Linhas e estruturas de pesquisa

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

Biologia e Reabilitação Orofacial
Nome Descrição
Biomecânica, Dor e Disfunção orofacial Os objetivos desta linha de pesquisa envolvem a avaliação da patofisiologia da dor orofacial, da disfunção temporomandibular, do bruxismo e dos hábitos parafuncionais, com foco na caracterização biomecânica do sistema estomatognático e seus reflexos sobre o organismo, buscando identificar novas estratégias diagnósticas e terapêuticas para esses quadros.
Enfermidades orofaciais da criança ao idoso Esta linha de pesquisa tem como objetivo avaliar novas abordagens de prevenção, diagnóstico e tratamento de afecções da cavidade oral, com foco no manejo dos pacientes pediátricos e geriátricos, considerando as particularidades da cavidade oral e suas doenças, inerentes aos extremos de idade.
Materiais odontológicos, biomateriais e engenharia tecidual Essa linha de pesquisa visa o desenvolvimento e avaliação da efetividade e toxicidade de novos materiais odontológicos, bem como, de estratégias inovadoras de engenharia tecidual, com foco na regeneração tecidual e na redução de complicações orais infecciosas.
Qualidade de vida e aspectos biopsicossociais das enfermidades orofaciais Esta linha de pesquisa tem como foco investigar a correlação entre aspectos biopsicossociais e alterações do sistema estomatognático, buscando alternativas interdisciplinares para melhorar a qualidade de vida oral e global dos pacientes.
Clínica Odontológica
Nome Descrição
Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, ortodontia e ortopedia facial: diagnóstico e terapêutica Esta linha de pesquisa tem como foco a investigação de novas abordagens para a correção ortodôntica, ortopédica e cirúrgica das deformidades orofaciais, buscando melhorar o diagnóstico e o manejo dos pacientes portadores dessas condições.
Endodontia e Periodontia: Etiopatogênese e Tratamento das Doenças Periodontais e Periapicais Esta linha de pesquisa tem como objetivo estudar os mecanismos implicados nas alterações periapicais e periodontais, com vistas a definir a sua relação com doenças sistêmicas, bem como, buscar novas estratégias de tratamento para essas condições.
Estomatologia: Estudos Clínicos, Imunológicos e Anatomopatológicos Os objetivos desta linha de pesquisa envolvem a avaliação da patofisiologia das doenças que afetam a mucosa oral e as glândulas salivares, incluindo o câncer de boca, com foco nos aspectos clínicos, imunológicos e anatomopatológicos dessas condições, a fim de identificar novas formas de prevenção e tratamento de tais afecções.
Odontologia Restauradora: Dentística, Prótese Dentária e Implantodontia Esta linha de pesquisa está focada no desenvolvimento de novas tecnologias e abordagens voltadas para a reabilitação oral estética e funcional, utilizando metodologias laboratoriais e clínicas de avaliação.

ESTRUTURAS DE PESQUISA

Laboratórios de Pesquisa
Nome Coordenador
Laboratório de Análises Toxicológicas MARIA MARTHA CAMPOS
Laboratório de Avaliação e Pesquisa em Atividade Física (LAPAFI) RAFAEL REIMANN BAPTISTA
Laboratório de Imunologia e Microbiologia SILVIA DIAS DE OLIVEIRA
Laboratório de Laser em Odontologia ROGERIO MIRANDA PAGNONCELLI
Laboratório de Materiais Dentários ANA MARIA SPOHR
Laboratório de Patologia Bucal MARIA MARTHA CAMPOS
Laboratório de Toxicologia Pré-Clínica MARIA MARTHA CAMPOS
Núcleos de Pesquisa
Nome Coordenador
Centro de Reabilitação em Fissuras Lábiopalatinas (CERLAP) LUCIANE MACEDO DE MENEZES
Núcleo de Estatística HELIO RADKE BITTENCOURT
Centros de Pesquisa
Nome Coordenador
Centro de Pesquisa em Toxicologia e Farmacologia MARIA MARTHA CAMPOS