Motivada pelas tragédias de Mariana e Brumadinho, pesquisa simula multidões em ambientes alagados e semialagados

O resultado do trabalho foi aceito para publicação na conferência internacional MIG 2020

16/10/2020 - 08h47
Programação, código, computador,

Foto: Pexels

Motivado pelas tragédias de Mariana e Brumadinho, projeto realizado no Laboratório de Visualização de Humanos Virtuais (VHLab) da Escola Politécnica, tem como objetivo simular agentes caminhando contra as forças de fluidos, podendo variar a velocidade, intensidade e viscosidade do fluido, bem como a capacidade dos agentes em persistir contra a corrente. Para isso, a equipe envolvida na pesquisa desenvolveu um modelo de simulação de multidões em ambientes alagados e semialagados.

Na pesquisa, coordenada pela Professora Soraia Raupp Musse, o aluno de Ciência da Computação Diogo Schaffer, o aluno de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, André Antonitsch e o pós-doutor Amyr Neto, fizeram a integração do modelo de simulação de multidões BioCrowds desenvolvido no VHLab, com o modelo de simulação de fluídos SPlisHSPlasH, desenvolvido pelo Prof. Jan Bender da Universidade RWTH Aachen, da Alemanha. Além da integração, a equipe incluiu no modelo BioCrowds a capacidade de controlar o impacto do fluido nos agentes da multidão. Ainda, foram feitas animações para o caso de os agentes serem incapazes de vencer um fluido muito forte, como na correnteza de um rio, perdendo controle sobre suas trajetórias.

O trabalho foi desenvolvido com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), sob a parceria do Projeto Institucional de Internacionalização da PUCRS (PUCRS PrInt), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) e o resultado do estudo foi aceito para publicação na conferência ACM SIGGRAPH Conference on Motion in Games (MIG 2020). O evento será realizado nos dias 16 a 18 de outubro de 2020, de forma virtual.