Coordenador do Grupo de Pesquisa em Estudos Olímpicos da PUCRS palestra na Argentina

Referência internacional no assunto, Nelson Todt falou sobre Olimpismo e Valores Olímpicos

Por: ECSV

10/04/2023 - 17h56

O professor Nelson Todt, da Escola de Ciências da Saúde e da Vida (ECSV) da PUCRS, participou como conferencista convidado na Sessão pan-americana de Academias Olímpicas, no final de março, em Buenos Aires (Argentina).

Professor Nelson Todt, da Escola de Ciências da Saúde e da Vida (ECSV) da PUCRS, na Sessão pan-americana de Academias Olímpicas, na Argentina FOTO: arquivo pessoal

O docente da ECSV apresentou duas ênfases durante a sua estada no evento. No primeiro dia, explanou sobre “O Olimpismo do futuro e para novas gerações”. Já no segundo dia, tratou do tópico “A relevância e o dinamismo dos Valores Olímpicos na atualidade”. “Esses temas são relativos a algumas preocupações do movimento olímpico moderno e encontram ressonância na sociedade. Então precisamos pensar sobre o Olimpismo do futuro, como as novas gerações vão lidar e reconhecer estes valores. Precisamos pensar qual a relevância desses temas, desses valores, dessa proposta que se utiliza do esporte a partir de valores humanos considerados atemporais”, explica o professor.

Todt é coordenador do curso de especialização “Esporte, Educação e Olimpismo”, da PUCRS, que tem início em agosto. O intuito é formar profissionais para atuarem na área de Olimpismo, Educação Olímpica e Estudos Olímpicos, abrangendo aspectos educacionais, formativos, sociais, ecológicos e operacionais do esporte. “Teremos alunos de toda a América Latina e de outros países de língua espanhola e português. Estes temas serão distribuídos em diferentes propostas, mas sempre sinalizando a origem, o presente e o futuro do Olimpismo”, comenta Todt.

A Sessão pan-americana de Academias Olímpicas, organizada pela PanamSports – órgão máximo do Movimento Olímpico no Continente Americano – e pelo Comitê Olímpico Argentino, marcou o primeiro encontro presencial pós-pandemia permitindo o retorno de diferentes experiências aprendidas e compartilhadas deste intercâmbio de especialistas das Américas e da Europa.

A conferência reuniu mais de 60 lideranças no âmbito do esporte, no foco do debate sobre a pauta exibida e a importância de seus valores à sociedade. Dentre os convidados, estavam presentes personalidades como o professor Gary Rhodes, do Comitê Pierre de Coubertin dos Estados Unidos, Maria Bogner, do Centro Estudos Olímpicos do Comitê Olímpico Internacional, e o professor Emilio Fernández, da Universidade Autônoma de Barcelona (Espanha), instituição que possui convênio com a PUCRS.

Como representante do Grupo de Pesquisa em Estudos Olímpicos da PUCRS (GPEO), Todt relata que, apesar de o Brasil não ter uma academia olímpica em funcionamento, não deixa de estar presente pela tradição em ações voltadas para o Olimpismo e também pelo desenvolvimento dos estudos olímpicos. “O GPEO foi inaugurado em 2002. Nele pesquisamos fenômenos que envolvem o esporte e o movimento como um todo. Temos distintas abordagens que, historicamente, tratamos no grupo com parcerias de cursos de outras Escolas. Houve trocas com a Arquitetura, com a Comunicação, com a Letras e, recentemente, com a Psicologia. A ideia é produzir um olhar multidisciplinar sobre o objeto de estudo, fazer reflexões desde aspectos da competição em si, mas também a outros elementos que são concernentes à sociedade moderna, pois extrapolam o campo de jogo e também preocupam em diferentes instâncias da vida”, explica.

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas