Hackatona de Engenharia de Software 2023

No mês de maio, tradicional evento de programação da Escola, reuniu diferentes alunos dos cursos de TI para propor uma solução de bem estar social, em 24h.

05/06/2023 - 15h23

Times da 6ª edição Foto: Winnie Ferreira / Politécnica

Aconteceu nos dias 26 e 27 de maio, a 6ª edição da HACKATONA de Engenharia de Software. O evento, que já uma tradição anual, reuniu mais de 80 alunos e alunas dos cursos de informática da Escola Politécnica para uma maratona de programação.

Os 14 times, com estudantes de diferentes semestres e níveis de programação, trabalharam durante 24 horas ininterruptas para elaborar e apresentar uma solução para o problema proposto da edição que era: “Como utilizar a Inteligência Artificial (IA), para promover o bem social?”

Equipe Clarity

Equipe Clarity Foto: Winnie Ferreira / Politécnica

O destaque do evento, foi para o time Clarity, que ganhou o 1º lugar com uma proposta de aplicação capaz de auxiliar pessoas com deficiência cognitiva na interpretação de textos e notícias com alguma ambiguidade.  A equipe, composta pelos estudantes Giovanni Schenato (Ciência da Computação), Lucas Dellatorre (Engenharia de Software), Guilherme Romanini (Ciência da Computação), Gabriel Tabajara (Ciência da Computação), João Pedro Feijó (Ciência da Computação), estagiários do  Laboratório de Inovação em Software da PUCRS (LIS) e pela estudante Camila Ilges (Ciência da Computação), apresentou seu pitch sobre a solução e cada integrante levou pra casa um troféu 3D, desenvolvido no IDEAR PUCRS , uma caneca da Associação Atlética Acadêmica da Computação (AAAC – Raposas) , um Headphone, oferecido pelo Instituto Eldorado e uma Alexa.

Além da premiação para os primeiros colocados, nesta edição os alunos puderam participar de uma seleção para participar da 6ª edição do Moving the Cities, a Hackaton que ocorrerá entre os dias 16 e 27 de outubro de 2023 na FH Münster, na cidade de Münster, na Alemanha. Em 2023, o Moving terá suas principais atividades em formato presencial e algumas atividades de apoio em ambiente virtual.

O evento contou com diversos patrocinadores como a Globo, Instituto Eldorado e a Creatus. Além de contar com a presença de empresas que auxiliaram os grupos nas suas jornadas de programação e participaram da banca avaliadora dos projetos, como a Triider, ADP, a DB e o Tecnopuc.

Conheça os outros ganhadores:

2º lugar: Equipe Include Devs

3º lugar: Equipe 12Steps.ai

Sobre o evento

A Hackatona de Engenharia de Software é um evento de 24 horas de programação, amizades e networking. Todos os alunos dos cursos de informática da Escola Politécnica poderão participar, independe do seu nível de conhecimento em programação. Ao final da Hackatona estão previstas várias premiações. Será um momento perfeito para se divertir, fazer novas amizades e ganhar mais conhecimento.  Esse evento é apenas para os alunos dos cursos de Informática da Escola Politécnica da PUCRS:

• Ciência da Computação
  • Ciência de Dados e Inteligência Artificial
  • Engenharia de Computação
  • Engenharia de Software
  • Sistema de Informação

Premiação

1º Lugar: Amazon Alexa + troféu e outros brindes dos apoiadores e patrocinadores.

2º lugar: JBL GO2 + troféu

3º Lugar: Mouse Games Spider Fortreck e Mousepad Fortreck + troféu