11/12/2020 - 15h30

Voluntariado em tempos de pandemia

A solidariedade que precisa se adaptar para não parar

A cada início de semestre, quando abrem as inscrições para participar do Projeto de Voluntariado Marista da PUCRS, as vagas preenchem-se em tempo recorde. São centenas de alunos, diplomados, professores e técnicos-administrativos da Universidade que se colocam ao serviço do outro por meio da Cultura da Solidariedade, atuando em mais de 50 Instituições parceiras da PUCRS.

Mas 2020 começou diferente para o projeto, que devido a pandemia viu-se desafiado a realizar adaptações junto aos voluntários e instituições para não deixar a solidariedade cessar. Foram alguns meses de adaptações até que se consolidasse uma proposta viável de atuação frente a todos os desafios que a pandemia impõe, chegando ao mês de dezembro com vinte pessoas voluntárias de forma online em duas organizações.

Para Rosa Lúcia, diplomada do curso de Biologia, que está atuando no Pão dos Pobres com atividades de reforço escolar, foi uma experiência gratificante poder doar parte do seu tempo: “trouxe realização pessoal, muito alegria e bem estar”; e acrescenta: “ter contato com crianças que vivem em outras realidades foi uma experiência extremamente valiosa para mim e muito rica – durante as aulas eles se mostraram interessados em aprender os conteúdos, são crianças educadas e inteligentes”.

Já a professora Liamara, do curso de Farmácia, que antes da pandemia atuava presencialmente na instituição Casa do Menino Jesus de Praga, passou a atuar online no Centro Social Marista – CESMAR, acompanhando jovens do Ensino Médio e conversando com eles sobre a Escola e perspectivas de vida. Ela nos conta acerca dos desafios que foi iniciar as atividades: “Imagina um belo dia alguém ligar para você e querer saber da sua vida. Foi difícil ganhar a confiança deles, foi preciso muita criatividade para descobrir os interesses deles e paciência para que confiassem em conversar”.

A maioria das Instituições não pôde se adaptar ao formato online de atuação voluntária, uma vez que as atividades necessárias exigem contato presencial. Nesses casos, mais uma vez se reforça a importância da adaptação em vista de um bem maior, sendo que mesmo não havendo presença física, podem se construir oportunidades de ser presença significativa, por meio de outras formas colaboração.

Foi olhando para essa necessidade que surgiu a Campanha Solidária de Natal, que ocorre de 16 de novembro a 16 de dezembro na Universidade. Confira como você pode se engajar e participe: https://www.pucrs.br/pastoral/campanha-solidaria-de-natal-vamos-juntos-reconstruir-a-esperanca/

Quer saber como fazer parte do Voluntariado da PUCRS? Entre em contato conosco pelo e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (51) 98335-0187.