Histórico

O SAPP (Serviço de Atendimento e Pesquisa em Psicologia) foi criado em 1974 por um grupo de alunos vinculados ao Diretório Acadêmico da FAPSI que, supervisionados pelo coordenador da disciplina de Psicologia Clínica passaram a atender pessoas encaminhadas pelo SAJUG (Serviço de Assistência Jurídica Gratuita da Faculdade de Direito/PUCRS) para acompanhamento e avaliação psicológica. Em 1975, realizou-se o primeiro estágio curricular no SAPP e, em 1979, iniciou-se a prática do Programa de Pós-Graduação.

No período entre 1982 e 1986, o Serviço passou por um processo de redimensionamento, integrando à Psicoterapia de Orientação Psicanalítica já existente, a Psicoterapia Centrada na Pessoa e a avaliação do Sistema Familiar. Nesta época, também, foram implantadas atividades clínicas e comunitárias no Campus Aproximado da PUCRS – Vila Nossa Senhora de Fátima, atual Centro de Extensão Universitária da PUCRS, localizado na Vila Cruzeiro, Porto Alegre.

Outra expansão do SAPP (1994-2004) ocorreu com a inclusão das Práticas Disciplinares de Psicopatologia e Psicodiagnóstico; a implantação de programas de atendimento para pessoas com situação de adoção e quadros psicossomáticos e com a viabilização de novos projetos de intervenção na comunidade.

Em 2005, iniciou-se o delineamento do projeto de inovação do Serviço, com a implantação do Programa SAPP/SAJUG, a integração da linha Cognitivo-Comportamental ao estágio em Psicologia Clínica e o incremento da integração entre a prática clínica e a pesquisa.

Em 2009, por ocasião da comemoração aos 35 anos do SAPP, publicou-se o livro “Fazer Psicologia: uma experiência em clínica-escola”, organizado pela Profª Mônica Medeiros Kother Macedo, coordenadora do Serviço nesta época. Este trabalho propôs registrar e compartilhar a diversidade das atividades e experiências vivenciadas no contexto da clínica-escola em uma Universidade.

A partir de 2011, seguiram-se períodos de ampliação do Serviço, acompanhando a evolução histórica da própria Psicologia, a abertura do campo de atuação do psicólogo, além das mudanças do projeto pedagógico do curso alinhados às Diretrizes Curriculares Nacionais. Tais ampliações, que também levam em conta os conceitos de inovação e integração de rede de serviços, incluiu a consolidação e a implantação de diferentes núcleos/campos da Psicologia dentro do SAPP.

Assim, o Serviço conta, em 2021, com o Núcleo de Práticas, Núcleo de Psicologia Clínica (abordagens Psicanalítica, Sistêmica e Cognitivo-comportamental), Núcleo de Psicologia da Carreira e do Trabalho, Núcleo de Psicologia Social e Institucional e Núcleo de Psicologia Escolar e Educacional.

Ao longo destes 47 anos, foram realizados diversos Simpósios e Jornadas Internas e, em 2019 o SAPP sediou o Encontro dos Serviços Escolas do Rio Grande do Sul em 2019.

O Serviço de Atendimento e Pesquisa em Psicologia da PUCRS justifica e reafirma, a cada ano, o seu compromisso ético e técnico com o desenvolvimento de competências relativas à formação profissional e como espaço de prática extensionista de atendimento à comunidade.

Sejam bem-vindos(as) ao SAPP!

Fernanda Cesa Moraes e Renata Plácido Dipp

Coordenação