Estudantes de Enfermagem da PUCRS participam de simulação de incêndio de grandes proporções

Objetivo do treinamento é aprimorar protocolos de socorro das equipes de emergência de Porto Alegre

Por: ECSV

22/03/2023 - 10h37

Nesse final de semana, estudantes do curso de Enfermagem da ECSV (Escola de Ciências da Saúde e da Vida) da PUCRS – alguns membros do Grupo de Estudos da Enfermagem (Geenf) – participaram de uma simulação de incêndio, que mobilizou dezenas de profissionais, em Porto Alegre. Acompanhados da Professora Janete de Souza Urbanetto, os acadêmicos viram bem de perto como as equipes de emergência da capital enfrentariam, de forma integrada, uma situação de catástrofe.

Na simulação desse domingo, promovida pelo Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (Sindhospa), um incêndio fictício em uma ala hospitalar do Hospital Moinhos de Vento deixou cerca de 40 vítimas. Agentes de segurança Corpo de Bombeiros e diversos profissionais de saúde de oito hospitais da cidade estiveram envolvidos.

Alexandra Falcão, acadêmica do quinto semestre de Enfermagem da PUCRS, foi uma das “vítimas”. “Interpretei o caso de uma jovem de 33 anos que trabalharia no hospital e teria ficado presa na casa de máquinas. Recebemos maquiagens extremamente realistas, como marcas de queimaduras e de objetos cortantes, como se realmente tivesse ocorrido uma catástrofe”, comenta Alexandra.

“Resgatada e transferida” para um hospital, a estudante de Enfermagem da PUCRS sentiu na pele o outro lado – o das vítimas, a quem está aprendendo a cuidar.

“Esse tipo de treinamento em que a gente consegue se colocar do lado da vítima é uma experiência completamente diferente: a espera pelo resgate, pelo atendimento de emergência”, afirma.

Ainda com mais certeza de que escolheu a profissão certa, Alexandra avalia como de extrema importância a experiência que a Enfermagem da ECSV lhe tem dado. “Apesar de ter sido paciente na simulação, é fácil identificar o diferencial que o curso de Enfermagem da PUCRS nos proporciona. Porque o ensino aqui é muito completo. E na PUCRS, graças aos laboratórios e aos professores, conseguimos aprender e saber que conseguiremos aplicar bem o que nos é ensinado.”