Professora da PUCRS integra artigo da Nature sobre mulheres na ciência da computação

Soraia Raupp Musse foi convidada para compartilhar experiências em artigo alusivo ao Ada Lovelace Day

16/10/2023 - 11h00

Foto: Daniele Souza

A professora da Escola Politécnica Soraia Raupp Musse foi convidada para integrar um artigo da revista Nature – veículo científico interdisciplinar britânico que está entre os mais tradicionais do mundo – em alusão ao Ada Lovelace Day. A data, celebrada desde 2009 na segunda terça-feira do mês de outubro, é batizada com o nome daquela que é considerada a primeira programadora do mundo. O marco é uma celebração das conquistas femininas em áreas que até hoje são dominadas por homens, como ciência, tecnologia, engenharia e matemática. 

Soraia, juntamente com outras cinco pesquisadoras de diferentes partes do mundo, aborda a importância do protagonismo feminino na ciência da computação. O convite surgiu devido à pesquisa que a professora está desenvolvendo sobre Percepção de Gênero em Humanos Virtuais. A professora orienta aluno de doutorado, co-orientado pelo professor Angelo Brandelli, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia), e em colaboração com a professora Catherine Pelachaud, da Universidade de Sorbonne (Paris).

“É uma feliz coincidência o fato de eu também ser coordenadora do Projeto ADA, na Ciência da Computação da PUCRS”, comemora Soraia. 

Em seu artigo, a pesquisadora chama a atenção sobre como o viés de gênero está presente em toda sociedade e a relevância deste debate para a ciência da computação. Soraia fala sobre como algoritmos muitas vezes reproduzem e amplificam preconceitos e comenta sobre o trabalho desenvolvido em seu grupo de pesquisa Simulação de Humanos Virtuais, que busca explorar como tais preconceitos são reproduzidos no ambiente virtual. A docente também aborda a iniciativa do projeto ADA, conduzido pela empresa Poatek e pela PUCRS, apoiando 17 estudantes mulheres do curso de Ciência da Computação. 

Acesse o artigo completo aqui. 

Leia mais: Da graduação para o doutorado em Ciência da Computação: conheça a história de Julia Kubiak

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas