Professora da PUCRS é contemplada no Programa Cátedra Tübingen

Fernanda Morrone será professora visitante na Alemanha em 2024 e conduzirá projeto sobre modulação farmacológica de proteínas quinases na resposta à radioterapia

06/02/2024 - 17h44

Fernanda Marrone, docente da Escola de Ciências e Saúde da Vida da PUCRS, irá atuar como professora visitante na Alemanha. / Foto: Giordano Toldo

A professora e pesquisadora da Escola de Ciências da Saúde e da Vida Fernanda Morrone foi contemplada no Programa Cátedra Tübingen, uma parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a Universidade de Tübingen, por intermédio do Baden-Württembergisches Brasilien- und Lateinamerika-Zentrum. Fernanda conduzirá uma pesquisa na área de Farmacologia, com abordagem multidisciplinar, que investiga o efeito de moléculas inibidoras de proteínas quinase na resposta de tumores cerebrais à radioterapia. A pesquisadora acredita que seu trabalho pode resultar em novas estratégias de tratamento para os tumores, baseadas na descoberta de alvos terapêuticos. 

Fernanda explica que o Centro Tübingen para Descoberta e Desenvolvimento Acadêmico de Medicamentos (TüCAD2) é reconhecido como um centro de excelência na descoberta acadêmica de fármacos. “Acredito que essa experiência será um marco significativo em minha carreira de pesquisadora, proporcionando aprendizado, colaborações internacionais e contribuindo para o avanço da ciência no Brasil”, celebra.  

Para a pesquisadora, a bolsa concedida pelo Programa Tübingen Cátedra em Farmácia e Farmacologia representa uma oportunidade única para aprimorar e expandir as pesquisas e as colaborações nestas áreas.  

“A natureza interdisciplinar da proposta é particularmente empolgante, permitindo também a participação e mobilidade de outros docentes e alunos dos Programas de Pós-Graduação da PUCRS em projetos de pesquisa”, completa. 

Parceria consolidada 

As atividades na Universidade de Tübingen estão previstas para ter início em março deste ano, e a pesquisadora mantém uma forte colaboração com a instituição alemã, tendo publicações em parceria nas áreas de farmacologia e química medicinal. A parceria com o Centro Tübingen para Descoberta e Desenvolvimento Acadêmico de Medicamentos (TÜCAD2), liderado pelo professor e pesquisador Stefan Laufer, é especialmente importante, considerando sua vasta experiência na pesquisa e desenvolvimento de fármacos.  

“O TÜCAD2 é reconhecido como um centro de excelência na descoberta acadêmica de fármacos. Essa colaboração fortalecerá os laços internacionais entre as Universidades, promovendo avanços significativos na pesquisa, especialmente nas áreas cruciais de oncologia e doenças inflamatórias”, adiciona Fernanda. 

Sobre a pesquisadora 

Graduada em Farmácia pela Universidade Católica de Pelotas, mestrado e doutorado em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atualmente é bolsista de Produtividade do CNPq, professor titular da Escola de Ciências da Saúde da PUCRS, onde ministra as disciplinas de Farmacologia e Farmácia Clínica. É membro da Sociedade Brasileira de Farmacologia Terapêutica e Experimental e membro do Clube Brasileiro de Purinas. É consultora e revisora de periódicos científicos nacionais e internacionais e atua como consultor de várias instituições. Tem experiência na área de Farmacologia, com especial interesse no estudo do sistema purinérgico, ATP, receptores purinérgicos e radioterapia em gliomas, e outros tipos de câncer. 

Leia também  

 

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas