10/03/2021 - 14h23

Homenagem aos profissionais da linha de frente marca um ano de Covid-19 no RS

Projeção mapeada em diferentes locais do Campus destacou as razões que unem os profissionais que atuam no combate à pandemia para seguir em frente

Pessoas fotografaram homenagem aos profissionais do HSL

Transmissão iniciou na noite de terça feira (9/3) e seguiu durante a madrugada / Foto: Lucas Vilella/PUCRS-HSL

No dia 10 de março de 2020, foi diagnosticado o primeiro caso de Covid-19 no Rio Grande do Sul. Hoje, um ano depois, os profissionais da saúde continuam no combate incessante contra o vírus, demonstrando força e resiliência em pleno pico da pandemia. Para homenagear os colaboradores na linha de frente, a Universidade e o Hospital São Lucas (HSL-PUCRS) mostraram, em grande escala, o orgulho que sentem por seus profissionais.

Na noite de terça-feira (9), as instituições projetaram, em três locais no Campus da Saúde e no da Universidade, um vídeo que fala sobre as razões que a equipe tem para seguir em frente: amor ao trabalho, empatia, compaixão e coragem estão entre elas. A homenagem foi realizada pela técnica de projeção mapeada e ocupou a parede lateral do Parque Esportivo, no sentido Viamão-POA da Avenida Ipiranga, a fachada principal do HSL e o prédio 50 da PUCRS.

A auxiliar administrativa Regina Pinto, registrou o momento de sua aparição no vídeo: “Eu desejo que essa pandemia passe logo, estamos há um ano nessa luta junto com nossos colegas na linha de frente. Precisamos manter o otimismo, a perseverança e a lealdade com o que a gente faz, porque juntos somos mais fortes”.

Reforço aos cuidados e valorização dos profissionais

A projeção, que seguiu madrugada adentro, pode ser vista de vários pontos que circundam o local, ficando prioritariamente visível para os homenageados. A iniciativa integra um conjunto de ações para conscientizar a sociedade sobre os cuidados com a pandemia e sobre a valorização dos profissionais que seguem lutando 365 dias após o primeiro caso no Estado.

Transmissão pode ser vista de diferentes pontos do Campus

A homenagem integra um conjunto de ações para conscientizar a sociedade sobre os cuidados com a pandemia / Foto: Lucas Vilella/PUCRS-HSL

Leandro Firme, diretor-geral do HSL, destaca o propósito da ação. “Nós todos estamos vivendo um momento que, enquanto seres humanos, nos deixa bastante frágeis. Essa homenagem é um sinal de empatia com a vida do nosso colaborador, que têm se colocado totalmente à disposição para cuidar de tantas pessoas, principalmente neste período, que é um dos mais graves da pandemia. A homenagem é pequena perto da dedicação dos profissionais, mas é para dar um pouco de alento e para reforçar o quanto eles são fortes”, afirmou.

Em nome da comunidade acadêmica, o reitor da PUCRS, Irmão Evilázio Teixeira, ressaltou o reconhecimento da Universidade:

“Nós temos muito orgulho e somos muito gratos a cada profissional da saúde e da educação que doa seu tempo, seus conhecimentos e suas melhores energias para salvar vidas, promover a ciência e garantir o ensino. Um dos desafios para o ser humano é combinar trabalho com cuidado. Eles não se opõem, mas se compõem. E nestes 365 dias não faltaram exemplos fortes e inspiradores de cuidado em todas as dimensões da nossa universidade e em nosso hospital”.

Confira o vídeo que homenageou os profissionais da linha de frente

Relembre alguns momentos importantes para o hospital da Universidade neste último ano de pandemia