Professor da PUCRS participa de livro lançado pelo Comitê Olímpico Internacional

Nelson Todt, do curso de Educação Física, é referência na história dos Jogos Olímpicos

Por: ECSV

01/12/2023 - 12h08

“Pierre de Coubertin – Vida, visão, influências e conquistas do fundador dos Jogos Olímpicos modernos” tem a contribuição de Nelson Todt

No último dia 25, a PUCRS celebrou o anúncio de um novo documento de referência publicado pelo Centro de Estudos Olímpicos do Comitê Olímpico Internacional (CEO COI). Trata-se do livro “Pierre de Coubertin – Vida, visão, influências e conquistas do fundador dos Jogos Olímpicos modernos”.

A obra tem a participação do Prof. Nelson Todt, vice-presidente do Comitê Internacional Pierre de Coubertin (CIPC) e coordenador do Grupo de Pesquisa em Estudos Olímpicos (GPEO), vinculado ao curso de Educação Física da Escola de Ciências da Saúde e da Vida da PUCRS. A universidade é sede do Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin.

“Esta publicação é o resultado de um longo e frutífero esforço colaborativo entre o CEO COI, o CIPC e o Comitê Francês Pierre de Coubertin”, explica Todt. Para o estudioso, isso significa “um dos marcos visando a representação da PUCRS em iniciativas referentes aos Jogos Olímpicos de Paris em 2024”.

A data desta publicação é simbólica, pois há 131 anos, em 25 de novembro de 1892, Pierre de Coubertin, francês que ficou conhecido como o fundador dos Jogos Olímpicos Modernos, apresentava pela primeira vez a sua visão para a restauração dos Jogos Olímpicos, na Universidade Sorbonne, em Paris.

Totalmente disponível em formato digital através da Biblioteca Olímpica Mundial, o livro é bem documentado com fontes e ricamente ilustrado, este documento deve servir todas as pessoas que necessitam de uma fonte confiável de informações, seja para iniciativas educacionais, acadêmica e culturais relacionadas aos Jogos Olímpicos.