20/04/2021 - 09h16

Saiba como se preparar para cursar uma especialização ou MBA

Professora da PUCRS e orientadora profissional Manoela Ziebell dá algumas dicas para quem deseja incluir uma pós-graduação na rotina

Confira como se preparar para cursar uma pós-graduação

Ter clareza do objetivo pelo qual cursar uma nova formação é fundamental / Foto: Vlada Karpovich/Pexels

Cursar uma especialização ou MBA pode ser a melhor alternativa para quem deseja se atualizar profissionalmente, desenvolver e qualificar habilidades ou mesmo ampliar a rede de contatos. Tanto para profissionais com tempo de carreira quanto para aqueles recém-formados e que ainda buscam seu lugar no mercado de trabalho, investir em conhecimento é sempre uma opção a ser consideradaPorém, na hora de tomar a decisão de se matricular, é importante avaliar de que forma esse novo compromisso será incluído na rotina. 

Segundo a professora da Escola de Ciências da Saúde da Vida e orientadora profissional Manoela Ziebell, quando se pensa em como se preparar para uma pós-graduação é essencial ter clareza do objetivo pelo qual cursar essa nova formação. “Em primeiro lugar, é preciso entender qual gatilho está fazendo essa pessoa buscar uma pós-graduação. Se ela está pensando em se atualizar, se há essa necessidade em função de precisar desenvolver algum conhecimento, se é por uma exigência do ambiente de trabalho”, destaca. Com esse objetivo definido, também é mais fácil fazer uma boa escolha de curso. 

Organizando a rotina 

Com o objetivo definido e a decisão de cursar uma pós-graduação tomada, é hora de começar a planejar. Entender o que cabe na rotina, além de quanto tempo e esforço essa formação irá demandar, é o primeiro passo. Como muitas pessoas que desejam ingressar em uma especialização ou em um MBA já possuem uma ocupação profissional, é importante levar em consideração os turnos em que as aulas acontecem. Na PUCRS, há diversas opções de cursos com horários que facilitam essa dinâmica, com encontros que acontecem à noite ou mesmo aos finais de semana, permitindo conciliar trabalho e estudo.  

Momentos dedicados a revisar o conteúdo visto em aula e se aprofundar nos temas de maior interesse também devem ser levados em conta. Como estratégia, Manoela sugere fazer uma reflexão para compreender a melhor forma de incluir o estudo no dia a dia e reservar um tempo para isso. “Avaliar se funciona melhor acordar mais cedo, utilizar o horário de almoço ou estudar à noite contribui para estabelecer uma rotina de estudos. Para quem tem família, é preciso pensar que tipo de negociação será necessária para tornar isso possível, sem negligenciar nenhum desses dois papeis”, aponta. 

Vincular os conteúdos aprendidos durante a pós-graduação à prática profissional e manter uma boa relação com os outros estudantes também são maneiras interessantes de permanecer próximo dos conteúdos vistos em aula. “Para quem já tem uma rotina intensa, prestar muita atenção nos momentos síncronos e interagir com professores e colegas contribui bastante, pois, além de não ser preciso fazer um esforço tão grande de aprendizado sozinho, essas trocas costumam ser muito enriquecedoras”, afirma Manoela. 

Criando um hábito de estudos 

Para quem gosta de estudar, cursar uma pós-graduação será uma forma diferente de fazê-lo

Existem diferentes maneiras de estudar, e entender qual delas faz mais sentido facilita a criação de um hábito de estudos / Foto: Tima Miroshnichenko/Pexels

Uma das preocupações de profissionais que estão há muito tempo fora das salas de aula é como retomar o hábito de estudos – algo que parece mais simples para quem recém saiu de uma graduação, por exemplo. Porém, segundo Manoela, mais importante do que estar acostumado a alguma coisa é gostar de praticá-la. 

A professora destaca que estudar não necessariamente envolve estar matriculado em um curso. Assistir a uma palestra, ler um livro e buscar conhecimento sobre os temas de interesse também são formas de aprender: “Para quem tem esses hábitos, um curso de pós-graduação vai ser mais uma forma diferente de estudar”. 

Entender qual forma de aprender faz mais sentido – ler, escutar, escrever, exercitar – facilita a criação esse hábito, que, de acordo com a professora, é uma questão de disciplina: 

“Hábitos a gente constrói. Pessoas dispostas conseguem organizar uma rotina de estudos que não seja difícil e que, pelo contrário, possa ser proveitosa e satisfatória”. 

Mantenha o foco no objetivo 

Ter clareza de seu projeto de vida e entender como cursar uma pós-graduação contribui para construí-lo deve ser sempre um dos principais motivadores para quem está tomando essa decisão. “Manter o foco no objetivo é importante porque, se houver momentos de desânimo, ajuda a lembrar que esse curso irá fazer com que você chegue aonde deseja, resultará no certificado que quer ou que irá melhorar a prática profissional”, pontua. 

Se o objetivo for adquirir novos conhecimentos, desenvolver habilidades, fazer contato com outras pessoas, explorar o mercado de trabalho ou se atualizar, na PUCRS profissionais das mais diversas áreas encontram opções para qualificar a carreira. As turmas com início em agosto estão com inscrições abertas e desconto de 20% na matrícula antecipada.

Confira os cursos e inscreva-se

Compartilhe

Leia Mais Veja todas

Últimas Notícias

Veja todas notícias