Alunos de Ciência da Computação vencem premiação do SBGames 2019

O artigo abordou a relevância dos olhos na comunicação e na percepção das pessoas utilizando avatares

14/11/2019 - 14h55
Alunos de Ciência da Computação com a Premiação

Durante o SBGames 2019, maior evento acadêmico da América Latina na área de Jogos e Entretenimento Digital, realizado pela Sociedade Brasileira de Computação, os integrantes do Laboratório de Visualização de Humanos Virtuais (VHLAB) da Escola Politécnica, conquistaram o primeiro lugar da competição. Com o artigo “How do true eyes really move in video sequences?” abordaram a relevância dos olhos na comunicação e na percepção das pessoas com avatares. Nesta conferência aconteceu o concurso Workshop de Jogos, voltado para estudantes de graduação que tenham desenvolvido trabalhos relacionados a jogos digitais que apresentem resultados concretos. Os premiados foram os bolsistas de iniciação científica Willian Dias, Lucas Félix, Júlia Melgaré e os alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação Victor Araujo, mestrando e Paulo Knob, doutorando. O SBGames ocorreu entre os dias 28 e 31 de outubro.

Para a professora Soraia Raupp Musse, coordenadora do VHLAB, a experiência de participação no SBGames é muito rica pela possibilidade de conexão e aprendizado que proporciona para o seu público. “Foi uma honra grande os alunos do Curso de Ciência da Computação terem sido premiados no Workshop de Jogos na Graduação deste evento”, frisa.

Aluno Paulo Brossard com a premiação

A partir do OpenPose (biblioteca de detecção de articulações de múltiplos humanos simultaneamente), o grupo vencedor detectou dados dos olhos de um rosto humano real e depois utilizaram estas informações para animar os olhos de um personagem virtual, avaliando o impacto de tais animações quando comparadas com olhos modelados aleatoriamente e olhos animados de jogos e filmes. Para Júlia, integrante do grupo, o evento é muito interessante aos alunos e possui diversas atrações, não só para quem está inserido na comunidade científica. “Como aluna de iniciação científica na ciência da computação, a trilha de artigos da área foi muito interessante, pois em geral tratavam de técnicas e aplicações da computação para a criação de jogos e conteúdo para os mesmos. Comparecer à conferência para apresentar meu trabalho foi muito bom, pois pude conversar com outros pesquisadores e trocar ideias de como melhorar ou incrementar a minha pesquisa”, destaca.

Também foram premiados os alunos Matheus Homrich e Paulo Brossard e o ex-aluno de doutorado do programa de pós-graduação, Rodolfo Migon Favaretto, que ficou em terceiro lugar do concurso com o trabalho orientado pela professora Soraia. O tema foi “Detecting Events in Crowds Through Changes in Geometrical Dimensions of Pedestrians”, o qual abordou a correlação da detecção de eventos em vídeos com mudanças nos comportamentos dos pedestres.