Pesquisador da PUCRS integra equipe do mural em homenagem a Daiane dos Santos

Luís Henrique Rolim foi o responsável pela pesquisa sobre a trajetória esportiva e pessoal da ex-ginasta

10/11/2023 - 14h42

A ex-ginasta será homenageada em mural no centro de Porto Alegre. / Foto: G1/Divulgação

A cidade de Porto Alegre vai ganhar mais um mural: dessa vez, a obra que busca homenagear a ex-ginasta Daiane dos Santos ficará na fachada lateral do prédio da Fecomércio no centro da Capital. O professor do curso de Educação Física da Escola de Saúde e Ciências da Vida da PUCRS e pesquisador do Grupo de Pesquisa em Estudos Olímpicos, Luís Henrique Rolim, faz parte da equipe do projeto ao lado do seu irmão e muralista Kelvin Koubik. Com 50 metros de altura, o mural DOS SANTOS é uma iniciativa da oitava edição da Virada Sustentável. 

A pesquisa realizada por Rolim é parte fundamental para a elaboração do mural, já que serve de base para desenvolvimento do conceito e dos elementos que irão compor a obra de arte. Além da pesquisa documental sobre a trajetória esportiva, o pesquisador entrevistou Daiane dos Santos para compreender aspectos da vida da hoje embaixadora da ONU Mulheres. 

“Nós buscamos informações através de fontes escritas sobre os aspectos da trajetória da Daiane também da vida pessoal da ex-ginasta. Depois nós fizemos uma entrevista exclusiva com ela para captar elementos simbólicos. A entrevista foi um elemento principal da pesquisa e a gente entregou todo esse relatório para o artista desenvolver a sua arte a partir disso. Diferentes elementos simbólicos que vão poder ser vistos na pintura que tem subsídio na pesquisa.” 

Leia mais: 8 artistas negros para conhecer e se inspirar

A homenagem destacará em primeiro plano a força de uma menina que conquistou o mundo e, é também, uma referência aos 20 anos do primeiro título mundial conquistado por Daiane dos Santos, ouro no solo no Campeonato Mundial disputado em Anaheim, nos Estados Unidos. O mural pode ser visto ao lado da elevada da Conceição, em um dos principais acessos à Capital. 

Em 2022, o artista e o pesquisador já estiveram juntos no Catar para elaboração do mural SEM FRONTEIRAS, uma homenagem da Embaixada do Brasil em Doha para o país que sediava a Copa do Mudo de futebol. Kelvin Koubik também é o autor do mural que fica no Prédio 6, em frente à Rua da Cultura na PUCRS. 

“É sempre uma satisfação trabalhar com o Kelvin, e a gente sempre buscou achar a formas de desenvolver trabalhos em conjunto. E agora a gente vem conseguindo, principalmente em trabalhos que envolvem aspectos do esporte que é a minha especialidade. Esperamos que outros projetos aconteçam para continuamos essa parceria.” 

Leia também: Mérito Cultural PUCRS será entregue a Martinho da Vila em 2023

Sobre a Virada Sustentável 

A Virada Sustentável é um movimento de mobilização para a sustentabilidade que organiza o maior festival sobre o tema na América Latina e um dos maiores do mundo. Ocorre em diferentes cidades do país e, em 2019, foi reconhecido pela ONU como um dos três eventos mais importantes na promoção dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Em Porto Alegre, chega a sua oitava edição. A Virada Sustentável traz amplo número de atividades culturais e artísticas que promovem a conscientização ambiental e social. O objetivo é contribuir para a construção de um mundo melhor e mobilizar pessoas para uma guinada sustentável, a partir de uma abordagem positiva, propositiva, que não apenas aponte problemas, mas também caminhos e soluções possíveis para a sociedade. 

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas