade, contribuindo para o processo de adaptação sociocultural e integração acadêmica.

As atribuições dos Amigos Universitários vão desde o apoio e acompanhamento para solicitação da documentação necessária até orientação sobre a cidade e a universidade. Os participantes do programa são encorajados a levar os alunos internacionais para conhecer Porto Alegre, falar sobre questões culturais e apoiar os estudantes durante sua estadia na cidade, ensinando-lhe as peculiaridades da vida cotidiana.

A participação no programa permite que alunos PUCRS tenham contato com culturas diferentes, além de praticar um segundo idioma. Além disso, promovem a interculturalidade e internacionalização do Campus.

Objetivos

O Programa tem por propósito atender às necessidades dos estudantes em intercâmbio desde sua chegada à PUCRS bem como durante sua permanência, com o intuito de sanar as dificuldades encontradas nos mais diferentes âmbitos. Em essência, o programa se destina a auxiliar os alunos em mobilidade no processo de adaptação sociocultural para além da integração acadêmica.

Participantes

Estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação e de pós-graduação da PUCRS podem participar do programa. É uma atividade voluntária na qual o estudante da PUCRS e o acadêmico em mobilidade podem trocar ideias, experiências e, de modo especial, aprender sobre a cultura e o idioma de cada um.
Para ingressar no programa, os alunos devem expressar sua vontade de participar de forma voluntária do programa. O domínio e a fluência no idioma é dispensável, embora seja uma habilidade a ser valorizada na seleção dos candidatos.


Depoimentos