Marcelo Brückmann elabora as visitas guiadas do Observatório Astronômico da PUCRS
Marcelo Emílio Brückmann passou a fazer parte da PUCRS em 2010. Já na sua primeira noite de trabalho no Laboratório de Astronomia/Observatório Astronômico, ainda se adaptando ao telescópio, apontou para o planeta Saturno. Desde então, foram noites de atividades, eclipses, trânsitos planetários, oficinas, Feiras do Livro e as mais de 17.000 pessoas que teve a chance de compartilhar a experiência de conhecer o céu.
É responsável pelo roteiro de visita, elabora atividades, realiza a manutenção dos equipamentos, orienta sobre dúvidas em relação ao assunto e atualiza as mídias sócias do Observatório Astronômico da PUCRS, que considera um lugar especial. “Agradeço a oportunidade de trabalhar aqui. Gosto muito do que faço”, afirma.
Com um roteiro guiado, a visita ao observatório é uma imersão dividida em dois momentos: reconhecimento visual e observação através do telescópio. Com a ajuda de um pointer de luz verde, apresenta as estrelas, constelações e diferencia os objetos notáveis acima do horizonte. Ao telescópio, dentro dá cúpula, os detalhes falam por si. Segundo ele, existe uma mistura entre expectativa e realidade dos visitantes. “Muitos esperam ver as imagens da página da NASA, mas o sentido da visão é limitado. Contudo, não há quem não se emocione com um aglomerado de estrelas, ou com os anéis de Saturno. Quando olhamos para o Universo, temos um outro sentido para o nosso lugar na Terra”, conta.
Licenciado em Física pela UFRGS, Brückmann credita sua paixão por astronomia pela corrida espacial, que influenciou sua geração. “Não posso esquecer da vista do cometa Halley”, adiciona. Em seu tempo livre, se divide entre ciclismo, música, fotografia, marcenaria, natação, assistir a documentários, brincar com seus cães e sua gata. E mais importante, é pai de Bruno, de 11 meses. “Ele sabe que é a minha estrela mais importante”, finaliza.