Integrantes do LSA realizam testes de barcos robóticos autônomos em Rio Grande

Embarcações são equipadas com sensores de medição de qualidade da água e batimetria

14/11/2019 - 17h08
MissãoemRioGrandeLSA_Foto

Alunos Guilherme Heck, Igor Azevedo, Darlan Jurak e Professor Alexandre Amory

Barco robótico autônomo desenvolvido pelo LSA em missão

Integrantes do Laboratório de Sistemas Autônomos (LSA/PUCRS) participaram do Latin American Robotics Symposium (LARS 2019) e do Workshop Smart Seas, sobre Embarcações Autônomas e Portos Inteligentes do Brasil. Os eventos ocorreram entre os dias 23 e 26 de outubro na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Estiveram presentes o professor Alexandre Amory junto dos alunos Guilherme Heck, pós-doutorando, Darlan Jurak, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação e Igor de Souza Azevedo, bolsista de iniciação científica. Na ocasião, o grupo realizou testes em campo de barcos robóticos autônomos desenvolvidos no LSA.

Estes barcos, equipados com sensores de medição de qualidade da água e batimetria, foram testados nas localidades de Arambaré, São Lourenço do Sul, Taim e Rio Grande. Para o Professor o LARS é a principal conferência de robótica da América Latina, que permite conhecer o que colegas da área estão trabalhando e articular possíveis colaborações em rede. “Nessa edição, levamos os barcos para, não somente apresentar o artigo, mas também demonstrar os próprios barcos em funcionamento durante o decorrer da conferência”, comenta.

A Universidade Federal de Rio Grande manifestou interesse em utilizar os barcos do LSA em missões de monitoramento ambiental nos rios e lagos da região, e então executou-se testes preliminares, acompanhados pelo biólogo Paulo Mattos, em conjunto com a FURG na Lagoa Verde. Como próximo passo do projeto, o professor e os alunos estão planejando missões de monitoramento de qualidade de água em Porto Alegre, incluindo o arroio Dilúvio.