Biohub de empreendedorismo e inovação em saúde da PUCRS marca presença no South Summit Brasil

Responsável pela iniciativa esteve na edição porto-alegrense do evento internacional

Por: ECSV

04/04/2023 - 09h14

Professor Rafael Baptista, da Escola de Ciências da Saúde e da Vida (ECSV), no South Summit, em Porto Alegre. Foto: Arquivo Pessoal

O Biohub da PUCRS marcou presença no South Summit na última semana. Líder do principal braço que interliga startups da área de saúde e a universidade, o professor Rafael Baptista, da Escola de Ciências da Saúde e da Vida (ECSV), avalia como muito positiva a troca de experiência

O head do Biohub se reuniu com diversas empresas e destaca dois exemplos de fora do Brasil. O primeiro caso é uma plataforma chilena que, por meio de uma inteligência artificial, busca diminuir a desmarcação de pacientes em consultas com profissionais da saúde. “O cancelamento gera muito prejuízo, porque bloqueia a agenda. Eles querem trazer essa tecnologia que já está em vários países aqui para o Brasil”, explica Baptista.  

Já o segundo destaque feito por ele é uma tecnologia norte-americana que auxilia as pessoas que possuem problemas com drogas. O algoritmo da empatia, como é denominado pelo seu criador, promove apoio a estes indivíduos que, por meio da plataforma, se consegue dizer quando o cidadão está precisando de ajuda, e tem prevenido um percentual importante de suicídios nos Estados Unidos.  

De acordo com o professor, essa inovação está tendo êxito a ponto de seu uso pelo Exército estar sendo discutido. “Eles estão negociando para incorporar essa tecnologia nas forças armadas norte-americanas, que contabilizam muitos problemas de depressão, suicídio e stress pós-traumático pelos militares. Como temos no Brasil esse problema gigantesco que é o número de dependentes químicos, essa inovação poderia ser incorporada pelo Sistema Único de Saúde”, conta Rafael Baptista. 

Como representante do Biohub da universidade, o professor Rafael relata que, durante a sua estada no South Summit, surgiram algumas perspectivas de negócios. Ele salienta uma troca com um fundo de investimentos carioca focado em saúde. “É uma empresa que busca startups na área de saúde para investir. Eles são do Rio de Janeiro e ficaram sabendo do nosso hub em saúde aqui no Tecnopuc”, revela. 

Por meio do Tecnopuc, do Instituto do Cérebro (InsCer), do Hospital São Lucas (HSL), da Escola de Ciências da Saúde e da Vida (ECSV) e também da Escola de Medicina (ESMED), o Biohub é uma iniciativa da universidade que engloba todo o ecossistema em saúde com intuito de promover inovação, empreendedorismo e geração de riquezas, favorecendo muito a formação dos estudantes da PUCRS. 

 “Temos como objetivo articular todo o nosso campus da saúde com o nosso parque científico-tecnológico para justamente promover inovação e empreendedorismo em saúde, tanto a iniciativas que surjam da universidade, projetos acadêmicos que tenham potencial em se transformar em negócios que possam ir ao mercado, mas, também o contrário, aproximar o mercado da nossa escola”, explica o professor. 

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas