10 pesquisadores da PUCRS estão entre os mais influentes do mundo

Citada pelo impacto do seu trabalho em 2021, doutoranda Gabriela Bitencourt Ferreira é a primeira estudante de pós-graduação da PUCRS a receber o reconhecimento

11/11/2022 - 15h29
Gabriela Ferreira

Doutoranda Gabriela Bitencourt Ferreira foi reconhecida como pesquisadora influente pelo impacto dos seus estudos em 2021 / Foto: Arquivo pessoal

Entender a memória humana e o funcionamento do cérebro, identificar novas espécies e preservar a biodiversidade, desenvolver vacinas, estabelecer novos tratamentos e formas de prevenção para doenças, analisar as diferentes aplicações das tecnologias, compreender as relações e os comportamentos sociais. Em um mundo cada vez mais complexo, as contribuições da pesquisa científica para a sociedade são inúmeras e ainda mais urgentes.  

Na Universidade, pesquisadores e pesquisadoras atuam diariamente para gerar respostas aos desafios presentes em todas as áreas. Com publicações em revistas científicas nacionais e internacionais, são reconhecidos pela produção de conhecimento. 

De acordo com o levantamento publicado na revista PLOS Biology, 10 pesquisadores da Universidade estão entre os mais influentes do mundo e, pela primeira vez, uma estudante de pós-graduação da PUCRS é citada pelo impacto do seu trabalho em 2021.  

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular da PUCRS, Gabriela Bitencourt Ferreira possui 23 artigos publicados e seus estudos somam 461 citações na Scopus. Somente em 2021, os trabalhos foram citados 189 vezes.  

A trajetória de Gabriela como pesquisadora iniciou ainda durante a graduação na PUCRS. A experiência na Iniciação Científica possibilitou a publicação de seis artigos científicos e 14 capítulos de livros.  A estudante ressalta que o incentivo à pesquisa científica na Universidade foi parte importante de todos os passos para que hoje ela conseguisse ser uma cientista. 

“A Iniciação Científica permite termos uma visão prática sobre certas áreas do nosso curso, te ensina sobre o que é a ciência e como desenvolver um projeto de pesquisa. Uma iniciação científica de qualidade, em que é possível participar ativamente de um projeto de pesquisa, pode te garantir diversas oportunidades no final da graduação”, aconselha Gabriela. 

A estudante se formou na graduação no final do segundo semestre de 2019, e logo após conquistou o 1º lugar na seleção para o doutorado da PUCRS. Em 2020, Gabriela foi premiada internacionalmente pelo estudo que propõe a utilização da inteligência artificial para diminuir o tempo e o custo do desenvolvimento de medicamentos contra o câncer. A doutoranda conquistou a terceira colocação (3rd Degree Diploma) no XXVIII Symposium on Bioinformatics and Computer-Aided Drug Discovery, que aconteceu em Moscou, capital da Rússia.

Carla Bonan

Professora Carla Bonan / Foto: Matheus Gomes

Também em 2020, como membro do Laboratório de Bioquímica Estrutural da Escola de Ciências da Saúde e da Vida, Gabriela atuou na força-tarefa da PUCRS contra a Covid-19. Com a coordenação do professor Walter Filgueira, o laboratório desenvolveu pesquisas computacionais focadas em proteínas alvos para a descoberta de fármacos em potencial para tratar a Covid-19.

Mais influentes em 2021 

Junto a Gabriela, seis docentes das escolas de Medicina e de Ciências da Saúde e da Vida também estão presentes entre os pesquisadores/as mais influentes em 2021. Além dos docentes em atuação, a lista tem a presença do neurocientista Ivan Izquierdo – referência mundial no estudo da memória -, que faleceu em 2021.  

