Especialização recebe José Nelson Mucha, referência nacional em ortodontia

Professor convidado ministrou aulas na Universidade entre os dias 10 e 12 de abril

15/04/2019 - 15h42
Jose Nelson Mucha, Ortodontia,Odontologia

Professor Mucha explica fundamentos da ortodontia / Foto: Camila Cunha

Um dos mais reconhecidos ortodontistas do Brasil, José Nelson Mucha esteve na Escola de Ciências da Saúde da PUCRS, entre os dias 10 e 12 de abril, para ministrar aulas como professor convidado da disciplina de Fundamentos de Ortodontia, do curso de Especialização em Ortodontia. Docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro nos anos 1980 e 1990, e da Universidade Federal Fluminense até 2016, Mucha compartilhou parte de sua experiência e apresentou aos pós-graduandos aspectos essenciais para a atuação como futuros ortodontistas. Esta foi sua primeira atuação em sala de aula na PUCRS – incluindo algumas horas no Living 360°, embora já tenha integrado bancas de mestrado e doutorado, além de ter participado, em 2011, da reinauguração do laboratório de ortodontia do curso.

Com mais de 40 anos de carreira profissional no segmento, Mucha destacou a importância de ver os tratamentos ortodônticos para além do aspecto estético. Segundo ele, a classificação da Organização Mundial da Saúde (OMS) determina três níveis de atenção à saúde dentária, nesta ordem: combate à cárie – prioridade número 1 como problema da Humanidade; à doença periodontal – enfermidades de gengiva, para evitar a perda de dentes; e às maloclusões – desarmonia no alinhamento entre os dentes. “O maior objetivo desse treinamento que estamos fazendo, do tratamento ortodôntico e do retorno desses profissionais à comunidade, é a função dos dentes: mastigar. Se essa função estiver adequada, se os dentes estiverem harmônicos, vão funcionar bem e, consequentemente, os pacientes terão uma ótima estética dental e facial”, esclarece.

O impacto do tratamento ortodôntico

Alunos de especialização em ortodontia interagem com o professor José Nelson Mucha em sala de aula

Professor José Nelson Mucha com alunos da Especialização em Ortodontia / Foto: Susana Rizzatto

De acordo com Mucha, a doença cárie já está controlada no Brasil. O que resta melhorar é a atenção às doenças de gengiva e às maloclusões, “que são inerentes às pessoas, e nem sempre é possível prevenir ou interceptar. A maioria das vezes necessita de profissionais bem capacitados”, destaca. Questionado sobre o impacto dos dentes desarmônicos na saúde física, o docente afirma que frequentemente isso causa dor, estresse e outras disfunções, especialmente em atletas. “A função mastigatória está relacionada a duas articulações. Se os dentes tiverem uma ótima relações entre si, haverá equilíbrio funcional, repercutindo na qualidade de vida”, explica.

Sobre o ensino da odontologia no País, em nível de Graduação e de Pós-Graduação, Mucha aponta a necessidade de um controle maior de órgãos reguladores e do Ministério da Educação, especialmente na ortodontia. Em relação ao acesso da população com carência financeira a tratamentos ortodônticos, considera que a grande contribuição das universidades está em oferecer na Extensão o atendimento aos pacientes por valores acessíveis.

Iniciado em 2006, o curso de Especialização em Ortodontia está na 14ª edição. No momento, as inscrições estão encerradas, mas é possível manifestar interesse para a próxima turma neste link.

Acompanhe nas fotos momentos do último dia de aula: