21/09/2018 - 10h27

PUCRS marca presença em evento internacional da área respiratória

Trabalho apresentado no ERS aborda capacidade de exercício de crianças e adolescentes com Fibrose Cística

european respiratory congress

Foto: arquivo pessoal

O professor Márcio Vinícius F. Donadio, do Programa de Pós-Graduação em Pediatria e Saúde da Criança, da Escola de Medicina, e do curso de Fisioterapia, da Escola de Ciências da Saúde, representou a PUCRS no European Respiratory Society International Congress (ERS). Realizado de 15 a 19 de setembro em Paris (França), é o maior evento da área respiratória na Europa e reúne grandes especialistas de todo o mundo.

Donadio apresentou o trabalho Correlation of physical fitness with peripheral muscle strength, physical activity levels and lung function in patients with cystic fibrosis, que avalia a capacidade de exercício de crianças e adolescentes com Fibrose Cística. A pesquisa, vinculada às Escolas de Medicina e Ciências da Saúde, busca identificar os principais determinantes da intolerância à prática de atividade física que ocorre nestes pacientes. “O estudo demonstrou que a força dos músculos periféricos é um dos fatores relevantes e que devem ser monitorados no acompanhamento terapêutico destes pacientes”, explica.

Para o professor, a participação no evento é uma oportunidade ímpar de divulgação, aprimoramento e colaboração. Ainda, promove a atualização em temas de interesse e a realização de contatos visando futuras parcerias de pesquisa.

Compartilhe

Leia Mais Veja todas

Últimas Notícias

Veja todas notícias