Conheça os/as pesquisadores e pesquisadoras: 

Carla Denise Bonan  

Em 2020, foi indicada pelo projeto Open Box da Ciência como uma das 50 pesquisadoras mais influentes na área de Ciências Biológicas. Seu estudo sobre Neuroquímica e Psicofarmacologia em zebrafish (também conhecido como peixe-zebra, da espécie Danio rerio, que tem sido utilizado como modelo experimental para estudos em diferentes áreas), permitiu um avanço no estabelecimento de novas abordagens metodológicas e colaboração com diversas universidades.

iván izquierdo

Iván Izquierdo / Foto: Bruno Todeschini

Também foi destaque pelo pioneirismo em dois estudos com análises cienciométricas sobre o crescimento de pesquisas envolvendo o zebrafish na ciência brasileira, com importantes contribuições na produção científica e na utilização deste modelo nas áreas de Neurociência e Farmacologia. Possui 229 artigos e 6.367 citações na Scopus. Além das atividades como pesquisadora e professora na Escola de Ciências da Saúde e da Vida da PUCRS, atuou com Gestão Acadêmica como Coordenadora de Programa de Pós-Graduação, Diretora de Pesquisa e Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação por 14 anos.  Atualmente, integra o projeto Mulheres na Ciência. 

Iván Izquierdo 

Neurocientista referência mundial no estudo da memória, o professor e pesquisador faleceu no dia 9 de fevereiro de 2021, aos 83 anos. Nascido em Buenos Aires, adotou o Brasil como seu país em 1973, ao chegar, primeiramente, em Porto Alegre. Ao longo de sua trajetória, publicou mais de 570 artigos e seu trabalho foi citado mais de 27 mil vezes, de acordo com a Scopus.

Moisés Bauer

Moisés Bauer / Foto: Matheus Gomes

Considerado um dos maiores pesquisadores do mundo na área de fisiologia da memória, o neurocientista recebeu mais de 60 prêmios e distinções nacionais e internacionais. Na PUCRS, coordenou o Centro de Memória do Instituto do Cérebro (InsCer) e como professor atuou nos Programas de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica e em Medicina e Ciências da Saúde. 

Moisés Bauer

Referência internacional sobre imunossenescência, em 2021 foi destacado entre os dez principais pesquisadores da área no site Expertscape. Possui 120 artigos publicados e 3.966 citações de seus estudos, de acordo com a Scopus. Em 2021, conduziu uma pesquisa científica pioneira que apontou a relação entre o estresse psicológico e a aceleração do envelhecimento fisiológico e imunológico em vários aspectos.  

Leia também: O estresse está envelhecendo as pessoas mais rápido, aponta pesquisa 

Renato Stein 

Renato Stein

Renato Stein / Foto: Matheus Gomes

Referência nacional e internacional nos estudos sobre asma e doenças respiratórias pediátricas, desenvolveu diversas pesquisas associadas a universidades brasileiras e do exterior, participando também como colaborador em inúmeras publicações científicas de impacto. Possui 170 artigos publicados e 8.042 citações referentes aos seus estudos, de acordo com a Scopus.

Na PUCRS, coordena o Centro Infant da Escola de Medicina e grupos de pesquisa sobre doenças respiratórias pediátricas. É professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Medicina Pediatria e Saúde da Criança. Durante a pandemia, colaborou com estudos para relatar a detecção de vírus sincicial respiratório (VSR) e influenza durante o período de distanciamento social. 

Roberto Esser dos Reis  

Referência mundial na área de ictiologia, possui mais de 165 artigos publicados e 3.719 citações na Scopus, além de realizar a descoberta de 129 espécies de peixes. Em 2021 recebeu o Robert H.  Gibbs Jr. Memorial Award for Excellence in Systematic Ichthyology, prêmio de maior prestígio da ictiologia mundial.

Roberto Esser

Roberto Esser / Foto: Matheus Gomes

É professor na Escola de Ciências da Saúde e da Vida da PUCRS e Regional Chair para a América do Sul do Freshwater Fish Specialist Group da União Internacional para a Conservação da Natureza e Wetlands International. Fundador e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Ictiologia. 

Leia também: Professor da PUCRS recebe a mais importante premiação mundial sobre o estudo de peixes 

Walter Filgueira de Azevedo Jr. 

Referência na área de bioinformática, o professor desenvolve estudos sobre aprendizado de máquina, sistemas complexos e biologia de sistemas computacionais. Possui 6.851 citações de 184 artigos, na Scopus. Em 1998, participou de um projeto de pesquisa com a NASA que enviou proteínas para cristalizar em ambiente de microgravidade a bordo do Ônibus Espacial Discovery (STS-95).

Walter Filgueira

Walter Filgueira / Foto: Matheus Gomes

Desenvolveu o conceito de Scoring Function Space e criou diversos softwares livres para explorar esta hipótese. É coordenador do Laboratório de Bioquímica Estrutural da Escola de Ciências da Saúde e da Vida da PUCRS e atuou na força-tarefa da Universidade no combate à Covid-19.  

Leia também: A interação entre os fármacos e o cérebro.   

Pesquisadores mais influentes ao longo da carreira 

Além de estarem entre os mais influentes em 2021, os professores Iván Izquierdo, Roberto Reis e Walter Filgueira também integram a lista dos mais influentes ao longo de toda a carreira.  

Estão presentes na lista, ainda, os docentes André Palmini, Fernando Gehm Moraes e Rafael Bordini. Conheça os pesquisadores e sua atuação: 

André Palmini 

andré palmini

André Palmini / Foto: Bruno Todeschini

Referência nacional e internacional em neurologia e epilepsia, o professor possui mais de 150 artigos de alto impacto e 5.792 citações na Scopus. É chefe do Serviço de Neurologia do Hospital São Lucas, diretor científico do Programa de Cirurgia da Epilepsia do HSL e professor titular de neurologia do Núcleo de Neurociências da Escola de Medicina e do Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde da PUCRS. 

Fernando Gehm Moraes 

Referência nacional em automação, segurança e design de sistemas. Sua tese, defendida em 1994, recebeu a distinção Très Honorable avec Félicitations du Jury. Em 2005 foi reconhecido com o prêmio Best Conceptual Design na DATE Conference, a principal conferência da Europa em automação de design de microeletrônica.

Seu atigo HERMES: an Infrastructure for Low Area Overhead Packet-switching Networks on Chip, é citado por mais de 750 outros artigos. Ao todo, o professor possui o professor possui mais de 252 artigos e 2.902 citações na Scopus 

Rafael Bordini  

Fernando Gehm / Foto: Matheus Gomes

Desenvolve estudos na área de Inteligência Artificial, com foco em Sistemas Multiagentes, elementos de linguagens de programação, verificação formal e engenharia de software. Possui mais de 181 artigos publicados e 3.553 citações na Scopus.

Entre seus principais temas de estudo está o aprendizado de máquina para resolver problemas na área da saúde e sustentabilidade, além de usos responsáveis e éticos da IA para o bem social, como o suporte à alocação de leitos hospitalares e regaste em situações de desastres naturais. É coordenador do Laboratório de Processamento de Linguagem Natural e do Núcleo de Inteligência Artificial da Escola Politécnica da PUCRS.  

Sobre o levantamento de pesquisadores mais influentes

O estudo, realizado pela Universidade de Stanford, analisa todas as áreas do conhecimento humano e lista pesquisadores/as mais influentes ao longo de toda a carreira e os/as mais influentes no ano avaliado. 

Rafael Bordini / Foto: Matheus Gomes

De acordo com o estudo, as métricas de citação são amplamente utilizadas, mas nem sempre de forma correta. Por isso, a Plos Biology criou um banco de dados disponível ao público e que menciona os 100 mil principais cientistas do planeta, considerando informações padronizadas sobre citações, índice h, índice hm ajustado de coautoria, citações de artigos em diferentes posições de autoria e um indicador composto. Neste banco, os dados separados são mostrados para impacto ao longo da carreira e por ano. 

O levantamento utiliza métricas com e sem autocitações e proporção de citações para artigos citados. Os cientistas são classificados em 22 campos científicos e 176 subcampos. Os percentis específicos de campo e subcampo também são fornecidos para todos os cientistas que publicaram pelo menos cinco artigos. Os dados de toda a carreira são atualizados para o final de 2021 e os dados de um ano recente referem-se a citações recebidas durante o de 2021. 

O mundo precisa de você aqui 

Um mundo com tantos desafios, precisa de pesquisadores! Na PUCRS, você desenvolve o conhecimento em uma das melhores universidades da América Latina, reconhecida pela excelência da sua pós-graduação. A Universidade está com processo seletivo aberto até o dia 2 de dezembro para 20 programas de mestrado e doutorado em diferentes áreas. Continue seu caminho na PUCRS!

INSCREVA-SE NA PÓS-GRADUÇÃO PUCRS

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas