5 dicas de como se preparar para fazer a prova online do Vestibular

Confira sugestões e detalhes importantes que você não pode esquecer no dia do exame

27/10/2022 - 07h59
redação, aula online

Foto: Unsplash

Se você já fez a sua inscrição para o Vestibular 2023, agora é só se preparar e se concentrar para o dia da prova de redação online. Confira alguns pontos que vão ajudar você a evitar imprevistos e a responder o exame com mais tranquilidade. 

A prova tem duração total de 1h ininterrupta, contada a partir da autorização do seu início. O Vestibular da PUCRS contará com uma plataforma especializada com mecanismos de segurança para evitar fraudes. 

Anote as dicas e saiba como se preparar: 

1. Não tente colar

Não utilize materiais de consulta durante a prova, pois tudo o que você fizer será registrado. A plataforma utilizada conta com recursos de plug-in; vigilância online por inteligência artificial e por um humano; gravação do vídeo, som e tela de participantes e processo de autorização para início da prova.

2. Cuidado para não se atrasar

É necessário acessar o sistema pelo menos 20 minutos antes do horário da prova para realizar a captura de imagem do rosto do candidato ou candidata e dos documentos de identificação. Confira seu e-mail e senha de acesso antes de iniciar a prova e não deixe outras páginas e programas abertos no computador.

3. Separe os documentos necessários

No momento da captura dos documentos você poderá utilizar a Carteira de Identidade, Registro de Identidade Civil (RIC), Registro Nacional de Estrangeiro (RNE), Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Carteira de Trabalho, Passaporte e, em caso de estrangeiros/as, o visto também vai valer. O documento escolhido precisa estar dentro da validade e conter foto. 

Na hora da prova online, lembre-se de apontar seu documento com a foto virada para a câmera. Não será permitido utilizar fones de ouvido, tirar print da prova, gravar a tela ou conversar com alguém, atender o telefone e sair do ambiente, podendo causar a desclassificação. 

Vestibular 20234. Escolha um ambiente tranquilo

Para evitar que alguém interrompa sua prova ou algum barulho externo atrapalhe, escolha um local silencioso, com boa iluminação e arejado. Caso o ambiente seja compartilhado, avise previamente sobre a necessidade de privacidade para fazer a prova e combine o horário. Também é importante que seu rosto apareça para a câmera, então cuide da iluminação do ambiente e, se possível, prenda o cabelo. 

5. Confira os equipamentos

Você precisará permitir que o plug-in acesse a câmera e o microfone do seu computador. Por isso é importante conferir se todos os equipamentos estão funcionando antes da prova para evitar que você tenha surpresas de última hora. 

Dica bônus: 

Não é permitida a alimentação durante a prova, mas busque se manter uma garrafinha de água ao lado. Boa sorte para você, já estamos na torcida!  Quem precisar de atestado de comparecimento para a prova deve enviar e-mail para [email protected] em até 48h após a divulgação da lista de aprovados e aprovadas. 

Para quem não realizou a inscrição, ainda dá tempo! Interessados/as podem se inscrever pelo link: pucrs.br/estudenapucrs

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas