PUCRS é uma das 10 melhores universidades brasileiras em ranking da América Latina

Além da 14ª posição no ranking geral, a Universidade é a única universidade privada da Região Sul do Brasil elencada e figura em segundo lugar entre todas as IES privadas brasileiras

15/07/2022 - 12h32
Desde 2016 mantivemos uma posição de destaque nesse ranking, considerado um dos mais importantes indicadores de ensino superior mundial

Desde 2016 a PUCRS mantém uma posição de destaque no ranking, considerado um dos mais importantes indicadores de ensino superior mundial Foto: Igor Bandera

De acordo com o novo levantamento Times Higher Education (THE) Latin America 2022, divulgado nesta quinta-feira, dia 14 de julho, mais uma vez a PUCRS está entre as melhores universidades da América Latina e Caribe. A instituição aparece como a melhor universidade privada da Região Sul do Brasil, em segundo lugar entre todas as instituições de ensino superior (IES) privadas brasileiras e manteve a 14ª posição entre todas, considerando 197 instituições avaliadas, de 13 países.  

Desde 2016, a PUCRS vem mantendo uma posição de destaque. No ranking – considerado um dos mais importantes indicadores de ensino superior mundial –, a Universidade se destaca especialmente no quesito Citações, sendo a 6ª melhor IES brasileira (entre públicas e privadas). O reconhecimento destaca a influência da pesquisa a partir das publicações indexadas entre 2017 e 2022. 

Segundo o Times Higher Education (THE), as universidades são analisadas em cinco áreas: ensino (36%), pesquisa (34%), impacto de citação (20%), participação internacional (7,5%) e receita da indústria (2,5%). A colocação da PUCRS demonstra o resultado do trabalho desenvolvido nestas áreas e reforça o compromisso da instituição com o impacto positivo na sociedade, a produção de conhecimento e o ensino de excelência. 

Também entre as melhores do mundo 

No mês de junho, pelo segundo ano consecutivo, a PUCRS também foi a única universidade privada do Rio Grande do Sul presente no QS World University Rankings 2023. O levantamento classificou a Universidade entre as melhores do Brasil, como a terceira melhor Instituição de Ensino Superior (IES) privada do País. 

Realizado pela empresa britânica Quacquarelli Symonds (QS), o ranking analisou 2.462 universidades em 100 países, e destas, 1.422 foram ranqueadas. O Brasil possui 35 instituições listadas, sendo apenas quatro do Rio Grande do Sul. Além da PUCRS, estão presentes a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). 

Saiba mais sobre o o Times Higher Education 

O Times Higher Education (THE) é um ranking britânico considerado um dos mais relevantes do mundo. A revista inglesa, que publica notícias e artigos referentes a educação superior, é afiliada ao jornal The Times, que anualmente elabora um conjunto de rankings considerado um dos mais abrangentes, equilibrados e confiáveis. No levantamento deste ano, 197 instituições de 13 países estão na lista. 

Entre as 20 primeiras colocadas, 14 são brasileiras e, destas, apenas duas são IES privadas, o que coloca a PUCRS junto das nove melhores federais do País. O Brasil é o mais representado, com 72 instituições, seguido pelo Chile com 30, Colômbia com 29 e México com 26. O ranking é elaborado com base em cinco indicadores principais e as instituições recebem uma pontuação para cada critério, que têm pesos diferentes para a nota final. Confira a metodologia de avaliação utilizada em 2022. 


Leia Mais Veja todas